segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Teremos, ou não, eleições para Valença?

De acordo com o site do TSE: O Tribunal Regional Eleitoral (TSE) decidiu na sessão administrativa desta quinta-feira (16) que editará resolução impedindo eleições suplementares a partir do dia 1º de julho do ano em que se realizam as eleições gerais.

Os ministros apontaram vários motivos para a medida. Dentre eles, o fato de que as urnas eletrônicas ficam comprometidas com o processo eleitoral do pleito ordinário. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, observou ainda que as urnas ficam à disposição de eventuais impugnações por 60 dias após as eleições.

Procurando no google, o site de Mato Grossso Aguaboanews já deu a notícia referente aos municípios do Estado que teriam eleições suplementares em 2010. Segue a notícia: O Tribunal Superior Eleitoral - TSE enviou uma normativa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alertando que as novas eleições em Poconé, Novo Mundo, Campos de Júlio e Ribeirão Cascalheira deverão ser realizadas apenas seis meses após as eleições gerais deste ano. Desta forma, as eleições serão apenas no primeiro semestre de 2011.

Se isso ocorrer, as novas eleições serão depois que houver passado mais da metade dos mandatos dos prefeitos cassados. Isso pode permitir que as Câmaras Municipais nessas cidades realizem uma 'eleição indireta' para escolher o novo prefeito. Assim, os eleitores não escolheriam seus representantes. Apenas os vereadores teriam esse direito de indicar o novo prefeito.

O presidente do TRE, Rui Ramos, aguarda um posicionamento do TSE acerca dessa situação.

"A resolução foi nos comunicada na sexta-feira (17). Estamos no aguardo de outra que virá. Só para esclarecer, essa resolução não foi só para o TRE de Mato Grosso, mas para todos os regionais do Brasil. Agora temos um problema jurídico. Talvez na nova resolução venha alguma especificação, por isso estamos esperando", disse o presidente do TRE, Rui Ramos.

O site do TRE/RJ não possui nenhuma atualização sobre o impedimento das eleições suplementares. E agora?






6 comentários:

Anônimo disse...

Dei uma olhada no acompanhamento processual do TSE...Acho que é só uma questão de publicação da decisão...daí comunica-se aos TREs oficialmente, porque eu acho que extra-oficialmente a cúpula dos candidatos já sabem...o papo tava rolando hoje a tarde na nossa querida Rua dos Mineiros

Anônimo disse...

Gente, interpretar o que diz a matéria é o mais impotante. Na mesma diz que o TSE "editará",resolução impedindo eleições suplementares a partir do dia 1º de julho do ano em que se realizam as eleições gerais. O problema é que tal efeito pode ser somente para as próximas eleições, e não para as deste ano. Importante salientar que foi o próprio TSE que determinou a realização de eleições em nosso município. Sendo assim, e sabendo que a lei é interpretativa, acredito eu que, caso seja realmente editada tal resolução, esta só terá efeitos para as próximas, não para a deste ano. Porém, prefiro esperar dita cuja.

Ps. Tem tb o Princípio da anualidade....não devemos esquecer.


Abraços saudosistas da minha queria PRINCESA DA SERRA.

Anônimo disse...

Meus caros, muitos aqui presente em nosso querido município (sarcasmo sobressaindo-se)estão totalmente decepcionados com essa notícia.
Só queria saber se as portas do gabinete de nosso amado prefeito Luis Fernando Graça (vulgo Fernandinho Graça) ainda continuarão abertas para o atencioso atendimento a população agora que essa notícia surgiu!!!
Bem....como diz: Faça-se, Publique-se, Cumpra-se...

Anônimo disse...

Com certeza meu caro anônimo.
Independente do cargo de prefeito, Fernandinho sempre manteve aberta a porta de seu gabinete na Câmara Municipal.
Foi a justiça que o colocou na cadeira de prefeito, e pode ter certeza que ele irá administrar da maneira mais séria possível, tendo ou não as eleições suplementares.
Um abraço, Valença é 11.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk eles saõ muito cara de Paus,

Anônimo disse...

Irá administrar o mais sério possível...kkkkkkkkk, coitado do sr. prefeito, fazenda eu até acedito.

Engraçado como tem gente q só entrou an prefeitura pelo ex, e agora é sem vergonha e diz que valença 11, mas tudo bem, e de qualquer forma, 45 vale mais que 13!