domingo, 26 de dezembro de 2010

Valença passa por nova maratona política para eleger prefeito

Eleitores de Valença vão definir em fevereiro quem irá governar a cidade até o final de 2012

Só em 2011: Eleitores de Valença vão definir em fevereiro quem irá governar a cidade até o final de 2012


Fonte: Jornal Diário do Vale.

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) remarcou mais uma vez as eleições de Valença. Desta vez, para o dia 6 de fevereiro de 2011, e os candidatos já começaram a fazer campanha. Além dos que já haviam se candidato (Álvaro Cabral (PR), Fernandinho Graça (PP), João Batista (PTdoB) e Francisco  Lima (PSOL)), mais três nomes entraram no páreo pela cadeira de prefeito: Felipe Camelo (PR), Cláudio Sarkis (PT) e Paulinho da Farmácia (PPS).

João Batista Leite declarou que estão entre suas principais propostas o fim da concessão do serviço de distribuição de água por parte da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) que, para ele, só tem cobrado da população taxas exorbitantes e sem propor melhorias.

- Se eu for eleito os cargos de secretários serão ocupados por funcionários municipais, e os responsáveis pela Saúde e Educação serão escolhidos por membros da própria classe - afirmou o candidato, ressaltando que os subprefeitos serão escolhidos por eleição em seus distritos.

Ainda na área da Saúde, João afirmou que buscará soluções definitivas para os problemas que o Hospital Geral vem passando, além de acelerar as obras do Mercado Municipal respeitando o produtor rural e os lojistas. Ele disse, ainda, que também está em seus projetos a criação do Passeio Parceiro, onde haverá a reforma dos passeios públicos em parceria com o comércio e a população, além da criação de Auditoria Municipal. O candidato pretende, por fim, oferecer maior incentivo para instalação de novas indústrias e a qualificação profissional dos valencianos.

- Só temos que lamentar por essa confusão que Valença vem passando, o município está parado há dois anos e uma crise em que não há vencedores - afirmou.

Novos na corrida

Dentre os candidatos que entraram na campanha recentemente está o vereador Paulinho da Farmácia. Ele explicou que não se candidatou anteriormente por acreditar que haviam propostas interessantes por parte dos pleiteantes ao cargo.

- Não me candidatei também por não ter conseguido a união que hoje tenho, com o apoio das  principais lideranças políticas do estado - afirmou.

Segundo Paulinho, suas principais propostas são para a área da Saúde, onde pretende melhorar o sistema de atendimento como um todo, levando a Valença uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

- Na área da educação valorizarei o corpo docente e discente buscando qualidade  no ensino e aprendizado, suprindo as diversas carências e lacunas em muitas escolas do município - afirmou o candidato, ressaltando que pretende implantar na área da assistência social programas e projetos que resgatem a cidadania.
Outro candidato que só entrou na disputa agora é Cláudio Sarkis Assis, do PT.

- É bom lembrar que participei da eleição regular de 2008 como candidato a vice-prefeito em aliança com o PMDB, na chapa encabeçada por Luiz Antônio que, sem maiores justificativas, renunciou. Tentei na Justiça assumir a disputa como candidato a prefeito em seu lugar, mas não havia mais tempo da ordem judicial de substituição - explicou.

Cláudio afirmou que - por se tratar de um mandato tampão - o futuro prefeito precisará estabelecer um marco zero na administração, solicitando ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) uma tomada de contas especial, seguidas de auditoria nas secretarias centrais. Assim, além de assumir o controle das finanças, o governo municipal pode informar à população a real situação do município e implantar uma administração de "arrumação da casa.

- Acredito que hoje Valença deveria ter duas prioridades, tornar a cidade mais atrativa para o turismo e aumentar a oferta de ensino público de qualidade

Para Cláudio a cidade ainda está sob forte influência oligárquica, principal motivo de do atraso econômico e social segundo ele.

- O principal é fazer que Valença mude sua cultura política - afirmou.

