sábado, 27 de outubro de 2007

A hierarquia da vida no Rio

Em tempos de "Tropa de Elite", vemos a política de segurança do Estado do Rio de Janeiro se afirmar como fascista, contra a pobreza e todos aqueles que "ameacem" a paz da zona sul.

A maneira como Estado exerce suas políticas de segurança pública corroboram a triste situação de uma "cidade partida". E isso não acontece só no Rio não! Varginha, Manoel Congo e manifestação na estrada em Barra do Piraí mostraram isso em nossa região.

Segue abaixo um texto retirado do saite do Observatório de Favelas (www.observatoriodefavelas.org.br) sobre o pronunciamento do nosso secretário de segurança pública.

Saudações alvinegras e contra a política de confrontos e criminalização da pobreza e espaços populares, Estrela Solitária.


A hierarquia da vida no Rio

A declaração do secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame, sobre a preocupação da polícia com a migração de traficantes para as favelas da Zona Sul, revela uma hierarquização do valor da vida, segundo Raquel Willadino, coordenadora do Núcleo de Violência e Direitos Humanos do Observatório de Favelas.

“Esta frase indica o atual processo de hierarquização do valor da cidadania e da vida em função da origem social, raça, classe econômica e local de moradia”, afirmou Raquel ao comentar a entrevista do secretário.


Na entrevista, que foi ao ar pela manhã na rádio CBN e na segunda edição do jornal RJTV, nesta terça (23), José Mariano afirma que a migração para a Zona Sul é uma das estratégias dos traficantes para escapar das recentes operações da polícia nas favelas situadas na periferia da cidade. Esta situação preocupa a secretaria de segurança, uma vez que, segundo Beltrame, é mais difícil que as ações da polícia se realizem em favelas da Zona Sul.

“Buscá-los [os traficantes] na Zona Sul, no Dona Marta, no Pavão-Pavãozinho, eu [polícia] estou muito próximo da população. É difícil a polícia ali entrar. Porque um tiro em Copacabana é uma coisa, um tiro na Coréia, no Alemão, é outra. E aí?”, afirmou o secretário.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Margarida Presburger, também criticou a posição do governo, em nota divulgada hoje (23) para a imprensa: “O secretário assumiu publicamente que, para o governo, o morador de classe média da Zona Sul recebe tratamento diferente e tem direitos de cidadania que o trabalhador que mora na favela não tem, quando é obrigado a ficar no fogo cruzado dos policias com os traficantes, tem sua casa invadida por uns e por outros e não tem onde se abrigar”.

Nenhum comentário: