domingo, 30 de maio de 2010

Polêmica: lançar ,ou não, as notas dos alunos pelo site conexão do professor?


O final do primeiro bimestre trouxe uma novidade, bem polêmica, para os professores do Estado do rio de janeiro. De acordo com a secretaria de educação, todas as escolas deveriam lançar as notas dos seus alunos através do site conexão do professor. A medida se configuraria como sendo mais um passo para a informatização das escolas do Estado do rio de janeiro.

A polêmica se instalou quando a secretaria informou quem seria o responsável pelo lançamento das notas: o professor. Ele seria o funcionário destinado à lançar a nota dos seus alunos. A determinação dividiu os professores: há os favoráveis, os desfavoráveis e os indiferentes.

Os professores favoráveis argumentam que a medida é inevitável frente às novas tecnologias e que os pais dos professores têm direito de saber como o seu filho está se saindo em sua vida escolar. Além disso, a responsabilidade do professor em fazer isso já ocorre quando os profissionais da educação preenchem o diário de papel. Sendo assim, não seria nada demais os professores aceitarem a nova determinação e lançarem as notas.

Os professores contrários à medida, incluindo o autor da postagem, possuem um entendimento diferente sobre o que está sendo pedido. Apesar de concordar com o lançamento on line das notas, os contrários à medida questionam o fato de serem os responsáveis pelo envio das notas. Criticam com base numa constatação: o mecanismo de lançamento on line das notas representa um aumento no trabalho do docente.

O professor, agora, é responsável por tornar público o desempenho dos seus alunos. Antes, a atribuição de publicizar a nota era tarefa da secretaria das escolas. Eram as secretárias que lançavam as notas na caderneta do estudante. Agora o professor será responsável por esta tarefa.

Você gostaria que aumentassem o seu trabalho sem um equivalente aumento de salário? Veremos a resposta dos motoristas de ônibus.

Volta e meia somos surpreendidos por greves de motoristas de ônibus. Umas das novas reinvidicações está no fato de que hoje muitos motoristas são obrigados a trabalhar também como cobradores. Prática esta que se torna comum entre as empresas do ônibus. O motorista, além de dirigir, tem que cobrar dos seus passageiros. O pedido dos motoristas é o aumento dos salários face às novas obrigações. Um entendimento que ainda é minoria entre os professores.

O docente hoje é responsável pelo diário de papel e o envio para a secretaria das notas que são lançadas nas, pré-históricas, cadernetas escolares. O que a secretaria de educação do Estado do rio de janeiro está querendo fazer é um acrescimento de trabalho. O docente, que ainda teria o diário de papel e teria que enviar as notas para a secretaria, agora, deveria lançar as notas através da internet.

O questionamento dos docentes contrários à determinação podem ser divididas em três categorias: aqueles que querem o fim do diário de papel e a migração para o meio digital; outros que defendem que é papel das secretarias escolares o envio on line das notas; há ainda aqueles que defendem o pagamento para o acréscimo do trabalho a ser feito pelo professor.

Um comentário:

Ademir disse...

Como se já nao bastassem a pobre aula que os professores proporcionam aos seus alunos, eles ainda querem aumento para lançar as notas.
Parece piada, pensei que haveria uma discussão mais rica, mas o autor escreveu tanto para dizer que quer ter seu salario aumentado.
triste brasil.