segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Eu te amo Renato" será filmado em Valença

Fazer uma homenagem diferente e ao mesmo tempo criativa a um cantor que é considerado por muitos um ídolo que mudou e incentivou uma geração de jovens.

É assim que o diretor Fabiano Cafure teve a ideia de criar o longa metragem de ficção "Eu Te Amo Renato", que será filmando em Valença, a partir de setembro. O filme presta uma homenagem ao cantor e compositor Renato Russo.

Memória: Filme presta uma homenagem ao cantor e compositor Renato Russo


Segundo Thiago Fraga, diretor de Planejamentos e Projetos do Instituto Kreatori, este projeto tem como objetivo a captação de recursos para filmagem, produção, finalização e distribuição do longa, onde a plataforma digital é o principal meio de veiculação do filme, adotando a licença do "Criative Commons" para definir os usos permitidos à coletividade da produção.

- A plataforma digital será o principal meio de vinculação do longa, que adota a licença "Creative Commons" para definir os usos permitidos à coletividade da produção - fala, explicando que "Criative Commons" é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.

- Partindo da ideia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional, a licença "Creative Commons" foi recriada e transformada em "alguns direitos reservados". Ideal para obras autorais que utilizam a web como meio de vinculação - argumenta.

Além de usar essa licença, os produtores do filme optaram pelo modelo de financiamento coletivo conhecido como "crowndfunding". Nele, pessoas e empresas podem investir diretamente no projeto.

- Em contrapartida, há diversas recompensas que vão desde agradecimentos nas redes sociais, kit promocional, figuração em uma cena do filme, até a cota de patrocinador master nos créditos iniciais e finais do filme. Para participar, a pessoa precisa acessar o site do financiamento coletivo até o dia 3 de agosto - explica.

Thiago acrescenta que o filme foi exclusivamente pensado para a veiculação na web e tem previsão de ser lançado em dezembro deste ano.

- Através do meio digital é possível atingir um número de receptadores que amplia o universo de público atingido por outros meios de comunicação. A nossa previsão é que o filme seja lançado em dezembro deste ano - adianta.

O diretor Fabiano Cafure nasceu em Valença, e o filme "Eu Te Amo Renato" é sua segunda produção na cidade.

- O Fabiano nasceu em Valença e o longa é o segundo que ele filma na cidade. O primeiro foi um documentário sobre a folia de reis, filmado no ano passado - salienta.


Sinopse

O filme se passa em 1996 e narra à história de três jovens. No cenário musical, uma grande perda para a geração Coca-Cola, morre o músico Renato Russo.

Neste contexto, o longa metragem é uma homenagem ao artista, responsável por inspirar os jovens da época a viverem de acordo com os seus próprios ideais. A trilha sonora do filme é quase toda composta de músicas da banda Legião Urbana, assim como de outros artistas da época, como Raul Seixas e Cazuza.

Com concepção do diretor Fabiano Cafure, e roteiro original elaborado por Fabiano Cafure e pela atriz Diana Hime, o longa trata da relação de três jovens entre 17 e 25 anos, residentes na cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro. Beto e André são valencianos e amigos desde a infância, e Adriana é uma carioca que vai a Valença com a intenção de cursar Medicina. As circunstâncias levam os três personagens a um destino inesperado.

O filme narra a história desses três jovens de forma lírica e poética, e desta forma, é destinado ao público jovem, a partir dos 14 anos, sendo apreciado por todos os adultos que viveram sua juventude na mesma época do filme.


Serviço

Para participar do financiamento coletivo do filme ‘Eu Te Amo Renato' sendo um dos investidores, é preciso acessar o site [catarse.me/pt/projects/729-producao-e-edicao-do-longa-metragem-eu-te-amo-renato].

O longa será filmado em setembro, na cidade de Valença. O lançamento está previsto para dezembro deste ano. Mais informações pelo telefone (21) 3734-4326.


Retirado do site do jornal Diário do Vale

Nenhum comentário: