sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Prefeitos do Sul Fluminense se unem contra crise

Por Ricardo Villa Verde, do jornal O Dia (AQUI)

Prefeitos do Sul Fluminense vão reduzir impostos municipais para empresas, na tentativa de amenizar na região efeitos da crise financeira. A medida foi acertada ontem, em reunião em Resende, para evitar novas demissões de trabalhadores. Desde o início do ano, mais de 2 mil pessoas foram demitidas na região, especialmente na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que pode efetuar mais demissões nos próximos dias.

Uma das ações será aumentar de 10% para até 30% o desconto para empresas pagarem IPTU em cota única. Apenas Barra do Piraí deve ficar de fora por enquanto, porque já emitiu os carnês de 2009. A prefeitura barrense, porém, ficou de analisar formas de também aumentar o desconto. As alíquotas de ISS também serão reduzidas, especialmente da construção civil.

As prefeituras também vão regulamentar lei para privilegiar participação de micro e pequenas empresas nas licitações municipais. “Elas terão prioridades em contratações de até R$ 80 mil”, explicou o prefeito de Barra Mansa, José Renato (PMDB). Segundo ele, a medida será adotada dia 3 por todas as prefeituras da região, em conjunto.

Os prefeitos também vão tentar redução de ICMS pelo governo estadual. Uma carta será entregue ao governador Sérgio Cabral, propondo que seja implementado programa de incentivos fiscais à empresas que se instalarem no Sul do estado e às localizadas na região que queiram se expandir. “Queremos um programa semelhante ao do Noroeste Fluminense”, explicou José Renato. Segundo ele, os prefeitos também querem que Cabral interceda para que o BNDES instale uma representação na região. “Para facilitar o crédito às pequenas empresas”, explicou ele.

A próxima reunião do grupo será dia 29, em Piraí, quando deve ser aprovado o documento que será entregue a Cabral. Na próxima semana, as prefeituras vão iniciar campanha publicitária em todo o Sul Fluminense, para incentivar moradores a consumirem no comércio local.

Um comentário:

Anônimo disse...

RIDÍCULA A SUA ATITUDE SR VITOR CAPILO.
POR QUE VC TIROU DO BLOG O NOME DO COLABORADOR CUJO PAPAI VIVE A ANOS DE CARGOS EM COMISSÃO.
TÁ COM MEDO DO CARA SER MANDADO EMBORA?
CHUPA ESSA MANGA DOIDO.
NÃO DISSE QUE QUEM FALA A VERDADE NÃO MERECE CASTIGO.