sexta-feira, 26 de outubro de 2007

DEU NO GLOBO (23/10/07)




Paulo Roberto Figueira Leal (o nosso Pabeto), citado na coluna do Merval Pereira, edição do jornal O Globo de terça-feira, dia 23/10/07.

"Uma pesquisa feita em 2002 com mais de 80% dos deputados federais por Paulo Roberto Figueira Leal, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ e professor da UFJF, mostra que a transferência de quadros dos movimentos sociais e sindicais para os espaços políticos institucionais ocupados pelo partido já estava delineada e em processo de crescimento antes mesmo de Lula chegar ao poder.

Segundo ele "a conquista do Planalto potencializou o processo, mas evidências anteriores já indicavam que havia um incessante crescimento do aproveitamento, pelos mandatos legislativos ou governos municipais e estaduais ocupados pelo PT, de lideranças oriundas destes movimentos".

"A informação mais elucidativa da grande importância estratégica das bases e de sua valorização na atuação cotidiana dos parlamentares petistas vem da política de contratação dos gabinetes: 61,7% afirmaram ter funcionmários contratados por indicação dos movimentos sociais ou outras organizações - em alguns casos, todos os funcionários foram escolhidos por este critério" - diz Paulo Roberto figueira.

Pergunta da pesquisa: "Em seu gabinete, a política de contratação obedeceu prioritariamente a que critério?" Respostas: indicação de bases eleitorais (movimentos sociais ou outras organizações): 36%; Indicação do partido: 17%; Indicação de tendência interna: 4,2%; Deliberação do coletivo do mandato: 2,1%; Expertise: 2,1%. Alguns deputados marcaram mais de uma opção".


LINK (só para assinantes): http://www.oglobodigital.com.br/flip/?idEdicao=7fabb7274174124d418ff8bdc15b03a1&idCaderno=&page2go=1&idMateria=4&origem=

Nenhum comentário: