segunda-feira, 26 de novembro de 2007

TVE em Valença

Botafoguenses (aprendemos a sofrer, mas a honra e prazer de torcer por esse time supera tudo) e torcedores de timecos que chorarão por fazer feio na Libertadores em 2008.


O assunto da TVE (TV Educativa - rede pública de televisão) é um assunto recorrente nos debates da Rede Jovem. Porém, nunca corremos atrás pra valer sobre os motivos que fazem com que este excelente canal fique fora do espectro televisivo valenciano.

Gostaria muito de saber os verdadeiros motivos da TVE não mais passar em nosso município. E mais, proponho aqui fazermos uma investigação coletiva, incluindo aí todos aqueles que acessam este blogue, para produzirmos uma boa matéria para a publicação Valença em Questão e, ainda, um movimento pró-TVE em Valença.

Vou começar: pelo que ouvi, a TVE não pega mais porque o espectro está ocupado por outros canais, como Rede Vida e Canção Nova (ambos ligados à Igreja Católica Apostólica Romana). Não tenho informação concreta e, por isto, não afirmo nada. Apenas dou uma agulhada.

E vamos que vamos, porque ninguém será capaz de segurar a campanha pela TVE em Valença em 2008, assim como também será impossível conter o carrossel alvinegro e seus títulos ano que vem.

13 comentários:

Vitor Castro disse...

Acho improvável que outros canais ocupem o espectro da TVE. Não sei ao certo como funciona, mas na última entrevista do VQ, com Gustavo Gindre, ele fala sobre isso (mais diretamente sobre como isso funcionaria na TV Digital). Mas pelo que entendi, os espectros não têm como serem ocupados po routros canais, a não ser que isso ocorra em todos os lugares, extinguindo um canal (no caso a TVE), coisa que não aconteceu.

Outro detalhe é que a TVE é sim melhor do que muitos outros canais em diversos aspectos, faz muita falta a nossa cidade, mas chamar de excelente considero exagero, tem muito a melhorar (talvez excelente se comparado com outros, mas sem base de comparação...).

E vamos descobrir o porquê da TVE não pegar em Valença...

Abraços,
Vitor

Anônimo disse...

(...) "Apenas dou uma agulhada"

Falou ai, o Ronaldo Ésper!

Bebeto disse...

Hahaha, Robaldo Ésperman é foda!

Com relação ao que o Capilo falou, realmente exagerei no adjetivo. A intenção era justamente dizer que a programação da TVE, comparada aos demais canais, é de melhor qualidade sob o espectro do incentivo ao conhecimento, despertar do senso crítico e vislumbramento da cultura como alicerce da educação.

Qual o órgão responsável que devemos entrar em contato para sabermos sobre o motivo pelo qual a TVE não pega em Valença? Ministério das Comunicações? A própria TVE? PMV?

. disse...

Salve simpatia!

Muito boa a postagem.

Realmente esse é um assunto que tem quer ser debatido seriamente para que possamos encontrar uma solução para esse problema. E discordando de vocês, eu acho que a TVE tem sim programas excelentes. Como por exemplo: Recorte Cultural, Roda Viva, Observatório de Imprensa, Comentário Geral, Esportvisão que apesar de ter um apresentador botafoguense (Marcio Guedes) também é um bom programa... rsrs.

O motivo para a TVE não funcionar em Valença eu também não sei, mas tenho quase que certeza que é falta de vontade da PMV.

Por isso acho que o primeiro órgão a procurarmos para saber os motivos da não exibição do canal em Valença tem que ser a PMV. Até porque se não for ela a responsável, ela possa nos indicar o órgão que possa resolver esse problema.

E quem sabe esse não possa ser o primeiro problema debatido aqui no blog com uma solução encontrada...

Vitor Castro disse...

Mandei um email pra TVE (via fale conosco do site deles). Vamos ver se eles respondem alguma coisa.
Acredito que o sinal não chegar não tenha a ver com eles, mas com confirmação disso é mais um argumento para agüir à quem de direito.
Abs.

. disse...

postei esse assunto no orkut e na comunidade do jornal deus ta vendo responderam isso:

Fizemos contato com a TVE
Reproduziremos o e-mail que recebemos como resposta as perguntas que fizemos:
1) Por que não temos o sinal da TVE em Valença?
2) O que é preciso para que tenhamos o sinal da TVE?
3) Se existe ônus para isso?

Prezado Sr. Wilson,


Em resposta à solicitação feita por telefone, informamos que a TVE Brasil tem por norma a assinatura de um Contrato de Afiliação com a entidade interessada em retransmitir a sua programação. Este Contrato não implica em ônus para qualquer uma das partes.
Para instruir a elaboração do Contrato serão necessários os seguintes documentos (todos com firma reconhecida):
- Cópia dos Estatutos ou do Contrato Social da entidade;
- Cópia do Ato de Permissão de Funcionamento da Retransmissora, publicado no D.O.U.;
- Cópia do RG e do CPF dos dirigentes principais da entidade;
- Cópia de Licença para a operação da Retransmissora, dada pela ANATEL.

