sábado, 2 de maio de 2009

Downhill. Esportista valenciano em busca de patrocínio

Foto de Francisco em competição (Miguel Pereira - 2009). Foto: Marcelo Vieira
Francisco de Souza Muniz, de 24 anos e morador do Jardim Valença tem um sonho: ser competitivo em Downhill. Pra quem não conhece, é um esporte que podemos chamar de radical. A modalidade consiste em descer um determinado percurso. O mais veloz é o vencedor. Mas não é tão simples, já que o piso não é regular, geralmente em trilhas com bastante dificuldade, daí ser considerado um esporte radical.

Desde ano passado, Francisco, que trabalha como assistente de mecânica na Dejun Auto-Peças, se aventurou pelo esporte, mesmo sem qualquer estrutura ou apoio financeiro. Já integrante da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj), sua primeira prova foi em Paraíba do Sul em 2008, terminando em 10º lugar, sem a corrente da bicicleta e sem tênis, perdidos em um tombo durante o percurso.

Ainda em 2008, Francisco participou de mais uma etapa, em Miguel Pereira, ficando em 4º lugar, e um terceiro, também em Paraíba do Sul, quanto ficou em 3º lugar e ganhou uma bicicleta como prêmio. Em 2009 já participou de duas etapas, a primeira em Miguel Pereira (4º lugar) e a segunda em Paraíba do Sul (3º lugar).

Lamentavelmente, enquanto treinava em Rio das Flores no último dia 26 de abril, Francisco sofreu um acidente grave. Fraturou o pulso esquerdo e os dois ossos do antebraço direito. Hoje está internado no Hospital Escola, aguardando o dia da cirurgia (provavelmente será realizada na segunda-feira, dia 4 de maio, às nove da manhã).

Apoio
O apoio ao esporte pouco conhecido em Valença é quase nulo. Por aqui, apenas a Demian Bike colabora, mas não consegue subsidiar todas as necessidades. Por exemplo (vide a foto), Francisco não adquiriu ainda os equipamentos básicos de segurança como capacete com proteção para o queixo e pescoço, caneleiras próprias da modalidade, joelheiras, cotoveleiras, proteção de peito e costas e óculos de proteção.

A única coisa que tem é um capacete de moto improvisado. Não usa nem luvas nas competições. E o caro do esporte são os equipamentos. Uma bicicleta ideal, por exemplo, deve ter um quadro muito resistente e pneus largos para adaptação às trilhas, além da necessidade de suspensão traseira e dianteira para abafar os efeitos do piso irregular das provas e da necessidade de saltos durante o percurso.

Mesmo acidentado, não deixa de pensa no esporte: “se eu não demorar a melhorar e voltar logo a competir, ainda consigo ganhar o campeonato”. Quem quiser colaborar ou conhecer o ciclista, pode entrar em contato pelo telefone (24) 9237 3733.

Foto de outro competidor. Vale a pena comparar a discrepância entre os equipamentos do valenciano Francisco e de seus concorrentes (Miguel Pereira - 2009). Foto: Marcelo Vieira

Com a colaboração de Francisco Alves Chicarino

4 comentários:

Anônimo disse...

blz vitor agora é ficar so na torcida para que o chiquinho volte a correr o mais rápido possível.
abração amigo.
Francisco A. Chicarino

Arnaldo disse...

O cara é sinistro!!!

Vitor Castro disse...

Francisco foi operado na segunda-feira, dia 5 de maio. Foi necessário cirurgia apenas no braço direito. Felizmente no pulso esquerdo não foi preciso fazer cirurgia. A informação é de que passa bem e entre 24 e 48 horas deve ter alta do hospital.

Melhoras pro Francisco.

Anônimo disse...

Tarcio: é isso ai "chiquinho" tu manda muito e ainda vai chegar lá!!!