quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Artigo publicado no Jornal Local de 8/9/11


Rock do Diabo
 
Me dê um porco vivo
Pra eu encher a minha pança
Dez quilos de alcatra
Com muqueca e esperança
O Diabo
O Diabo usa capote
O Diabo
Foi ele mesmo que me deu o toque...
 

Do jeito que as matas de Valença têm queimado, parece que a nossa cidade tá virando a sucursal do inferno. Corre o risco de qualquer dia, ao passar pela porta da Prefeitura, o valenciano dar de cara com o coisa-ruim em pessoa! (Tô falando do diabo).
 
Em que pese todo meu talento humorístico, mais uma vez vou falar criticamente sobre o que observo na minha aldeia (fazendo jus ao nome dessas prolixas e irregulares linhas). Nunca na história dessa cidade eu senti as coisas tão sem freio ladeira abaixo como agora, e isso depois de anos parados na esquina do abandono. Se Valença fosse um time do futebol se chamaria Flamengo e a cara da nossa sociedade perante os acontecimentos seria mais ou menos igual a do Ronaldinho Gaúcho.
 
Ninguém sabe mais quem manda nessa zorra, quer dizer, município; e enquanto o povão espera inocentemente que o “capitão nascimento” venha dar o “pede pra sair” à camarilha que se apoderou do Estado, as forças conservadoras vão se alinhando para as eleições do ano que vem. Mal sabe a escumalha que capitão é uma patente média, e se quisermos mesmo uma Revolução, devemos ir no gogó dos coronéis a quem estes capitães-do-mato batem continência.
 
Falando em patente, outro dia o “ex-general” Nelson Jobim perdeu o emprego de ministro da Defesa porque veio com uma frase sensacional na imprensa:  os idiotas perderam a modéstia”. E, como eu sempre joguei no time dos idiotas imodestos, me senti contemplado com este maravilhoso bordão. Já disse aqui neste mesmo espaço que não adiantar só culpar as autoridades se não fizermos o dever de casa da cidadania. E qual seria? Resgatar a discussão ideológica e de princípios sobre a cidade que queremos. Se é a cidade do meio ambiente, do ecoturismo, dos serviços de excelência em saúde, da educação de qualidade, da gestão democrática e transparente, do turismo histórico, da estância climática, da agricultura familiar, das indústrias de abastecimento regional... ou se é a cidade que temos: lixo, sujeira, buraco, queimada, boca de fumo, feitores na administração, compra de votos, calamidade na saúde, latifúndio, fábrica que não fabrica... E você nesta estória toda? De que lado você samba?

11 comentários:

Flor de Lis. disse...

Excelente texto, rapaz!

Anônimo disse...

grande samir, precisando escrever mais, seus artigos são sempre estimulantes, criativos. escreva sempre!

Anônimo disse...

Samyr, em excesso, como é o seu caso, faz mal, muito mal, por sinal!

Anônimo disse...

Faça uma pesquisa no blog pra sabermos com quantos teoricamente contamos em um movimento de rua.
Vamos partir para dentro !
Usar faixas de luto. Vaiar as sessões da camara. N abatecer em posto de G de ladrão. N pagar impostos.Espalhar lixo. Fazer requerimentos na PMV cobrando qualquer coisa.Congestionar a telefonia da PMV.
Vamos desbordar o sistema e exercer a desobediencia civil em contraponto ao o poder que nada faz do que deveria! Tá demais.

Anônimo disse...

A obtenção dos direitos sociais na história do país tem sido decorrente das reivindicações da população brasileira e não como benesse ou um favor dos governantes. Essa é a realidade da nossa sociedade. Em Valença, não fosse a armação do Movimento Por Amor À Valença, a gente teria se aproximado em muito dessa certeza.

Anônimo disse...

Não concordo com a última parte - Valença tem sim, espaços na rua para seus protestos. E coloca ai o Movimento Por Amor a Valença, a maior fraude registrada nos movimentos populares de Valença.

Anônimo disse...

Samyr, tenho certeza que vc vai gostar. De uma olhada nesse link aqui: http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi/http://www.blogdopaulinho.net/?p=32825


Veja como a manifestação contra a corrupção tratou o Caco Barcelos do profissão Reporter quando ele tentava fazer uma matéria para seu programa. Espero que estas manifestações não parem somente por aí, que tenha engajamento maior da população, para conscientizar o povo a observar nossos políticos.

Abraço

Anônimo disse...

só a titulo de curiosidade, pq o samir nao se identifica + como samir, e sim como tyler?
só pela semelhança? rs
brincadeira
abs

Anônimo disse...

Tem medo de tomar processo....Pelo menos é o que me falaram.....Com a palavra, Samyr Resende! Ah, dizem também que é pq quando ele se identifica, ele sofre sarcasmo e brincadeiras, pois ninguém o leva a sério, entendeu?

Tyler Durden disse...

Criatura de pouca luz,

Nem eu me levo a sério! Vc é idiota ou o quê? Posso tomar processo até por escrever com nome da sua vovózinha. Aliás, já tomamos alguns, pesquise aqui no blog e veja como nos orgulhamos deles.

É só rastrear o IP da máquina, ignorante!

E mais um detalhe, meu nome e Samir e não Samyr. Se gostas tanto da minha atenção, por favor escreva certo da próxima vez.

Anônimo disse...

Em terra de cego quem tem um olho tá fudido !