quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alerj: Veja os discursos sobre o Nova Escola

Trecho do discurso proferido pelo Deputado Caetano Amado no dia 1/09/2009 na tentativa, fracassada, do Governo do Estado do Rio de Janeiro em votar o projeto de incorporação do programa nova escola.

É preciso que o Sr. Governador Sérgio Cabral, juntamente com o Líder de Governo, Deputado Paulo Melo e o Presidente Jorge Picciani, que é um homem democrático, inteligente, capaz, façam uma reunião com todos os deputados para buscar um consenso, no sentido de que os deputados não sejam desmoralizados. Falo assim, porque os deputados que votarem a favor dessa mensagem vão entrar para história como alguém que não ama a Educação, não ama o País e deseja o atraso. É hora de avançarmos, não é tempo de retrocedermos e ficarmos parados, dificultando a vida dos que têm o saber.
O futuro de uma nação está na Educação, repito. Querem mudar uma nação? Que mudem as idéias das pessoas. Não existe uma fórmula para mudar a cabeça das pessoas, de fazerem as pessoas compreenderem o direito que elas têm se não lhes ensinarem, primeiramente, que elas têm dever. O governo tem a obrigação de fazer com que a Educação esteja em primeiro lugar, juntamente com a Saúde e com a Segurança. Um país que não tem educação, Saúde e Segurança está falido.
Nós estamos vivendo isso. A Saúde, hoje, está em “estado de coma”. Não existe sequer um hospital onde as pessoas cheguem e sejam atendidas em meia hora. Isso leva, no mínimo, uma, duas ou três horas. Hoje cedo um senhor, que está com problema na próstata, ligou para o meu gabinete e informou que só conseguiu marcar sua cirurgia para o dia 16 de dezembro. Como é possível uma coisa dessa? Onde está a CPMF? Aliás, estão querendo ressuscitar a CPMF, ou seja, meter a mão nos bolsos das pessoas. Os bandidos assaltam com pistolas, com metralhadora, mas os governantes querem assaltar com a caneta Precisamos colocar um paradeiro em tudo isso. É hora do espectador, do leitor, refletir qual futuro quer para si e para os filhos dos seus filhos, porque ao colocar no Poder um ladrão torna-se a vítima dele.
É hora de colocarmos um paradeiro, de olharmos para o futuro, mas o futuro se decide hoje, agora. Temos uma arma poderosa para banir do Poder aquele que nos leva à exclusão social. Um país sem Educação é um país que marcha para a exclusão social. Temos que excluir os maus políticos do Poder para termos esperança. A hora é esta de se tomar uma decisão sábia no sentido de se escolher um bom Presidente da República, um bom governador, um bom deputado federal, um bom senador e um bom deputado estadual.
Olhem o que fez o Paulo Duque, um homem sem voto, que envergonhou o Rio de Janeiro quando deveria, como presidente do Conselho de Ética, levar o José Sarney a julgamento, mas fez questão de agradar a meia dúzia, não sabemos a troco de quê, e os processos foram para o arquivo.
Muitas vezes, pessoas são condenadas por roubarem 10 reais, um quilo de farinha ou um quilo de carne seca, como aquela pobre mulher em São Paulo, que foi presa por 90 dias. Coitada! E, às vezes, aquele que tem o poder, a imunidade parlamentar, faz coisas danosas, vergonhosas; deveria fazer na privada o que ele faz na vida privada. Mas está solto, porque acha que tudo pode por estar acima da lei.
É preciso banir do Poder aqueles que acham que não vale a pena obedecer à lei e seguir a ética, aliás, nem sabem o que é ética, porque não têm moral.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

Um comentário:

Anônimo disse...

COMENTARIOS NA RUA DOS MINEIROS, DÃO CONTA QUE O VICENTE NÃO TERMINA A PRÓXIMA SEMANA NA PREFEITURA. AGUARDEMOS ENTÃO!!!! E POR FALAR NA MESMA RUA, TEM OUTRO COMENTÁRIO SOBRE UMA "BOMBA" QUE ESTARIA PRESTES A SER REVELADA.....AGUARDEM CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO....