quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Notícias do Reino Encantado da Câmara dos Vereadores de Valença

 Frases retiradas das Atas de Sessões da Câmara dos Vereadores,

Vereador Naldo e o "Vale-Coxinha" (2/8/10):

" (...) [Naldo] parabenizou o Presidente desta Casa pelo retorno do lanche e pediu para que pense e estude a possibilidade de aumento do cartão alimentação, pois não é uma medida polêmica e sim de conforto. Sabe que se puder, fará, pois não tem medo de tomar decisões (...)".

Comentário: os vereadores recebem mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês e ainda ficam mendigando merendinha?!?

Vereador Felipe Farias tentando justificar o injustificável (exclusão do SEPE do Conselho Fiscalizador da Previdência - 4/8/10):

" (...) [Felipe] disse que além do SEPE outras entidades pleitearam para estarem inseridas nessa comissão, já tendo sido aprovada nesta Casa. Fez observação que se abrir precedente para um, precisará abrir para todos, pois vê que todas as entidades têm sua relevância no Município".

Comentário: como o vereador não é funcionário de carreira, ele não entende que um fundo de previdência tem que ter, antes de tudo, relevância para o trabalhador e suas entidades representativas.

Vereador Naldo (sempre ele) acompanha a opinião de Felipe Farias, numa espécie de "Batman e Robin" na luta contra o SEPE (4/8/10):

" (...) O Vereador José Reinaldo (Naldo) reiterou todas as falas do Vereador Felipe e acrescentou outras. Explicou que o SEPE é um sindicato estadual, e o sindicato legal é o SINDSERV, que é o sindicato dos servidores. (...) Falou que vota contrário à matéria, em razão do SEPE ser um sindicato estadual, e também criará mais despesas, pois incluirá mais membros à Comissão, e a cada reunião do Conselho Previdenciário Municipal, cada conselheiro recebe um “jeton” de vinte e um reais"

Comentário: O Vereador Naldo é, no mínimo, um desinformado. O SEPE recebeu no dia 5 de Março de 2010 das mãos do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a sua Carta Sindical, documento que reconhece este sindicato como legítimo representante das trabalhadoras e trabalhadores da educação pública em todo o Estado do Rio de Janeiro e nos seus 92 municípios. Outra coisa que o vereador Naldo não sabe é que o SEPE participa VOLUNTARIAMENTE dos Conselhos, abrindo mão em benefício aos cofres públicos de qualquer espécie de "jeton" ou gratificação, assim como abre mão também do imposto sindical, diferentemente do Sindserv.

Vereador Paulo Jorge César (Paulinho da Farmácia) foge de polêmica (9/8/10):

" (...) [Paulinho] disse que o Serafim [diretor do SEPE], fazendo uso da palavra na Tribuna, vai trazer bastante polêmica, e acha que não está na hora disso, e sim dos Vereadores se unirem ao Prefeito atual, para que resolva o problema de Valença."

Comentário: o vereador foge de polêmicas, mesmo quando estas envolvem a aposentadoria e a sobrevivência de milhares de servidores e famílias valencianas.

Vereador Dodô e o "cunhado do hômi" (9/8/10):

" (...) [Dodô] falou ao Presidente da Comissão de Saúde desta Casa, Vereador Zan, que desde que o Prefeito Fernandinho Graça assumiu a Prefeitura, o dentista Iran, cunhado do atual Prefeito, está desrespeitando os moradores do Bairro Jardim Valença, não comparecendo ao seu trabalho, deixando todos sem atendimento"

Comentário: sem comentários.

Vereador Felipe Farias e a inclusão digital (9/8/10):

" (...) [Felipe] chamou a atenção de que no dia que foi votado o projeto não tinha nenhum representante do SEPE na assistência e hoje, com relação ao requerimento de utilização da Tribuna, também não há."

Comentário: será que o vereador não sabe que as sessões são transmitidas pela Internet? Outra coisa, pra que o vereador queria representante do SEPE na assistência se ele votou contra o sindicato?

Vereador Naldo reclama da gestão de Fernandinho Graça como presidente da Câmara (16/8/10):

" (...) [Naldo] disse que houve dias de não ter papel higiênico no banheiro, banheiros sujos, papel limitado, não tendo o mínimo para que a Câmara Municipal funcionasse, (...)

Comentário: aqui eu concordo com o Naldo, se tem um lugar que deve precisar de muito papel higiênico, este lugar é a Câmara dos Vereadores de Valença.

