sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Demitido por fraude volta a ser contratado no TCE-RJ

Retirado do sítio do jornal O Dia em 23/12/2011

Funcionário afastado após descoberta de falsa matrícula foi renomeado em junho

POR MAHOMED SAIGG

Rio - Demitidos após a descoberta de fraudes no processo de contratação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), funcionários ligados a conselheiros estão, aos poucos, retornando aos quadros da Corte. Nem mesmo a Ação Penal 691 instaurada no Superior Tribunal de Justiça para analisar denúncias de irregularidades na admissão desses funcionários, muitos dos quais sequer compareciam ao trabalho, impediu a manobra.


Graciosa (E) teve Guedes no gabinete até fraude ser descoberta, em 2009. Lopes (D) recontratou este ano Fotos: Agência O Dia


Um dos casos detectados por O DIA é o do funcionário Márcio Guedes, descrito na denúncia do Ministério Público Federal ao STJ como “amigo pessoal do conselheiro José Gomes Graciosa”. Requisitado pela primeira vez em 22 de abril de 1997 junto à Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, ele esteve lotado durante 12 anos no gabinete de Graciosa.

Em 2009, porém, Guedes foi demitido depois que ofício assinado pelo então procurador de Pádua, Rafael Lyons, negou a existência do nome do funcionário no quadro de servidores do município.

Apesar de descoberta a fraude no processo de contratação de Márcio Guedes, em junho deste ano ele voltou a ocupar cargo no TCE-RJ. Desta vez, na Secretaria Geral de Administração do Tribunal de Contas. A nomeação publicada em Diário Oficial foi assinada pelo atual presidente da Corte, conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior.

O documento que revelou a falsa matrícula de Guedes em Santo Antônio de Pádua foi enviado pela Procuradoria daquele município em resposta à solicitação feita por auditores do próprio TCE-RJ, que investigava a existência de funcionários fantasmas no órgão.

Curiosamente, em 14 de abril de 2009, dois dias antes de o município de Pádua responder o questionamento do Tribunal, Guedes fez chegar à Secretaria de Administração da Corte carta em que ‘abria mão’ do contrato com o município. “Informo não ter interesse em manter vínculo com este município, me colocando à disposição do mesmo para desligar-me de qualquer vínculo”, dizia o texto reproduzido na denúncia encaminhada pelo MPF ao STJ.


Presidente do Tribunal diz que vai apurar nomeação

Os conselheiros Jonas Lopes de Carvalho Júnior e José Gomes Graciosa foram procurados por O DIA mas não quiseram comentar as denúncias. Através de sua assessoria, Lopes informou que vai analisar os motivos que levaram à nova nomeação de Márcio Guedes no TCE-RJ.

Já o funcionário e o ex-prefeito de Santo Antônio de Pádua, Frederico de Alvim Padilha, que em 9 de maio de 1997 assinou ofício o cedendo-o como se fosse servidor ao Tribunal de Contas, não foram localizados pelo jornal.


Entrevista: Cidinha Campos

Em 2009, as fraudes no Tribunal de Contas foram alvo de uma CPI instaurada na Alerj. Dois anos depois, a deputada Cidinha Campos, que presidiu os trabalhos, cobra punição para os acusados.

Como avalia os resultados da CPI?
Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos durante a CPI, considero que nosso trabalho foi fundamental para que o caso pudesse chegar ao Superior Tribunal de Justiça.

Por que defende o afastamento imediato dos acusados?
Se são capazes de fazer o que a CPI provou que eles fazem, que moral têm para avaliar a conduta de alguém? Tem muito prefeito ficha-suja mais limpo que esses conselheiros.

Acredita em punição para os acusados?
Existem muitas provas contra eles. Seria uma vergonha para a Justiça brasileira absolvê-los.

25 comentários:

Anônimo disse...

Pode ser vergonha mas é o que vai acontecer. Bastidores do TCE-RJ garatem.

Anônimo disse...

Márcio Guedes indo pro TCE como ficam as obras do theatro Rosinha de Valença.? A obra magistral saiu da cbeça deste grande arquiteto. Será que sobreviveremos sem a sua presença?

Anônimo disse...

ô de cima valença vai sobreviver e eu também. deste mal eu não morro. fico é com vergonha. se apruma o puxa saco!

Anônimo disse...

Esse Graciosa é lindo. E de causar invej. Felipe Frias tem tudo pra sucedê-lo.

Anônimo disse...

O que Zai__ fará sem seu braço direito?

Anônimo disse...

Sejamos sinceros tirndo os da pá-nela alguém vai sentir falta desse cara?? Vicente Guedes? É, pode ser.... mas ele tem tantos parecidos - ou melhores do que ele em sua trupe. Vai fazer falta - pau mandado sempre faz.... mas a vida continua produzindo FFF. Sempre tem quem os substitua.

