quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O “progresso” de Valença: fotos do teatro municipal Rosinha de Valença








Ps: Recordar é viver! Dia 22 de dezembro do ano de 2007. O site da prefeitura de Valença lança a notícia: convênio entre o governo Federal e a prefeitura para reformar o teatro. A União entraria com 300 mil reais e a prefeitura 60 mil reais. As obras do teatro começariam em Janeiro de 2008 com um prazo de término de 5 meses.


Onde foi parar o dinheiro do teatro?

15 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, recordar é viver. Me lembro de uma apresentação da falecida Dercy Gonçalves, no citado teatro. Na ocasião, ela pediu desculpas ao público por terem de sentar de forma tão desconfortável. De lá pra cá, mudaram as cadeiras (acho que são do antigo cinema), mas o resto...não há banheiro nem camarim decentes, o piso não existe, o mofo é insalubre e o BURACO no asfalto é um absurdo, que vem açoreando a base do prédio . Aliás, a praça virou um ELEFANTE BRANCO, e o pior, na chegada da cidade, belo cartão de visita.

CADU disse...

A CIA. AMOR E ARTE TEM UMA PEÇA ENSAIDA E NÃO TEM ONDE SE APRESENTAR.
ANO PASSADO ESTIVEMOS SE APRESENTANDO EM PALCOS FORA DE VALENÇA E INCLUSIVE EM FESTIVAL DE EQUETES TEATRAIS FORA DAQUI.
TINHAMOS EM 1992 8 GRUPOS DE TETARO NA CIDADE E HOJE UNS 2 GRUPOS APENAS.
VALENÇA É UMA CIDADE COM POTENCIAL CULTURAL E TURISTICO, MAS PARA CRESCER PRECISA DE VONTADE DE QUEM GOVERNA. EU AINDA SONHO EM VER O TEATRO REABERTO!!CADU

amarildo disse...

esse elefante branco e cria do alvaro e seu ex secretario de obras, ex vereador ex dep,(nunca se elegeu) dr paulo cesar,tem carlinho bundao, queiroz, verde, eugenio,manoel macedo,tinha tambem uma bichona velha,ufffaaa, quanta porcaria, e por isso que valença esta acabada.

Cadu - Cia. Amor e arte disse...

Amarildo quem construiu o teatro foi Fernando Graça, e quem mais deu apoio ao teatro valenciano foi Alvaro Cabral.
Não estou aqui para falar de politica, mas sim de cultura e do nosso teatro Rosinha de Valença.
Eu não culpo quem não gosta de teatro e de quem nunca assistiu um espetáculo. É uma pena que muita gente em valença não tenha asseço a cultura. Mas tenho fé que um dia mude.Já que tocou no assunto.Pergunte ao seu candidato sobre musica, teatro e cultura em geral.Pergunte se ele já assistiu alguma peça por exemplo.
Quem sabe o tal "elefante branco" não vire um grande espaço para tirarmos nossa juventude das drogas e da marginalidade, e quem sabe não surja atores que voce possa ver na telinha de sua TV.
Pense nisto antes de falar.

amarildo disse...

amigo cadu, quando citei o elefante branco foi a praça ao lado,sobre o teatro foi o fernando que fez,eu ja fui em algumas peças de teatro,quanda a dercy esculaxou por nao ter banheiro,o que acontece, e que voces artista nao se mexe fica esperando o governo fazer, porque voces nao fezem mutirao para arrumar o teatro, se for desta forma terei o maior prazer em ajudalos,tenho amigos que pode ajudar, sobre o alvaro coloca ai no periodo de seu mandato uma peça apoiada por ele.abçs

amarildo disse...

amigo cadu, o meu candidato e de angra, eu sou valenciano, e estou a 6 anos trabalho em angra, voce esta enganado, se eu tivese que votar em valença votaria no que eu acho melhor, o voto e secreto.aqui sim se respira cultura e arte, angra e parati, a onde os artista nao depende de prefeitura honra a sua dignidade,abçs

amarildo disse...

amigo cadu, voce deve conhecer parati, os artista daqui se apresentam na rua, porque voces nao o mesmo e errecada dinheiro para reformar o teatro, ficar esperando o poder puplico para arrumar sabe quando vou ver um artista na tv nunca,o teatro e do povo cabe ao povo cuidar do seu maior patrimonio as suas origens, as suas culturas a sua musica, pense nisto antes de acredir, eu so quero ajudar pois sou valenciano e nao forasteiro.abçs

Anônimo disse...

Acho que o diálogo tomou um rumo um pouquinho diferente...DIGO E REPITO que TANTO O TEATRO, COMO A PRAÇA EM GERAL se tornaram sim, um 'ELEFANTE BRANCO", pois nunca este espaço público funcionou a contento, ENTRA GOVERNO, SAI GOVERNO...e de uns anos para cá, a situação piorou. O Teatro hoje é depósito de lixo. Lá dentro há resto dos carnavais, resto disso, resto daquilo. Os ratos proliferam. A quadra é um lixo. Existe um "TROÇO" lá que dizem, seria uma rampa de skate...NUNCA FOI. Apesar da areia suja e dos brinquedos nas últimas, o parquinho ainda resiste...graças ao esforço de um morador que se dedica, abrindo, fechando e dando uma "ajeitada" nos brinquedos. Por último a praça é um abrigo para os sem-teto, alcoólatras, excluídos da sociedade e pelas pseudo SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL que tivemos nas últimas décadas.

