sábado, 12 de abril de 2008

Café, Cachaça e Chorinho

A Secretaria de Cultura e Turismo de Valença estará promovendo, de 19 a 21 de abril o evento Café, Cachaça e Chorinho, com shows, palestras, artesanato e praça de alimentação.

O local desta grande festa será a Praça Visconde do Rio Preto (Jardim e Cima).

PROGRAMA

SÁBADO DIA 19

20:00 - No auditório do colégio Estadual Theodorico Fonseca palestra com o Historiador Alberto da Costa e Silva com o tema “ Antigos Impérios Africanos”.

Alberto da Costa e Silva, diplomata, historiador, poeta, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras onde ocupa a cadeira de nº 09, é considerado o maior africanólogo da América Latina, eleito em 2007 “homem de Idéias”, é coordenador geral das festividades do bicentenário da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, autor dos livros A Lança e a Enxada e Um Rio Chamado Atlântico, entre outros.

21:30 – Apresentação do grupo de choro Chapéu de Palha do Rio de Janeiro

Da camaradagem e do convívio de músicos que atuavam no antigo "PROJETO SEIS E MEIA" do Teatro João Caetano, nasceu a idéia da criação de um conjunto musical.Com o incentivo de Hermínio Belo de Carvalho, que na época, dirigia e coordenava o projeto, formou-se o GRUPO CHAPÉU DE PALHA em janeiro de 1977.
O Grupo permanece em atividade, sob a direção de seu fundador Valdir de Paula e Silva (Valdir 7 Cordas), atualmente cavaquinista e arranjador do grupo, além de arregimentador de músicos e cantores.
O Grupo, além da qualidade musical, pode ser considerado como "de época", uma vez que se traja no estilo "malandro dos anos trinta", muito em voga nos dias de hoje.
O repertório acompanha a temática, tendo por base o samba gafieirado e o chorinho, sem desprezar o maxixe, a polca, a valsa e o samba de raiz. Detalhe: o grupo canta também.
Com vários discos gravados, o Grupo tem participado de programas de rádio e TV, além de shows e projetos culturais em todo o país e mesmo no exterior (Nova York, 1977, Festival de Verão no Central Park).


DOMINGO DIA 20

21:30 – Apresentação do Grupo Boca no Trombone de Valença/RJ.

Formado por músicos de Valença, entre eles: Paulinho Lima, Paulo Ribeiro e Marcinho


SEGUNDA-FEIRA DIA 21

20:00 – Apresentação do Maestro Antônio Carlos e seus convidados,

Grupo especialmente formado para este evento destacando-se o valenciano Antônio Rocha, Maurício Carrilho, Luciana Rabello; entre outros.


Nos dias 19 e 20, 30 minutos antes de cada show, haverá a apresentação da Academia de Dança de Salão Clébio e Beth com coreografias de choro.


MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
Domingo dia 20 ás 19:30
Segunda-Feira ás 18:30
Filmes Programados: O Futuro da Terra (A Questão Agrária Brasileira)
MST 20 Anos (A trajetória da maior organização Popular do país)
Alguém Falou em Racismo?
Grupo de Capoeira Angola

Durante os dias do evento, à partir das 10:00 estará funcionando a praça de alimentação, a feira de artesanato, os estandes de fabricantes de cachaça e na Tenda-Auditório as projeções de fotos de Valença do século XIX, XX e XXI.

Um comentário:

Anônimo disse...

To the owner of this blog, how far youve come?