Para Felipe Camelo, do PR, Valença sofre um momento de crise financeira e institucional por conta da troca de prefeitos, além da crise moral que existira, segundo ele, pela falta de transparência nos atos do atual prefeito, Fernandinho Graça.

- É preciso arrumar a casa - disse o candidato, que recebeu o apoio do PSDB.

Uma das principais propostas de Felipe é fazer a integração do município ao restante da região com empresas e formação de mão-de-obra profissional. Ele, que já foi secretário de Educação de Valença e Barra Mansa, disse levará para Valença as "Escolas Inteligentes", integrando novas tecnologias à alfabetização, além de aproveitar todo aparato da cidade para trabalhar a educação.

- Pretendo fazer também uma nova licitação para a empresa de água e esgoto e também para o setor de transporte coletivo - prometeu.

A reportagem do DIÁRIO DO VALE enviou as perguntas por e-mail para o candidato Álvaro Cabral e também para a assessoria de Fernandinho Graça, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. Já o candidato Francisco Lima não foi encontrado

12 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito em mais nada que eles prometem!
Voto no Álvaro porque se mostrou o mais interessado, e é o mais preparado para ressuscitar o defunto.

Anônimo disse...

SÓ COM APOIO DO GOVERNO FEDERAL PODEREMOS ARRUMAR ESTA CIDADE.
POR ISTO SÓ O CLÁUDIO SARKIS COM O PT PODE DA JEITO NISTO.

Raphael disse...

Concordo contigo anônimo. Melhor votar no que demonstra mais interece no município desde de o início desta bagunça eleitoral, do que votar naqueles que defendem intereces de outros, que não sei por que não mostram a cara. Vêem sempre com as mesmas promessas o município é sempre governado pelas mesmas pessoas e por isso continua mesma merda de sempre.

Anônimo disse...

Voto no Felipe Camêlo que tem os pés no chão, é bem relacionado em toda região e é o único dos candidatos que é um gestor público premiado. Teve coragem de romper com o Álvaro quando ele se juntou ao grupo do Luis Antonio+Piccianes+Sergio Cabral.

Anônimo disse...

Filipe Camêlo jamais. O cara deu até de escrever em jornal do local. Oportunistas de mão cheia!

Anônimo disse...

CHICO LIMA NELES GENTE! JÁ TÃO ATÉ DENUNCIANDO O CARA! pORQUE SERÁ?

Anônimo disse...

Chamar de coragem orompimento do Camêlo é d+. Oportunista isso sim. É um neoliberal de mão-cheia. Seu deus é o mercado de capital. Sãos as fezes intestinais da vida. OÉ o cara certonesse mundo lucrativo em que vivemos. E depois, faz-me o favor: outro filipim não dá não é mesmo? rsrs

Anônimo disse...

É engraçado, o cara tem diarréia cerebral na hora de criticar os outros. O Felipe Camêlo, não o Farias, ganhou prêmios nacionais quando foi secretário de educação de Barra Mansa e o anônimo ai de cima não deve saber nem definir "neoliberalismo" para rotular os outros. É aquela velha história: é mais fácil aos fracassados criticarem o sucesso dos outros. Leia mais, pesquise no Google, fale menos besteiras...

Anônimo disse...

Só pra registrar; já li artigos do Felipe Camelo em jornais da região e também já vi artigos acadêmicos dele publicados.

Anônimo disse...

claudinho e vivili neles!

Anônimo disse...

Pesquise entre os trabalhadores, pergunte ao menos aos professores de Barra Mansa o que acharam dessa figura como secretário....lhe dariam algum prêmio? Duvido!Quem conhece na prática não precisa de google!

Anônimo disse...

CLÁUDIO SARKIS NELES!! O CANDIDATO DO LULA, DA DILMA E DO SENADOR LINDEBERG DO MINISTRO LUIZ SÉRGIO!!!!!
SÓ O GOVERNO FEDERAL PODE SALVAR VALENÇA!!
PENSE NISTO!!!