A documentação deverá ser enviada para:

Beth Carmona
Diretora Presidente da ACERP
A/C Alexandre Fradkin
Rua da Relação, 18
Centro
Rio de Janeiro, RJ
20231-110


Cordialmente,

Alexandre Fradkin
Assessor de Coordenação de Rede
TVE Brasil
Tel: (21) 2117-6558

Anônimo disse...

A cada dia a PUC me decepciona mais. Bebeto como engenheiro deveria saber mas eu explico. A TVE Brasil tem sua permissão na faixa de frequencia de 54 a 60 MHz,VHF,correspondente ao canal 2. A Rede Vida, canal 11 ocupa a frequencia de 192 a 198 MHz,tb VHF, e a Canção Nova está na faixa de UHF, com frequencias acima de 470 MHz. Cada emissora de TV legalizada dispoe de 6MHz para transmitir seu sinal,e é mais facil o botafogo ser campeao do mundo do que uma TV legalizada ocupar o espectro de frequencia de outra,portanto a hipotese levantada pelo bebeto é impossivel. Ja vimos em valença algumas emissoras de radio ou tv ocuparem mais do que o espectro concedido pelo orgao regulamentador, e isso pelo que sei nao eh certo(bom essa foi minha alfinetada..). Para sintonizarmos uma emissora de TV como a TVE, excelente por sinal,é preciso que sintonizemos a tv na frequencia do seu canal 54 a 60 MHZ,e que o seu receptor perceba o minino de informação contida nas ondas eletromagneticas para que tenhamos a imagem na tela.Essa ondas eletromagneticas nessa frequencia sao geradas no Rio de Janeiro,e o transmissor da TVE não irradia potencia suficiente para que suas ondas cheguem até Valença. Caso a emissora possuisse repetidora,que pegasse o sinal onde ele estivesse quase não sendo mais captado,e gerasse de novo para que chegasse a essas bandas, + ou - como a TV Rio Sul,teriamos a TVE na nossa tela.Como isso não ocorre só parabolica mesmo. Com o advento da TV digital, será possivel, utilizando a mesma faixa de frequencia de hoje, 6 Mhz,transmitir uma quantidade maior de informações.Quem sabe uma dessas repetidoras, como Rio Sul,ou Sul Fluminense, ou a propria cancao nova, não topam transmitir tb a TVE, já que caso não transmitam aplicações simultaneas terao faixa sobrando no seu espectro de frequencia?.Como frequencia custa dinheiro acho que isso nao vai acontecer...é uma pena

Anônimo disse...

Belo e esclarecedor o comentário do Edgar, pelo menos agora eu sei (já sabia) onde tem dinheiro em Valença: Igreja Católica!

Botar DUAS EMISSORAS/REPETIDORAS católicas no ar em Valença não é pra qualquer um não. Aja ofertório, rsrs...

Só queria que os padres de Valença deixassem de rezar um pouquinho para Bento 16 e pensassem mais na realidade da Dona Maria 09, (09 dentes na boca).

Vitor Castro disse...

Edgar tá estudando mesmo hein?

Bebeto disse...

Grande engenheiro o doutor Ed. Infelizmente troquei a Engenharia de Telecomunicações por algo mais fácil, que é a Produção.

Então tá, faremos essa correria junto às retransmissoras que atuam em Valença. Mesmo que recebamos um NÃO, pelo menos tentamos. E, assim, a sociedade sabe como funciona a lógica da comunicação na sociedade: quem tem poder é quem tem mídia!

Anônimo disse...

Por falar em tvs, aproveito pra sugerir um programa mt legal. Direção Espiritual na TV Canção Nova, Pe.Fabio de Melo quintas 22hrs. Dona Eneida,Clarice,Fatima,Tininha e outras maes vao adorar.E alguns dos rebeldes com causa como nos tb. Nas igrejas,digo todas as religiões,as pagam dizimo pq querem,JÁ NA PREFEITURA OS IMPOSTOS SÃO OBRIGATORIOS... 3 MILHOES EM SHOWS E EVENTOS E PRO FESTIVAL NADA...Ao inves de criticarmos as tvs acho q temos de olhar outro lugar, até pq todas as tvs sao ligadas a alguma igreja:Bandeirantes - Ig. Internacional da Graça.Record - Ig.Universal.Na Globo o Espiritismo como solto em todas as novelas. Que tal pegarmos um pouco de vergalhão com o vitinho e fazermos uma antena repetidora da TVE? Colocamos em cima do RogerGuts.o que acham?

Anônimo disse...

FRAUDE NO ACESSO 1000!!!
Aproveitando o post...PQ SÓ TEMOS UMA RADIO EM VALENÇA ?

Bebeto disse...

Mais e boas notícias, vem da comunidade do Deus Tá Vendo no orkut: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=22048533&tid=2568740646063045418&start=1

Após a resposta da TVE ao Wilson Fort, este publicou um comentário sobre o envio de um relatório da TVE sobre a retransmissão do canal em Valença, e mais, que a própria torre de tv de nossa cidade seria capaz disso.

Combinei com ele de fazermos uma reunião assim que este relatório chegar para que possamos tomar as atitudes cabíveis. E vamos que vamos.

Abração e saudações alvinegras,