domingo, 27 de setembro de 2009

Valencianos reclamam da falta d'água nos bairros

A falta d'água em vários bairros de Valença está causando transtornos na vida da população. De acordo com moradores doS bairros Dudu Lopes, Benfica e São José das Palmeiras o problema vem persistindo por vários dias e isso os têm deixado em situação difícil quanto aos serviços de casa.

Os moradores alegam já ter pedido providências à CEDAE, mas até o momento o problema não foi resolvido e continuam aguardando providências da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade.


Fonte: sítio da Rádio Cultura AM

10 comentários:

Valdir Meireles disse...

Cadê o os ex-conselheiros do Concidade para intervir sobre este problema, já que estão no governo e viviam questionando sobre a questão da concessão de água da cidade???? Agora eles estão bem quietinhos. Isso é bastante típico de quem se apropria de instrumentos representativos do povo para conquistar interesses privados.

Anônimo disse...

eu sabia q ia dar nisso esse concidade.

na questao da agua ate o valença em questao entrou na deles. mas sei q foi igenuidade de vcs.

o q eles criticavam, fizeram ate pior com relaçao a essa concessao a cedae

gosto desse blog q eh o unico q posta esse tipo de assunto em valença

Bebeto disse...

Anônimo,

Primeiramente, na época, não nos posicionamos a favor do Concidade. Nos posicionamos - e não concordamos de forma alguma ainda hoje - é com a privatização dos serviços de água e esgoto.

Na época lançamos uma edição mostrando a ação de cidadãos da sociedade civil que se organizaram e entraram na justiça questionando o modelo, que estava em discussão na Câmara, do modelo de concessão das Águas de Valença.

O que nos assusta é que as pessoas à época que entraram na justiça, hoje em dia estão na base do governo municipal e até dentro dele, como a Clara Pentagna. O silêncio, deste então, nos assustou, realmente.

É a velha história da cooptação. Mas, por favor, não nos inclua nesse balaio de gato.

Grato, Bebeto.

Anônimo disse...

ok bebeto. entendo o que quis dizer

Mas o que se viu, na epoca, foi esse grupo usar vcs (como midia q são) para divulgarem "um absurdo" q estava acontecendo.
E não lembro de ter visto nessa edição da epoca(que vc citou) o lado do governo. Vcs simplismente divulgaram uma coisa(a versao do concidade), sem saber exatamente do que se tratava. Ja que não ouviram o outro lado para entender o pq tava sendo feito daquela maneira.

Vcs cairam na deles. divulgaram exatamente o que eles queriam. Fizeram o barulho, juntamente com a radio alternativa(que essa de ingenuidade nao tem nada) e outras midias em valença.
Essa era a intençao deles. Causar medo na populaçao.

Pq agora vcs não criticaram essa imposiçao da Cedae? eles fizeram a mesma coisa. e não vi nenhuma ediçao especial do jornal de vcs falando disso. (fica ai a sugestão)

mas deixo claro q nao tenho nada contra o valença em questao, muito pelo contrario. Sou a favor de cada vez mais midias independentes em valença.
Mas nesse caso bebeto. Usaram vcs direitinho.

Cordialmente,

Bebeto disse...

Anônimo,

Vamos parar com este mito jornalístico de que tem-se que ouvir os dois lados da história! Ou você também deseja que sejamos uma mídia imparcial (outro mito)?

Não fomos usados por ninguém. Por que a PMV, ao ver o VQ sobre a água, não procurou se manifestar, procurando-nos para publicar o seu lado da moeda? E não venha dizer que o poder público não tem estrutura (leia-se Assessoria de Imprensa) para fazer isso.

Nós procuramos o lado ao qual tínhamos mais fácil acesso e que acreditávamos estar travando um bom combate. Os advogados eram amigos pessoais, o que também facilitou o contato.

Portanto, não venha dizer que fomos usados, que fomos inocentes ou outra coisa. E muito menos nos colocar do lado da Alternativa Sul!

