segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Xenofobia contra nordestinos no Twitter

Baseado no blog 180 graus

Um post infeliz da usuária @mayarapetruso quando comentava sobre a vitória da presidenta eleita, Dilma Roussef, sobre o ex-governador José Serra, desencadeou uma onda de protestos que prossegue no microblog Twitter. A jovem, que é estudante de direito, postou na noite de ontem, 31: "Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!".

Ela apagou os posts pouco depois e extinguiu o perfil durante a madrugada, mas os usuários foram mais rápidos e fizeram prints que foi repassado e está circulando com pedidos de denúncias de preconceito. As denúncias são feitas aqui e as provas estão aqui. Lamentável sobre todos os aspectos que ainda aconteça esse tipo de coisa. Somos todos irmãos. Veja a hashtag #nordestisto.

A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).

Contudo, se excluirmos os votos das regiões nordeste e norte, Dilma ganharia a eleição com uma diferença de 275 mil votos. É um equívoco atribuir a vitória ao Bolsa Família das regiões mais pobres do Brasil.

Região Norte:
Dilma: 4.037.923 (57,43 %)
Serra: 2.992.584 (42,57 %)

Região Nordeste:
Dilma: 18.405.389 (70,58 %)
Serra: 7.672.382 (29,42%)

Região Centro-Oeste:
Serra: 3.568.877 (50,92 %)
Dilma: 3.439.882 (49,08 %)

Região Sudeste:
Dilma: 22.540.695 (51,88 %)
Serra: 20.910.091 (48,12 %)

Região Sul:
Serra: 8.493.558 (53,89 %)
Dilma: 7.267.073 (46,11 %)

O argumento falso serviu como base para justificar a fobia aos brasileiros pobres, ao resultado que elegeu Dilma e ao sucesso das políticas sociais do governo Lula. Após a grande repercussão, várias pessoas excluíram suas contas do Twitter. A reação aos ataques pode ser acompanhada através da tag #orgulhodesernordestino










5 comentários:

Anônimo disse...

Como que pode existir tanta ignorância...

Pequenos Gestos disse...

Esta faltando......"amar ao próximo como a si mesmo....desejar aos outros o que gostaríamos para nós..."
Pessoas falam muito sem pensar, falam daquilo que o coração está cheio, esquecem que este veículo de comunicação é imediato.

Anônimo disse...

É triste meus amigos (as), em pleno século XXI, jovens "universitários" expressarem através da internet o seu ódio em relação aos nordestinos. O que adianta a cultura acadêmica assimilada durante a vida de estudo sem a assimilação de conceitos consistentes na questão da xenofobia ? Ainda pra completar, ainda existem os neonazistas que defendem essa ideologia política propagada por Adolf Hitler. Oh ! como é complicado compreender o psiquismo humano. Essas pessoas, sem dúvidas, encaram a vida e os fatos históricos como um jogo de vídeo games. Pobre mortais !!!!

Anônimo disse...

Que rídiculo! oO EU SOU NORDESTINA SIM E COM MUITO ORGULHO OK. E só para os desinformados, a região norte e nordeste é a grande parte do Brasil..Essas pessoas idiotas e sem noção que estão falando isso, olha, nós votamos em quem queremos, porque o voto é LIVRE! E aí se nós votamos na Dilma? E aí se ela foi eleita? Não fomos só nós que votamos nela, grande parte do sudeste também votou..Pelo menos não somos tão idiotas a ponto de eleger o Tiririca para deputado de São Paulo. Vocês se julgam bem melhores do que nós, bem mais inteligentes e inventam cada coisa rídicula sobre aqui que dá vontade de rir..Quer saber o que tem no Nordeste? Muita praia, muita festa, sol, comida boa, pessoas animadas,bem humoradas e DISPOSTAR A TRABALHAR..aah é, e sim, nós temos internet :D Então se querem separar o Brasil ao meio, separem, porque é desagrádavel morar em um país onde existe gente que xinga sem nem conheçer..

Mayara Petruso, querida, acho melhor você não vir ao norte/nordeste por um bom tempo, porque não irá voltar inteira para casa :)

Mluisa disse...

-Nao se pode negar que a história se repete.Que com todos os desenvolvimentos e informacoes muitos nao querem ver os riscos.
-Que em cada ser humano existe um pequeno Hitler!E com o atual problema na econômia global o aumento do desemprêgo a insatisfacao cresce entao surgi: um Putin na Russia,um Berlusconi na Itália,um Gert Wilders na Holanda,um Le Pen na Franca,uma Pia Kjaersgaard na Dinamarca e um Serra no Brasil...
-Nao esquecendo que o Pio XII nao gostava de Judeus.Que o Bispo Ricard Williamsson negou o Holucaust; isto sao fatos na história atual.A intolerância está crescendo,o desenvolvimento é mais prêto do que cinza.Triste mas é verdade.
-Se somos animal racíonal como podemos usar o cerébro de maneira humana,positiva e construtiva?
É constadado que a história se repete! -O que acham?
-Mahatma Gandhi disse que: A grandeza de uma nacao e seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais sao tratados.