sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevista com José Arbex Jr.

Trechos retirados da revista Caros Amigos de setembro de 2010.


"(...) Acho que a esquerda, do ponto de vista intelectual está pouco preparada hoje, pra enfrentar a [crise] real, pra enfrentar aquilo que vem. (...) O problema pra mim não se coloca no cmapo da formulação, porque eu acho que o marxismor propicia um instrumento te´porico pra você construir formulações. O problema é a sustentação material das formulaçãoes. O que gera preocupação hoje é ver o despreparo dos movimentos sociais, inclusive da direção. Eu faço uma referência direta ao MST, cuja direção eu critico muito, pela postura que eles têm de defender a candidatura da Dilma Rousseff. Na minha opinião, a Dilma Rousseff é o Lula do mundo bizarro. Então, defender a candidatura do Lula do mundo buzarro, me parece algo mais bizarro ainda. Porque isso atenua, ameniza a urgência que existe na formação de quadros. Você tem a ilusão de que votando na Dilma, você vai protelar a crise ou resolver a crise, que a crise não vem tao brava, mas isso não dependa da Dilma, não depende de ninguém, é um dado objetivo. O capitalismo está em chamas. A coisa vai rolar, não depende da vontade de ninguém, isso é óbvio.

Não acho portanto que o problema de formulação seja uma precariedade teórica do marxismo. Não é. O marxismo dá todos os instrumentos pra você formular teoricamente aquilo que é necessário para o mundo hoje. Ele dá esses instrumentos, nós temos esses instrumentos e podemos formular. O problema é que eu acho que estamos contentes.

O que é estar contente?
É essa ilusão de que a crise não vem, de que existe uma situação estável que vai durar, que não se vê o liite no horizonte, uma sensação de crédito fácil e abundante para comprar o carro e a televisão em 70 vezes. E que é algo que vai se manter ao longo do tempo. A ideia de que voc|ê não precisa organizr militantes para obter conquistas, porque tudo pode ser negociado no âmbito do mercado, das instituições de cédito. Essa sensação.

Mais trechos da entrevista AQUI

Ela completa apenas na edição impressa

Um comentário:

Anônimo disse...

meninos, divulguem!

http://www.ceciartes.blogspot.com/

obrigado
bjs