quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Crack: estado criará serviço telefônico

Do jornal O Globo

Um telefone à disposição de familiares de dependentes de crack vai tirar dúvidas e orientá-los sobre quais os procedimentos a serem tomados quando se depararem com o problema da droga. Ao fazer o anúncio, o secretário estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, disse que o serviço começará a funcionar logo no início do ano.

À frente da secretaria há uma semana, Zaqueu acrescentou que quer concluir a implantação de mais três centros de Recuperação Especializada— em Nova Iguaçu, Cachoeiras de Macacu e Valença. Segundo ele, os dependentes receberão tratamento nesses centros somente quando encaminhados pela prefeitura ou pela família:

— A secretaria não tira das ruas. Esse trabalho de convencimento e acolhimento é da prefeitura, que, depois de acolher, encaminha os que quiserem para tratamento.

Zaqueu voltou a falar na terça0feira sobre a internação compulsória. Ele disse ser contra os extremos, mas defende alternativas de internação, como o pedido de interdição do dependente pela família, através do Ministério Público.

— Nesse caso de interdição, o juiz nomeará um curador, que ficará responsável pelo tratamento e acompanhamento do dependente — disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem que internar, de um jeito ou de outro. Quem vê pela televisão não tem noção do que é. Já vi de perto, do meu lado, semana passada inclusive, quando ia de carro sentido Zona Norte / Ilha do Governador. São zumbis em plena tarde de um sol escaldante, andando sem rumo com roupas e cobertores maltrapilhos. É muito bonito ser contra a internação compulsória, falando de dentro de um estúdio de TV. Vai lá e olha primeiro...depois emite a opinião.