domingo, 1 de agosto de 2010

Um mês de turbulências em Valença

A tranquila Valença, uma das mais tradicionais cidades do Sul Fluminense, viu a política local virar de cabeça para baixo em poucos meses. Após a cassação do ex-prefeito Vicente Guedes (PSC) no início do mês passado, quem assumiu a cadeira principal da Prefeitura foi o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Fernando Furtado da Graça (PP), mais conhecido como Fernandinho Graça.

Quase um mês depois de assumir o município, Graça não quis falar abertamente sobre a situação da administração da prefeitura e como estaria a população valenciana com as mudanças recentes. Segundo ele, ainda é muito cedo para divulgar qualquer coisa, pois é preciso mais tempo para que decisões sejam tomadas e as "rédeas do município" estejam seguras em suas mãos.

Fernandinho Graça assumiu o cargo no mesmo dia da saída de Guedes - 7 de junho - e não mudou a equipe. Saíram da prefeitura apenas aqueles que solicitaram a exoneração da função. No lugar destes foram colocadas funcionários que já estavam em exercício na administração municipal. Sobre o boato de que havia sido baixado um decreto determinando auditoria em todos os contratos feitos entre fornecedores e a gestão anterior, o prefeito em exercício disse que houve uma análise equivocada.

- Não existe auditoria nenhuma. O que está acontecendo é uma análise sobre os gastos da antiga gestão, algo que eu sou obrigado a fazer ao tomar posse. A minha gestão, no final do mandato, também vai precisar prestar contas do dinheiro gasto - explicou. Graça ainda destacou que a análise se faz necessária uma vez que sua gestão não é uma continuidade do governo de Vicente Guedes, o que torna necessário o conhecimento da situação atual das contas do município.

Os mandatos de Vicente Guedes e sua vice Dilma Dantas Moreira Mazzeo foram cassados após juízes do TSE julgarem por seis votos a um que ele era um "prefeito-itinerante". No ano em que foi eleito para a prefeitura de Valença (2008), Guedes era prefeito de Rio das Flores no exercício de seu segundo mandato consecutivo. Ao ganhar a eleição em terras valencianas, exerceu pela terceira vez seguida o cargo de chefe do Executivo, o que não é permitido pela Legislação Eleitoral.


Troca-troca provoca eleição na Câmara

Com a saída do ex-prefeito cassado Vicente Guedes, o presidente da Câmara Fernandinho Graça (PP) assumiu o cargo deixando a Presidência da Câmara de Vereadores nas mãos de seu vice, Salvador de Souza (PSB), o Dodô. Como a Casa não pode ficar sem um vice-presidente acontecerá, ainda sem data marcada, uma eleição interna para o novo companheiro de Dodô na presidência. Com a efetivação de Fernandinho Graça na prefeitura o seu suplente, Carlos Gomes (PT), assumiu o cargo de vereador.

Em relação ao cargo da vice-prefeita também cassada, Dilma Dantas Moreira Mazzeo, o atual chefe do executivo de Valença disse que a cadeira está vazia. No entanto, ele explicou que, caso aconteça algum problema, quem assume em seu lugar é o atual presidente da Câmara de Vereadores.


Cidade escolherá prefeito em outubro

Enquanto todo o país irá às urnas escolher o presidente, governadores, senadores e deputados, Valença aproveitará o dia três de outubro para escolher seu novo prefeito. A Resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de estabelecer a cassação de Vicente Guedes, estipulou o novo calendário eleitoral para o município: as convenções partidárias serão realizadas entre os dias 14 e 18 de agosto, e os pedidos do registro de candidatura dos candidatos devem ser requeridos por partidos e coligações até as 19 horas do dia 19 de agosto.

Caso o partido deixe de fazer o pedido, os candidatos escolhidos em convenção podem fazê-lo, individualmente, até 23 de agosto. Fernandinho Graça (PP), atual prefeito de Valença, disse que vai entrar para a disputa pelo Executivo nas eleições de outubro. A propaganda eleitoral vai ser permitida a partir de 20 de agosto, e o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão pode ocorrer a partir de dois de setembro.

Fonte: sítio do Diário do Vale

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha a cara de pu do ex. Continua se achando...
19/08/2010 12h32 Secretaria do Ambiente lança programa Ambiente Local
- Temos que tratar com seriedade esta questão ambiental. Esta nossa parceria com a Secretaria do Ambiente é muito importante. Lograremos com êxito esta integração. O lançamento deste programa é muito importante para os municípios. Temos a convicção que este é o caminho para a melhoria da qualidade de vida da população – disse o presidente da Aemerj, Vicente Guedes.