Vereador Zan em resposta ao vereador Felipe Farias (16/8/10):

" (...) [Zan] disse que os argumentos falaciosos já fazem parte do Vereador que usou a Tribuna e mencionou seu nome. Falou ao mesmo que não o procuraria em hipótese alguma, porque existe uma distância abissal em sua maneira de fazer política. Disse que não procura Vereador que vota e pede à Câmara que vote contra o povo, em situações como o Pólo Agrícola, CEDAE e Regime Próprio de Previdência. Não procura quem faz esse tipo de política e nem “come em cocho de Prefeito”. Disse que não fica de “pirex na mão” em volta de gabinete de Prefeito. Falou ao Vereador que, quando conquistar sua independência como político, talvez o procure, mas que primeiro precisa procurar meios de ser apoiado dentro de seu partido e não buscar lá no seu padrinho, no governo do Estado, uma possibilidade de intervenção junto ao partido de Valença para liberar sua candidatura".

Comentário: vergonha alheia.

Vereador Felipe Farias fala sobre os dois emails que eu mandei pra ele (18/8/10):

" (...) [Felipe] comentou que recebeu dois e-mails sobre a inclusão do SEPE na Comissão do Regime Próprio, e teve prazer de respondê-los, no sentido de se verificar o que foi dito, explicando que seu voto foi contrário para não abrir precedentes para outras entidades. Colocou à disposição seu gabinete para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. Respondeu os e-mails e espera retorno".

Comentário: Segue abaixo a íntegra das mensagens trocadas.

Email enviado pelo vereador em 18/8/10:

Sr. Samir, como da outra vez que me enviou e-mail, eu lhe respondi, faço neste, da mesma forma.
   Esclareço, que na outra oportunidade, que me coloquei a disposição para fazer maiores esclarecimentos, colocando o gabinete e telefones de contato, fiquei aguardando um retorno do e-mail.
   No meu entendimento, conforme consta em ata da referida sessão, manifestei que outras entidades que desempenham relevantes serviços ao Município, pleitearam participar desta Comissão, já fazendo parte o Sindicato dos Servidores Públicos de Valença.
   No discurso que fiz, reconheci a importância do SEPE, mas nesta situação, vejo que ao abrir precedente para uma entidade, deverá incluir as outras.
   Mais uma vez, coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos,

   Um forte abraço, Felipe Farias

Minha resposta, no mesmo dia:

Felipe, obrigado pelos esclarecimentos, embora estes me tragam mais dúvidas ainda. Vamos à elas:

1) Que outras entidades "que prestam relevantes serviços ao Munícipio" poderiam pleitear vaga no Conselho de Previdência, além dos maiores interessados (os trabalhadores) ?

2) O que é o Sindserv de Valença? Quem são seus diretores e qual a situação legal da atual gestão? Qual foi a última eleição deste sindicato? Quantos servidores estiveram presentes nas suas últimas assembleias? Diferentemente deste sindicato, o SEPE, entidade de classe com mais de 70 mil filiados VOLUNTÁRIOS no estado (3 mil só em Valença) é reconhecido por carta sindical oficial do Ministério do Trabalho como legítimo representante dos servidores públicos em educação do estado do RJ e de de seus 92 municípios.

3) Qual é o problema de incluir outras entidades num conselho fiscalizador de DINHEIRO PÚBLICO? Aliás, dinheiro não é problema, uma vez que os conselheiros não são remunerados, diferentementos dos gestores do Instituto (Iprevale) que chegam a receber salário + jetons de mais de 5 mil reais. Qual é o medo? Será o mesmo medo que você e vossos colegas demonstraram ao RECUSAR o uso da Tribuna "Livre" pelo Sindicato dos Educadores?

Obrigado pela atenção e aguardo vossas respostas.

Resposta do Vereador, em 22/8/10:

Samir, quanto ao uso da Tribuna, não é necessário usá-la para fazer denúncia, pois existe o Ministério Público de Tutela Coletiva.
A participação das entidades, entendo que todas devem ser incluídas, não somente o SEPE.
O questionamento da participação do Sindicato dos Servidores Públicos, entendo ser legítima, quanto as suas divergências na forma de funcionamento, é outra coisa. Acredito que devem ter vários associados junto ao mesmo.
Vamos marcar uma reunião com a Direção do PREVI VALENÇA, mais uma vez,coloco-me à disposição para conversarmos, sendo que você foi o único que manifestou dúvidas pelo e-mail. Felipe Farias

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente postagem, Samir! É com iniciativas assim que vamos conhecendo cada vez melhor os nossos vereadores. Isso porque dificilmente - e eu me incluo nessa lista - as pessoas vão ler as atas e perceber essas incoerências.

Mulher Atuante disse...

Hihihihi!!! Ai, desculpa! A gente deveria se divertir de outra maneira... Cãmara é(?) coisa séria, desculpa...

Anônimo disse...

É mole ou quer mais. Corre a boca pequena que o vereador Bunitim certo dia, entrou no gabinete do então presidente da Casa, hoje prefeito interino, e exigiu qu fosse fornecido lanche tods os ias porque ele ia á Câmara todos os dias e tinha que ter porque tinha que ter lanche. ... É... foi só o herói voltar e dai... vai uma coxinha ai?