quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mais ‘pesquisa’

O anônimo disse que se a enquete “só deve ser simplesmente uma enquete sem valor não deveria nem ter sido feita”. E pergunta se eu concordo. Na verdade, gostaria muito que ela fosse considerada uma pesquisa de opinião. Mas infelizmente não é o caso. Para isso precisa-se de uma metodologia, que a enquete não tem. Primeiro porque, como já dito, se limita aos leitores do blog. Ela só pode ser considerada pesquisa realizada entre os leitores do blog. E só.

Tentando explicar melhor. Uma pesquisa oficial tem toda uma metodologia de que público, que locais, que percentual de cada público e de cada local, e mais um monte de indicativos estatísticos para que tenha efeito e possa ser reconhecida como tal. Nossa intenção, desde o início com o a enquete, não foi essa, porque não somos tão irresponsáveis assim de dizer que “segundo a nossa pesquisa o candidato A vai ser eleito e o B vai ficar em segundo”.

E aí vem minha discordância – respeitando a opinião do outro – de que mesmo não sendo uma pesquisa oficial, ela tem sua relevância. O principal motivo é estar escrevendo sobre ela não pela primeira vez, e da quantidade de comentários que surgiram sobre ela em diversas postagens. Só por isso (que também não é pouco) já valeu a pena. Suscitou um debate muitas vezes acalorado, mas quase sempre lúcido, deu pra perceber a insatisfação de grande parte dos leitores (até nos que apóiam um ou desapoiam outro esta insatisfação é visível) com os caminhos que nossa cidade vem percorrendo ao longo dos anos, e o mais importante, uma galera, anônimos ou não, comentaram, discutiram, concordaram, discordaram, em suma, participaram do blog, colaborando para o processo eleitoral.

Outra coisa que nos enche de orgulho, é o número de acesso que tem aumentado significativamente* nesse período. Não necessariamente pela pesquisa (mas não duvido de candidato pagando uma horinha de lan house pra votarem nele), mas muito pela discussão que vem se criando em torno dessa questão que é tão importante que vai nos afetar durante pelo menos os próximos quatro anos. E que o debate continue....

_____________
* Tem um esquema de Google Analytics que você consegue ver o número de acesso por dia, de que cidade são os acessos, como ela chega ao site, etc. Pra terem uma idéia do “aumento significativo”, um mês atrás e dia que cadastrei o blog no Analytics, dia 11 de agosto, tivemos 26 acessos. Ontem batemos um recorde de acessos, com 127 visitas individuais. Uma beleza!

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo aumento de visitas.
Tomara que ela continue assim apos as eleições. E as pessoas participem mais, assim como esta acontecendo na comunidade de valença no orkut em que eu tenho participado.

VOTE 15!

Anônimo disse...

Estou com a Aline e não abro! É 15 neles pessoal.

D. disse...

Mais uma reviravolta na pesquisa, Alvaro Cabra empatou com o nulo e com o Vicente Graciosa. Luis Picciani, tomou a dianteira...

Vamos votar e debater pessoal, é isso!

Anônimo disse...

Gente existe coisa mais brega que os hits que fazem em época de eleição. Acho que o Moranguinho do Nordeste do Gênaro e a Ana Julia da Ana Paula são simplesmente imbatíveis. Sem falar na careca do Vicente, no puxa saquismo do Sirley, na barbicha do Afonso, na cara de pau do Tadeu, no sinismo do Rubem, no sacerdocio da Vivili e no cricri do PC. Todos os candidatos dizem... em nome de Deus, de Nossa Senhora, de Santo Antônio, disso e daquilo mas já repararam que ninguém pede em nome do Povo. Realmente os candidatos são ri di cu los.
Ademar. É 15 neles pessoal.

Anônimo disse...

concordo com o ademar! e 15 neles

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo 10 neles,pois, o 15 virou 10.

Anônimo disse...

O Blog tá bombando mesmo!
Bombando mais ainda está a campanha do Dr. Alvaro.
Viram a passeata hoje?
Que beleza!
Graças a Deus os valencianos estão acordando.
O melhor candidato é Alvaro Cabral!
E viva Cabral e redescobrirá Valença!