Tínhamos respeito pelo trabalho realizado pela Clara Pentagna e seu histórico de lutas, tanto que ela foi entrevistada do VQ sobre este assunto da água e sobre outras questões, como o trabalho realizado junto à crianças marginalizadas e a Economia Solidária.

Agora, não queira nos crucificar se a Clara e seus companheiros tinham a intenção de utilizarem esta pseudo-luta pela não privatização da água para fins eleitorais, de oposição ao governo do Fábio, com objetivo de se fortalecerem para a possível vitória do Vicente. Seria o mesmo que dizer que o Lula usou direitinho milhões de brasileiros, que foram cordeirinhos do PT. A realidade e polarização ideológica, na época da eleição presidencial, não permitia que a maioria da esquerda não optasse por Lula.

E, ao contrário do seu comentário, que são as mesmas palavras do Wilson Fort (quando ele era Secretário de Cultura) durante uma discussão que tivemos sobre a opção de entrevistarmos a Clara, não temos organicidade suficiente para cobrirmos todos os assuntos que são pauta em Valença.

Mas tenha certeza que já houve uma discussão do grupo sobre a necessidade do VQ atualizar a questão da água em Valença, questionando, inclusive, o silêncio daqueles que à época questionavam a privatização da água, e hoje se encontram na estrutura do governo municipal que entregou tudo à CEDAE.

Saudações alvinegras, apesar da situação estar dificílima.

Ana Vaz disse...

Êpa, péra aí!!! O ConCidade vem questionando sempre a Concessão dos serviços de água (e esgoto ???). Por último, em agosto, foi encaminhado o recurso ao Conselho Superior do Ministério Público, pois a Tutela Coletiva não pôde resolver. Vocês sabiam que, praticamente a cada mês troca o Promotor?
E a Clara Pentagna nunca fez parte do ConCidade.
Tenho entrado aqui para ler as notícias do SEPE, mas hoje encontrei o ConCidade novamente.
Pergunto: se o ConCidade é tão responsável por esta questão, por que vocês não vem dar uma força?
O VQ recebe sempre os convites para as Assembleias. Poderia divulgá-las.
Abraços
Ana Vaz

Anônimo disse...

Gostei da posição da Ana Vaz.Essa d só ficar criticando,sem participar de sugestões NÃO TÁ COM NADA.A questão de tema importante que não se fala aqui é a posição (?) da Camara Municipal q n faz nada tb.Já viu cm s aprova tudo lá?Qualquer msg do Prefeito.
Estranho,né?

Anônimo disse...

Quem mora aqui em valença percebeu o terror que se quis criar na população com essa questão da agua na epoca. agora vc não ouve mesmo mais a radio falar nada, não ve jornais questionando.Tomara que pelo menos como falaram ai em cima o valença em questao(como sugere o nome..rs) QUESTIONE isso.

Bebeto disse...

Olá Ana! Quem está querendo colocar a Clara Pentagna e os demais valencianos que entraram com aquela ação supracitada por mim é o anônimo aí.

Agora, não podemos cair na pilha de cidadãos como estes e adotar o seu discurso "porque vocês não fazem alguma coisa ao invés de somente criticar?".

Como diz o poeta, cada um no seu quadrado. Você sabe que não participamos do Concidade por uma série de divergências ideológicas e práticas, como dito há um tempo atrás pelos artigos do Danilinho e Ana Reis.

Porém, isso não significa que deixaremos de acompanhar, criticar e apoiar as ações feitas por este Conselho. O nosso papel, enquanto mídia, é esse. Não estamos aqui pra bater pandeiro e ver os outros dançarem. O Concidade faz parte da coisa pública e, por isso, deve estar acostumado aos posicionamentos contrários e também provocativos, como fazem os anônimos aqui do blog.

Um grande abraço, Bebeto.

bicosepenas disse...

2011, o veio prefeito volto, e a agua sumiu
mas...
agua que nao e' agua propia para o consumo, suja, impura, nao trattada, eu so italiano, de Roma, Prof. Dr. Pasquale Fuciarelli, o que precisa fazer, a qui, no ambito da regras, .. mas...