P.S: ISTO É UM FATO, NÃO É CAMPANHA POLÍTICA. É UM PROBLEMA QUE PRECISA SER RESOLVIDO.
OUTRA COISA. MORO NO BAIRRO, ALIÁS NASCI NO BAIRRO.

Ser da Terra disse...

Olha, Cadu, você como artista deveria ser o primeiro a se sentir desrespeitado com um teatro desse porte para se apresentar. Nem diria que é um elefante branco, tá mais pra bode arriado. Quanto ao Álvaro ter dado mais apoio ao teatro, em que mundo você vive? Em que Valença? Deve ser muito jovem para não lembrar que o Álvaro Cabral levou sim muita gente do teatro para a secretaria de cultura, mas que essas pessoas romperam com o então prefeito pelo seu perfil centralizador e autoritário, entre outros motivos. Incautos, como você me parece ser, são levados pelo "canto da sereia" desses políticos que só querem defender os próprio projeto: enriquecer desonestamente às custas de um nada fazer pelo município, e sim pelos esquemas corruptos de desvio de verbas. Quais melhorias o Álvaro fez no Teatro Rosinha de Valença? Sendo um teatro municipal e levando o nome de Maria Rosa Canellas deveria ser uma das mais belas obras arquitetônicas de Valença.

CADU disse...

AMARILDO, EU COMECEI FAZENDO TEATRO DE RUA, CHEGANDO A DIRIGIR POR DUAS VEZES O ESPETACULO DE RUA PAIXÃO DE CRISTO.
QUANDO FALEI DO APOIO DO ALVARO EU POSSO DIZER QUE TEVE SIM. FOI ELE UM DOS GRANDES INCENTIVADORES, PRINCIPALMENTE AO ESPETACULOS DE RUA.
EM RELAÇÃO AO TEATRO SER ENTREGUE AOS ATORES EU TAMBEM SOU Á FAVOR.
CHEGAMOS A TENTAR FAZER ISTO, MAS FOI QUANDO RESOLVERAM FECHAR AS PORTAS.
MAS TEMOS QUE UNIR TODOS QUE AMAM A CIDADE, OU MELHOR O TEATRO.
A IMPORTANCIA DAQUELE ESPAÇO É ENORME.
A ULTIMA PEÇA QUE APRESENTEI EU LEVEI UM PÚBLICO DE 153 PESSOAS DEBAIXO DE CHUVA. ISTO MOSTRA QUE O POVO GOSTA E QUER NOSSO TEATRO ABERTO. MAS INFELIZMENTE A ATUAL SECRETARIA ABANDONOU NÃO SO O TEATRO, MAS PRINCIPALMENTE OS GRUPOS DE TEATRO DA CIDADE.
INFELIZMENTE!!!

Anônimo disse...

É bom para vermos que essa história de convênio é a maior balela. Nem o homem do recurso conseguiu trazer o que já estava encaminhado!?!?!?!!?
O Álvaro incentivou sim o teatro.
Mas não entendo porque está fechado.
Quem quiser, pode usar o teatro da ABF pois foi construído com dinheiro público.

amarildo disse...

amigo cadu,voces deveriam voltar a fazer teatro na rua, pode ter certeza que o povo vai prestigiar,crie tenda cultural, espaço cultural qualquer coisa nesse sentido, voces terao o povo do lado de voces ai sim e a hora de protestar e pegar o teatro para voces administrar sem envolvimento do governo, veja o encontro de folias de reis lotado, o desfile de carnaval lotado,isso tambem e teatro voce nao acha e feito na rua,existe empresas que financia peças teatrais,e so fazer contato. ate o pref. alvaro quando bateu na kely, puxando os cabelos e batendo nela no centro da cidade, isso tambem e uma peça de teatro meio troglodita, dos tempos da caverna.eu acho que foi a unica peça de teatro que o alvaro, patrocinou quando bateu na sua esposa kely.eta prefeito bom.abçs

Anônimo disse...

Ser da terra é entender que a verba vem mas não é aplicada. O Teatro ficou a porcaria que ficou (nem banheiro tinha) porque as verbas foram marcianizadas pelo caminho. Do mesmo modo as granas que vieram para as quadras. Não acredito que as quadras foram feitas com a totalidade da grana que foram liberadas para tal. As postagens que o Sanger tem feito demonstram, claramente, haver descaso na manutenção das obras sim, mas demonstram, também, a baixa qualidade do material utilizado. Se o Sanger enveredar por esse caminho vai ter material farto para postar, como Luiz assinalou ai em cima. Isso torna claro, de novo, a ineficácia de nossos agentes legislativos. Digam ai: alguém tem noticia de um único controle que seja da parte dos vereadores? Do Felipe Farias, por exemplo, lider do PT na Câmara (hehe)? O caboclo é tá bão que rejeitou requerimento do Zan quando este quis saber o que seria feito e para onde estava sendo encaminhado o material da demolição do Parque de Exposição e da Chaminé. Da Trbuna mandou o Zan recorrer ao Ministério Público caso quisesse alguma informação mais consistente. E por ai vai... bolsa família? Nunca procurou saber como e pára quem estão indo os recursos. Há fortes indícios de pessoas recendo sem que corresponda ao perfil necessário - Rômulo Milagres, alô! E por ai vai...

Anônimo disse...

o alvaro não só incentivou o teatro como fez um teatro tb na pmv na epoca q foi prefeito...é 11 neles

Anônimo disse...

Como !presidente?" do PT, Kadu faz teatro.