quarta-feira, 7 de abril de 2010

O absurdo do ano: Prefeito Vicente Guedes pede pensão para viúva de ex-prefeito.



Vergonha alheia. Só sobrou isso ao tomar conhecimento o projeto de lei orgânica nº 01/2010 a partir da mensagem do prefeito municipal número 037/2010. O projeto recomenda a concessão de pensão à viúva do prefeito falecido. Escrito dessa forma, o projeto já causa aquele mal estar. Por que nós devemos dar uma pensão para a esposa de um político? Qual a relação entre a vida política e vida privada de um prefeito?

Contudo, para se acompanhar a política valenciana, devemos acompanhar o conselho dado por Dante Alighieri em sua obra Divina Comédia quando o personagem principal entra no Inferno: Abandonai toda a esperança, vós que entrais! O mais interessante é que a política valenciana consegue produzir situações cada vez mais bizarras. Nem todas as viúvas de prefeitos serão beneficiadas. De acordo com a ata de 29/03/2010, apenas terão direito ao privilégio as esposas dos prefeitos que estavam no terceiro mandato.

Ao comentar o projeto, o vereador Naldo fez aquilo que ele melhor sabe fazer: defender o poder executivo. Em sua fala o vereador contextualizou a chegada do exótico projeto: Comentou que no velório do Sr. Prefeito Fernando Graça fez uma proposição para que sua viúva, Dona Lurdinha, recebesse uma pensão vitalícia. Disse que fez um anti-projeto para que a viúva do Prefeito com três mandatos consecutivos recebesse, não só 50%, mas uma pensão integral e vitalícia, mas na época o Prefeito Fábio Vieira argüiu este projeto. Comentou que hoje chegou a esta Casa uma Mensagem do Prefeito Vicente Guedes, e pedirá que aumente esse percentual para 70% e seja em caráter de urgência.

Sendo mais realista que o rei, o vereador Naldo sugeriu aos nossos representantes a adição de mais uma “singela” emenda: o acréscimo das viúvas dos vereadores como candidatas ao privilégio da pensão. De acordo com a ata: Pediu aos Vereadores que façam uma emenda estendendo também os benefícios às viúvas dos Vereadores, para que fiquem amparadas. Pediu que todos assinem e aprovem o mais rápido possível, pois estarão fazendo justiça por tudo que o Prefeito Fernando Graça fez por Valença. Parabenizou o Prefeito Vicente Guedes por fazer justiça. Vereador Naldo parece desconhecer duas coisas: a diferença entre o homem político e o homem privado e o significado da palavra justiça. Quem perde com isso é a democracia e a república. Perdemos nós.

14 comentários:

Anônimo disse...

Isso prova que Fernandinho Graça seria o candidato preferido do atual Prefeito "cassado" Vicente Guedes.quer fazer média com o msm e sua família com dinheiro alheio.atentai-vos bem...

Anônimo disse...

ISSO É UMA VERGONHA!!!

Unknown disse...

Isso porque no ideário dominante vida pública é uma profissão e não uma condição, como deveria ser.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Simplesmente vergonhoso!!! Sem comentários. Políticos vcs estão aí para fazerem pela comunidade. Quanto a vida particular, vocês já são muito bem remunerados. Gastem menos e deixem para suas patroas. Agora, nós, pobre coitados, ficarmos contribuindo para as "bonequinhas de luxo", nunca meus amores!!!!

Tyler Durden disse...

Quem é "O Idiota" nesta história? Nós ou eles?!??

Anônimo disse...

Fazer benfeitorias com o dinheiro público é mole.
Sugiro levar o tema para a comunidade no orkut, para tentar barrar essa proposta ridícula.

Mulher Atuante disse...

Sugestão da Mulher Atuante: Vamos deixar essas senhoras viúvas antes que tudo isso seja aprovado. Que tal?

Carlos Henrique Siqueira disse...

Rídiculo!!! Deois dessa, só falta o prefeito e nossas vereadores ir para a praça pública e rasgar na nossa cara o dinheiro PÚBLICO.

Do jeito que a coisa anda, é preciso tomar cuidado, pois é possível.

Anônimo disse...

E o cara tá cassado!!! Como é que pode?

Anônimo disse...

vamos colocar o nome destes vereadore que estão a favor para o povo saber !!!
Acho que alem de não votarmos mais nestes vereadores devemos tambem não votar nos deputados que eles vão pedir voto nas eleições de 2010.

Anônimo disse...

Tres mandatos consecutivos ñ eh inconstitucional?? O local Publicou.... dou 10 de vatangem se essa curriola não tirar esse projeto de pauta. Picaretagem é pouca. Pior o presidente da casa deixar fazer isso com a memória de seu pai. Mas a bem da verdade, se são tres mandatos consecutivos o unico a se beneficiar seria a esposa do atual prefeito - ele sim tem tres mandatos consecutivos hehehehe. Seu Fernandos nunca teve tres mandatos consecutivos. Deu pra sacar?

maia disse...

Só falta agora criar uma pensão para quem for viuva de candidato por mais de 3 mandatos. A esposa do Afonso está torcendo para isso

Marilda Vivas disse...

Olá pessoal do VQ: recebi e-mail oriundo do Gabinete do Vereador Felipe Farias (PT) participando que o projeto-lei em questão foi retirado pelo Prefeito. Ou seja: desistiram. Isso prova que a mobilização empreendida pelo VQ (leia-se Sanger e Vitor) foi fundamental para esse desfecho. Aliás, o Parecer da CJR estava previsto para ser lido na sessão de hoje, segunda-feira. Muito bom. Trata-se de matéria lesiva aos interesses públicos e que, constitucionalmente, como alguém argumentou aqui, não se sustenta. Mas uma vez valeu o controle exercido por todos vocês. Abçs. Marilda Vivas