quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Um livro necessário para Valença


O acompanhamento e supervisão permanentes da conduta dos administradores públicos é uma forma essencial de controlar a corrupção. Para isso, é necessário informação. Por isso esta cartilha foi escrita.
Um dos caminhos possíveis para melhorarmos nossa cidade passa pelo controle social da população sobre os atos da administração pública. A prefeitura de Valença funciona como instituição para enriquecimento de grupos políticos sob a roupagem de nomes de famílias distintas. O Legislativo municipal tornou-se, com raras exceções, um departamento do executivo não funcionando como fiscalizador das ações do prefeito. Infelizmente, uma realidade que não é apenas de Valença. Segundo o livro:

Em vez de procurar cumprir suas promessas eleitorais em benefício da população, quando um corrupto é eleito, usa essas mesmas promessas para empregar amigos e parentes, para favorecer aqueles que colaboravam com suas campanhas ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros. Grande parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar do orçamento da cidade.
Para estimular o controle social em outros municípios, os Amigos Associados de Ribeirão Preto (AMARRIBO) lançaram o livro “O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil”. Organização criada com a finalidade de fazer o controle social sobre a administração pública. A AMARRIBO conseguiu promover a cassação do prefeito daquela cidade, bem como a abertura de diversos processos judiciais contra ele e do seu grupo político.

A partir da experiência da organização, o livro foi lançado propondo um passo a passo sobre a corrupção: as principais formas de fraudes, os indícios de casos de corrupção bem como as instâncias que o cidadão pode recorrer para combatê-la. Leitura obrigatória para uma cidade melhor.

AMARRIBO, Amigos Associados de Ribeirão Bonito. O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil. São Paulo: Ateliê. 4º edição, 2006

8 comentários:

Anônimo disse...

Só para valença?

Acredito que para todo o mundo!

Anônimo disse...

Oi Sanger. Tenho o livro. Caso queira emprestado. Faço contato diario com a Fernanda Verilho dessa equipe. RRecebo noticisas, tiro dúvidas. vale a pena de fato. Abçs, Marilda.

Sanger/Regnas disse...

Olá Marilda! Eu consegui comprar o livro pela internet. Ele é ótimo!
Abração!

CADU disse...

ESTE LIVRO É INTERESSANTE!! VOU COMPRAR!!!

Anônimo disse...

Mais que interessante, caro Watson: necessário.

Anônimo disse...

È, RIBEIRÃO PRETO, TERRA VCS SABEM DE QUEM?????????? VCS SABEM QUEM JÁ FOI PREFEITO E RESPONDE A PROCESSO POR CORRUPÇÃO NA COLHETA DO LIXO???????? NÃO??? ENTÃO EU VOU FALAR...VCS SE LEMBRAM DO ANTÔNIO PALOCCI, SIM, ELE MESMO, SIM, O PRÓPRIO QUE MANDOU QUERBRAR O SIGILO FISCAL DO CASEIRO....O PRÓPRIO QUE FAZIA AQUELAS ORGIAS NA MANSÃO NO LAGO SUL DE BRASÍLIA.....TUDO COM O "NOSSO" DINHEIRO.......

Anônimo disse...

Ops... É Ribeirão BONITO!!

Anônimo disse...

Putz!! Que tal fazer um Ribeirão Valença, Ribeirão Rio das Flores. Ali mesmo no país vizinho vai se descobrir coisas do arco da véia!