quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Só quem luta, vence. Rede municipal de ensino.

Os educadores(as) de rede municipal reunidos em assembléia hoje no Clube dos Democráticos depois de um longo e equilibrado debate, votaram por ampla maioria pela aceitação da proposta do governo que é de 19,73%/22,38% para os professores e de 10,00%/12,52% para os não docentes.


O movimento dos profissinais da rede municipal como é de conhecimento de todos, começou em 26/11/11, com a aclosão de uma greve que se iniciou em 30/11 e teve a sua suspensão em 12/12/11. 



Durante todo este período a cidade vivenciou uma verdadeira "revolução" com centenas e em alguns momentos com milhares de professores e educadores em assembléias ao ar livre no Adro da Catedral, ou em passeatas pelas ruas da cidade, ou ocupando a Câmara de Vereadores ou, cercando a PMV, efrentando sem temor todos os aparatos do governo e dos "poderosos" da cidade. 



Algumas destas(es) educadoras(es), inclusive não tiveram férias em janeiro, pois, se reuniram todas as terças feiras no sepe,elaborando as ações, pois havia a iminência de uma nova greve e o não inicio do ano letivo. Que graças a nossa força não foi necessária.



Acima de tudo, a categoria deu uma demonstração de maturidade politica, de compreensão que a correlação de forças é o que determina o resultado da luta. Que poderá levar a vitória ou a derrota. 



Neste sentido, podemos dizer que os profissionais da rede municipal sairam vitoriosos. Até agora nenhuma prefeitura concedeu um reajuste deste porte e esta é a primeira vitória do ano das redes municipais filiádas ao SEPE, que iniciaram suas campanhas salariais. E esperamos e torcemos que nossos colegas de outros municipios consigam se espelhar em nossa experiência e lograr êxito! 



Com o aumento, o piso salarial dos docentes da rede municipal de Valença, suprerará o da rede estadual, das redes municiapais de Volta Redonda, Barra do Pirai, Rio das Flores,Vassouras e Barra Mansa, Três Rios, etc.. Ou seja, a luta da rede não só elevou os salários, como passa a ser referência em toda esta região. Isso é muito importante, pois somente a luta traz a vitória!



Por ultimo é importante frisar que os profissionais da educação não podem e não devem fazer somente a luta corporativa por melhores salários. A defesa da educação e da escola de qualidade tem que estar na ordem do dia. Pois senão nada terá sentido. Temos quer ser os mais comprometidos e responsáveis na defesa da escola pública de qualidade. Temos que dar bons exemplos para os estudantes e seus familiares. Temos que lutar e sonhar, com uma sociedade onde todos tenham vez e voz! 



É por isso que eu luto! Acredito na UTOPIA! Tenho a esperança de que poderemos alcançar uma sociedade muito mais justa e igualitária! Pra mim apesar de minha longa caminhada é sempre um novo aprendizado. Tenho muito orgulho de poder viver e lutar com essa vanguarda combativa e tenaz da rede municipal de Valença. Força a todos(as)!



Agora com esta página praticamente virada vamos juntos com os policiais, os bombeiros, e com a maltratada rede estadual. A luta continua!



Por Danilo Serafim

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba. Meio século e o discurso é mesmo. Eles venceram meu irmão.

Ana Rachel Coêlho. disse...

Meio século!!! Parou para pensar a quanto tempo estamos aqui? Falo no planeta. Levamos milhares de anos para descobrir o fogo!!!
A vida é diatética, meu caro(a)!!
Portanto só quem luta é capaz de vencer SIM; só aquele que luta é capaz de sentir as correntes que o aprisionam. Veja como andam as suas!!
Lutar sempre!!!

Anônimo disse...

Eles venceram, minha cara/meu caro. Estão se ferrando pro cês. FFF tá com eles não abre rsrs Traira e covarde esse capacho!!!