Anônimo disse...

Gente, para mais informações, basta perguntar ao novo ídolo da politica de Valença, ou seja, ao ZAN! Fica a dica.

Anônimo disse...

Zan não é o novo ídolo da politic valencina. Zan é um vereador que busca levar sua missão com dignidade. Nõ dá para fazer de Felipe Fulgêncio Farias ídolo. Ou você acha que dá? O cara não tem a dignidade de atitudes que o cargo requer. Deixe o ZAN em PAZ! Ele tem a favor dele uma grande vocação política. Tà no sangue. O avô do FFF foi vereador em um tempo que se discutia as questões da Casa na casa do Prefeito. Hoje isso mudou. Mas o neto faz questão de manter a tradição. Só que a CASA hoje é o gabinete do PREFEITO, do Naldo, etc. Por falar nisso: você acha que o NALDO podi ser nosso ídolo político? VG? A turma da FAA? Se nn for o ZAN, quem você sugere que seja? TODOS, MENOS FFF. COMBINADO?

Anônimo disse...

Pedra cantada errada: sugiro VG no lugar do lindíssimo zAN. Esse sim, saberá explicar. rs

Anônimo disse...

Piada pronta, como diria um colunista de humor.....Gente, não discuto a atuação do FFF, apenas a reprovo veementemente, lamentando por esse rapaz estar vereador, o problema é achar que o tal de Zan é ídolo, o único a se salvar!!!!! Taí, tenho certeza que vcs vão se lamentar por estarem o defendendo, achando que ele seria/é o salvador da pátria valenciana. Na verdade é um bobo oportunista que virou casaca aproveitando da grande rejeição que os "velhos coronéis" da política tem em Valença. Aproveita o mesmo esse momento de extrema falência das instituições/poderes, seja do executivo ou do legislativo, seja dos desmandos e dos desacertos ou dos arranjos politiqueiros, daí pega categoria indefesa que se apega a falácias de um tal baderneiro (Danilo o Serafim o qual movido a interesse que vcs ainda vão descobrir) e com isso, ou seja, acobertados por tolos de uma categoria carente, desamparada e mal orientada, em tempo ainda de uma saúde que todos sabem como andam, ou melhor, não anda, que tem como secretário um espertalhão de "mão e olho grande", e vem nadando de braçada para se tornar o que vcs acham hoje, ÍDOLO... LAMENTO...LEMBREM DE QUEM O RAPAZ É PARENTE....LEIA NO TOPO DESTE BLOG....É APENAS ELE UMA MARIONETE DO JOSÉ OUTRO ESPERTO GRACIOSA..... PARA TERMINAR EU DIGO, VCS SÃO UNS OTÁRIOS MESMOS...AINDA BEM QUE JÁ ZARPEI DESSA FALIDA CIDADE.

ps. NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO E NEM FAÇO POLÍTICA, TAMPOUCO SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO, SEJA CONCURSADO, SEJA NOMEADO.

celacanto disse...

Bom mesmo seria se estivessemos aqui falando do fechamento da Santa Casa,mais um motivo para baixar ainda mais a autoestima do valenciano.Uma triteza ver o Hospital todo apagado na noite de Natal.Levei Um choque de realidade.Foi horroroso.
Qto ao Graciosa,as explicações ele deve á justiça assim como todos os outros q sabemos o q fazem mas q têm imunidade e nada acontece.
Isso é curioso.Deveras curioso.

Anônimo disse...

Imagina a Casa Mulamba todinha na mão do VG. Zan, e ai não se discute intenções - cedo ou tarde elas aparecem - acaba sendo um "ícone" de resistência necessário. Mantém a discussão. Quanto ao sindicalista - e isso mesmo, sem tirar nem por. Quanto a ter zarpado de Valença fico feliz por você e triste por nós. Sua lucidez nesse momento seria bem vinda no campo das lutas populares.

Anônimo disse...

Olha, leio com attção todas as ponderações e vejo que o destino de Valença preocupa os valencianos de modo geral, e aos amigos de Valença, de jeito particular. Mas me preocupa quando emite emite sua opinião e coloca o largo expressões do tipo "NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO E NEM FAÇO POLÍTICA, TAMPOUCO SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO, SEJA CONCURSADO, SEJA NOMEADO". O que isso quer dizer extamente?

Anônimo disse...

