Discurso proferido pelo Deputado Jorge Picciani no dia 1/09/2009 na tentativa, fracassada, do Governo do Estado do Rio de Janeiro em votar o projeto de incorporação do programa nova escola.
O SR. PRESIDENTE (JORGE PICCIANI) – Está reaberta a Sessão. Passa-se à Ordem do Dia.
(Manifestação nas galerias)
O SR. PRESIDENTE (JORGE PICCIANI) – Apelo ao respeito mútuo que esta Casa tem tido, na figura do Presidente e de todos os seus membros, aos trabalhadores, àqueles que, legitimamente, fazem suas reivindicações e defendem suas posições. Contudo, num regime democrático as coisas têm que funcionar dos dois lados.
(Manifestação nas galerias)
Faço um alerta: aqui há comando. Jamais deixei de receber representação de trabalhadores nesta Casa, mas aqui há uma forma de funcionar. (Manifestação nas galerias) Comunico aos colegas do plenário que não gostaria de fazê-lo, mas se houver fala simultânea, comigo ou com qualquer parlamentar – o pronunciamento deve ser feito nos intervalos –, lamentavelmente, suspenderei a Sessão por cinco minutos e pedirei a retirada de todos os manifestantes, esvaziando as galerias.
(Manifestação nas galerias)
Vaia não me assusta. Sou forjado na luta democrática e isso, para mim, não é nenhum problema. Aqui existe respeito aos trabalhadores, mas existe também uma linha de conduta. Faço um apelo. Os senhores são bem-vindos, gostaria de contar com a presença de todos aqui, como tem ocorrido em todas as votações desta Casa.
Estamos em momento de discussão. A Comissão de Educação tem se reunido, o governo tem mandado seus representantes a esta Casa. Hoje é momento de os deputados, que foram eleitos pelo povo, discutirem. O mandato popular é o poder mais legítimo, porque representa a população, o povo deste Estado.
Portanto, iremos discutir a matéria. Os Srs. Deputados terão o direito de exercer através de emendas os seus compromissos com a defesa de cada uma das posições. Após isso, a Comissão de Educação voltará a se reunir na quarta-feira, amanhã. Irá se reunir o número vezes necessárias. Eu de imediato, já convoco reunião como o Colégio de Líderes para a próxima terça-feira às 14h30 min. na presidência. E peço ao Líder do Governo, se for do interesse dos líderes, convoque membros do Governo que possam discutir as posições que farão parte da Comissão de Educação e também das emendas individuais dos parlamentares, a fim de que, através dos líderes e de todos os Srs. Deputados, esta matéria possa ter um encaminhamento. Farei retornar a matéria para votação na terça-feira da semana que vem, no horário da Ordem do Dia, às 16h30min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário