terça-feira, 12 de julho de 2011

Em greve, professores do RJ OCUPAM prédio da Secretaria de Educação e são agredidos pela polícia de Sérgio Cabral

Mais cedo, eles fizeram um protesto nas escaderias da Alerj.
Categoria reivindica melhores condições de trabalho.


Os profissionais foram impedidos de subir ao andar onde fica a secretaria pelos policiais, que utilizaram gás de pimenta para dispersar os manifestantes
 

Há manifestantes dentro e fora do prédio. O carro de som do sindicato está no local e, segundo eles, a situação é tensa


A principal reivindicação dos profissionais em greve é o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos

Professores invadem prédio da Secretaria de Educação (Foto: Thamine Leta/G1) 
Professores OCUPAM prédio da Secretaria de Educação no Rio (Foto: Thamine Leta/G1)

Professores ocuparam o prédio da Secretaria estadual de Educação, no Centro do Rio, por volta das 12h30 desta terça-feira (12). Na tentativa de conter os manifestantes, policias do Batalhão de Choque entraram no prédio e jogaram spray com pimenta no grupo. Algumas pessoas ficaram com alergia nos olhos, outras foram derrubadas ao chão (foto).

Segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) e líder do movimento, Danilo Serafim, o secretário vai receber três membros da comissão dos professores. Enquanto isso, os manifestantes permanecerão no prédio. A categoria pede fim das indicações políticas e gratificações duvidosas, curriculo mínimo discutido entre professores, reajuste emergencial de 26%, incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015), e descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos.

"Há quanto tempo que a gente espera por um reajuste? Estamos pedindo pelos funcionários e,  acima de tudo, por um ensino de qualidade", diz Daisi Madalena Coutinho, uma das manifestantes que OCUPOU a Secretaria.



O deputado federal Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), chegou por volta das 13h ao local para ajudar na negociação.

Mais cedo, os professores fizeram um protesto nas escadarias da Alerj. Por causa do protesto, o trânsito ficou lento no local. Parte da categoria está em greve há 35 dias.

No dia 7 de julho, a Justiça do RJ decidiu que a Secretaria de Educação não poderá cortar o s salários do grevistas, pois a greve é legítima.

10 comentários:

Anônimo disse...

Os professores não invadiram a Secretaria Estadual de Educação, nós, professores, somos parte desse órgão e temos o direito de entrar e sair de lá.

bombeiro_físico disse...

de novo?????? polícia batendo em professor????

O que está faltando pro Sergio Cabral sair do governo???

Um menino mimado que nunca prestou um concurso público na vida e que é o representante máximo do POVO fluminense não pode se esconder atrás da ignorância da PM (que diga-se de passagem, ganha mal e trabalha mal por isso).

Anônimo disse...

Governo covarde que agride os salvadores da sociedade!!!

Vejam esse trecho do livro ARMAS SILENCIOSAS PARA GUERRAS TRANQUILAS:
“A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores.

ACORDA BRASIL!! VAMOS REAGIR!!!

Anônimo disse...

Bombeiro invade quartel,Professores invadem secretaria de educação.Será o caminho??? E se a moda pega??? Médico invade Hospital? PM invade Batalhão??? O Marcelo Freixo deve estar satisfeiro.

Anônimo disse...

cuidado anônimo! Daqui há pouco vamos invadir prefeituras!!!!!!!Acho melhor vc se esconder!

Anônimo disse...

dou a maoir força!

Cícero disse...

Invasão? Fui até lá para saber sobre meus processos administrativos que se arrastam por mais de 3 anos! E sou recebido com gás pimenta. E, cá para nós, uma pimentinha muito fraca. Aqui em casa tenho uma muito melhor!
Ao anônimo da citação digo o seguinte: essa passagem vale para o modelo capitalista do século XX. As coisas estão se transformando de uma maneira tão rápida que o próprio sistema demanda uma massa minimamente informada. Por isso o "apagão" de mão-de-obra que estamos vivendo nesse momento. Temos empregos mas não temos a mão-de-obra minimamente qualificada. Ou muda a forma de pensar ou o sistema vai quebrar!

Anônimo disse...

“ Caráter limitado da estrutura, inexistência de átomos, fraqueza da energia fundamental, incapacidade de uma formula matemática dar mais do aquilo que contem, vacuidade de intuição, estreiteza e mecanicidade absoluta do mundo interior do homem: tal é o cenário atual, e esse espírito estende-se a tudo, cria o clima no qual mergulha toda a inteligência.

Tempo inferior ? Não. Grande mas estreito. Um anão que foi esticado.

As portas cuidadosamente fechadas no século passado sobre as infinitas possibilidades do homem, da matéria, da energia, do espaço na expansão da tecnologia caem pelo chão, todos os dias! As ciências dão um salto formidável, é a própria natureza do conhecimento que vai ser novamente discutida. É a revolução na estrutura do entendimento que é reclamada.

Passado, presente e futuro são. A consciência é que se desloca, ao longo do fio estendido, entre o passado e o futuro. Por que meios será ela capaz de controlar as tensões desse fio ? Vamos sabê-lo quando a psicologia fizer parte da física.

O requerido é mais do que um progresso: uma transmutação. Neste novo estado do homem a sua própria consciência deve mudar de estado. Atualmente, em todos os domínios o conhecimento está em movimento. Exceto nos domínios onde se desenrola nossa vida "histórica", obstruída, dolorosa, onde a precariedade é a face dominante.

Um fosso imenso separa o homem da aventura da humanidade. As nossas sociedades, da nossa civilização. Vivemos à base de idéias, de morais, de sociologias, de filosofias e de uma psicologia que não pertencem mais à nossa realidade.

A nossa literatura, os nossos debates filosóficos, os nossos conflitos ideológicos, as nossas atitudes perante a realidade dormem atrás de portas que já não existem. Só falta dizer, a todos, que as entradas estão abertas.

Conhecimento e educação necessitam de espíritos capazes de acompanhar a maré que, involuntariamente, nos move. “

Anônimo disse...

Pauwels e Bergier no Dispertar dos Mágicos.

Anônimo disse...

Os fundadores da revista Planeta.