Acima de CELACANTO misturou-se alhos com bugalhos. O Zn é gracioso e Graciosa. Mas e daí? Está assumindo o papel que cabe a um vereador e, muito mais do que podia se esperar. Amadurece o garoto. Tem a política na veia e procura exercê-la com dignidade. Diferente sim, do Felipe Fulgêncio Farias de prática escussas e inomináveis. Usa a caneta para o mal. Analfabeto político, nem ele, e muito menos seus assessores, conseguiram sair da cretinice e corrupção que impera na Casa Mulamba. O ZAN, como seu primo Ricardo, ex-secretário de saúde, são Graciosas sim. E daí? Os dedos da ]s mãos não sao iguais. E ele não peca por ter ambição política maior porque ele é um político na acepção da palavra. É, e fim de papo. Não usa o fato de ser bacharel em advogacia para dar pareceres falsos ou distorcidos nas comissões que faz parte. Sabe usar a língua portuguesa com o rigor técnico que ela merece no exercício de uma verença. Quanto ao sindicalista - nada confiável, pelo visto - não seria interessante você expor abertamente os motivos dele, ao invés de sugerir que ele os tem. VAMOS CRIAR UM BLOG: ODEIO FELIPE FULGÊNCIO FARIAS - O MAU?

Anônimo disse...

CLARA TAMBEM É DO MAL.

Anônimo disse...

http://odia.com.br/portal/rio/html/2011/12/demitido_por_fraude_volta_a_ser_contratado_no_tce_rj_213987.html

Anônimo disse...

AE GALERA!
QUE IMPLICANCIA COM O ZAN...
VAMOS ENUMERAR OS DEFEITOS DO MENINO ENTAO:

1) É BEM NASCIDO, FILHO DE MÉDICO, TEM NOME TRADICIONAL
Ah é ele devia ser nascido na Passagem e ter sobrenome Silva, Souza ou Santos.
2) ELE NÃO LEVA MESADA DO PREFEITO, É O ÚNICO A FAZER OPOSIÇÃO NA CÂMARA,
Deveria o jovem rebento, aceitar os trocados vindos do prefeito, assim como o fazem outros 7 colegas seus.
3) ELE É SOBRINHO DE GRACIOSA, NEM CARREGA ESSE SOBRENOME, MAS TEM SIDO SEMPRE LIGADO A ESTE, ATÉ POR UM NOBRE POLÍTICO HOJE CARIOCA,QUE SE REFERE A ELE COMO ZAN GRACIOSA.
O rapazinho tinha que falar com a mae, para desfilia-lo da familia e leva - lo para adoção!
4)ELE É INVEJADO POR FFF. MOTIVOS?
FFF foi eleito pelo PT, mas neste so arrumou confusao. Já o Zan, foi convidado para se filiar no Partido dos Trabalhadores.
FFF é metido a sério, um menino pra casar,mas, deixou-se seduzir pelo poder do dinheiro. Enquanto isso nosso gracioso vereador ZAN, anda de fusca e vai no forró de Santa Izabel.
É, o ZAN, deveria colocar aquelas roupinhas de coroinha de igreja e sair dando tchauzinhos simpaticos, parecendo um Bonecao do Posto.

POIS É PESSOA, NEM CRISTO AGRADOU A TODOS, SERIA O JOVEM ZAN, O ENCARREGADO DESTA ÁRDUA MISSAO?

Vamos aproveitar as promessas q fazemos no final do ano, e julgarmos menos, fazermos mais.


Ao Vq, parabens pelo sucesso e por apresentar ao povo valenciano, a verdadeira democracia.


QUE VENHA UM 2012 CHEIO DE SAUDE E PAZ A TODOS!

Anônimo disse...

ué vq, moderando comentarios?
kd a democracia gente?

Anônimo disse...

Poxa gente, outra noticia do tce?!
percebo que o blog se posiciona a serviço do piciane.
que tal discutir nossa educação, falida e desvalorizada?!

Anônimo disse...

É ISSO AI, ANONIMO DE CIMA... O BLOG PUBLICA O Q CONVEM... ASSIM COMO O JORNAL JORNAL LOCAL...POREM ESTE, RECEBE UMA MESADINHA BASICA... RS

Anônimo disse...

Cara Clara não é do mal. Ela é o Mal.

Anônimo disse...

isso ai, parabens ao VQ...
transparencia
democracia
cidadania

Anônimo disse...

GENTE, DEIXA O TYLER, O SAMIR, O ZAN, O FFF, O GRACIOSA, O NARDONI, ENQUANTOA GENTE SE PREOCUPA C ELES...VALENÇA AGONIZA
ACORDA

Anônimo disse...

ja esta mais que comprovado que esse ladrao chamado jose gomes graciosa e chefe de uma quadrilha do tce do estado e uma verconha para o povo do rio ele tem que morrer na cadeia a onde e o lugar de ladrao ,ladrao e ladrao

Anônimo disse...

MAS QUE O ZAN É BONITO, ISSO ELE É! UM PÃO! NEM SABIA QUE ERA SOBRINHO DO ZÉ, AÍ QUE SAUDADES.... TEM SANGUE DE GARANHÃO!!! MEU DEUS, SE SEGUREM, MULHERES FARÃO FILA ATRÁS DELE NA ELEIÇÃO...