sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VQ // 49 // Educação


Profissionais da educação e a força da mobilização

Os meses de janeiro e fevereiro não foram fáceis para os profissionais da educação em Valença. Com o salário de dezembro atrasado e as contas para pagar, os educadores foram às ruas lutar por seus direitos. E deram um ótimo exemplo da força popular.

A luta continua, já informa o Sindicato dos Profissionais da Educação, o Sepe, mesmo após a vitoriosa campanha para o recebimento integral do salário de dezembro, que estava em atraso para os profissionais da educação municipal. O pagamento foi realizado no último dia 15 de fevereiro, de forma integral, após os educadores entrarem em greve no dia 31 de janeiro e o Sindicato entrar na justiça exigindo o pagamento integral. No entanto, falta ainda o pagamento dos profissionais contratados, que continuam com o salário atrasado.

Após o pagamento, em assembleia no dia 16 de fevereiro, os profissionais da educação decidiram o retorno imediato às atividades na segunda-feira dia 18. Mesmo com a volta dos profissionais à ativa, a prefeitura adiou o início do ano letivo do dia 18 para o dia 25 de fevereiro. A prefeitura, em sua defesa, explica que quando a nova gestão assumiu, os salários já estavam atrasados, e que está fazendo todo o esforço necessário para colocar os pagamentos em dia.

A primeira proposta do governo era dividir o pagamento em quatro parcelas durante os meses de março a junho. Houve quem apoiasse a decisão, dizendo que, na atual situação financeira da prefeitura, seria uma ação válida. Não foi o que os educadores acharam – afinal, eram eles que estavam sofrendo com contas atrasadas, sendo que muitos estão com o nome sujo no Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) e no SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito).

Além da luta pelo pagamento dos contratados, o Sepe continua a discutir a situação do Previ Valença e também reivindica que os profissionais que passaram no último concurso sejam enfim
chamados pela prefeitura.

Fotos: Sepe




5 comentários:

Anônimo disse...

Um dos grandes males da educação Valenciana é esse Baderneiro da foto acima.

Anônimo disse...

Ainda bem que a categoria conta com o Danilo e o Zan pra lutar. Parabens aos dois pela coragem.

Anônimo disse...

Zan Graciosa luta para ser Deputado e seguir os passos do Tio.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

DANILO E ZAN?
POBRE DA CATEGORIA.

Anônimo disse...

Esse tal de Zan é farinha do mesmo saco dos Graça, Graciosa, Correa que a 40 anos vem F@#$%ENDO Valença.