domingo, 30 de janeiro de 2011

Valença espera decisão do STF para eleições

Última atualização em 29/1/2011, às 16h30 - Júlio Black

Valença vai eleger o novo prefeito que comandará a cidade até o final de 2012 no próximo dia 6 de fevereiro. Ou não. A tradicional cidade do Sul Fluminense pode viver a insólita situação de eleger um prefeito que não vai tomar posse - ou pior: ter o pleito marcado para o primeiro domingo do próximo mês cancelado pela segunda vez.

Como se não bastasse a confusão vivida nos últimos sete meses, que começou com o processo de cassação do mandato do então prefeito Vicente Guedes (PSC) - que deixou o cargo em julho - e fez o município ser administrado por três prefeitos diferentes num prazo de seis meses, agora Valença vive a expectativa pelo julgamento da ação cautelar enviada por Guedes ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o seu retorno ao posto enquanto seu processo não seja julgado em definitivo. A ação - que provocaria o adiamento da eleição ou até mesmo mais uma troca no Executivo valenciano - tem a expectativa de ser analisada ainda esta semana pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso.

Vivendo sob o signo da incerteza, os mais de 70 mil moradores da cidade fundada em 1823 acompanham a campanha eleitoral que se iniciou em dezembro: são inúmeras placas e cartazes pelas ruas de Valença - principalmente nos bairros mais afastados - e alguns poucos carros de som e cabos eleitorais pelas ruas agitando bandeiras, retrato bem acabado do desânimo que parece, em parte, ter tomado conta de boa parte dos eleitores.

Para o comerciante Eduardo Schirm, de 50 anos, Valença passa por uma situação, no mínimo, "inusitada".

- Isso nunca aconteceu em Valença, ter quatro prefeitos em menos de um ano. Sem contar que ainda podemos ter um prefeito eleito que não vai tomar posse - disse, referindo-se à ação movida por Vicente Guedes - Mas esse tipo de atitude acaba atrapalhando a cidade. Ele tem o direito de tentar voltar, até porque o erro aconteceu na eleição de 2008, quando o tribunal deixou que ele concorresse, mas essas trocas acabam sendo ruins para Valença - acredita.

Eduardo disse, ainda, que tem conversado com muitos amigos sobre a eleição, considerando que o futuro prefeito terá muito pouco tempo para resolver os problemas enfrentados pelo município.

- A cidade deixou de ter os investimentos necessários, piorou muito na área de Saúde, além do problema do desemprego. Precisamos de concurso público, urgente. O jeito é escolher o "menos ruim" - concluiu, desanimado.

A dona de casa Maria de Fátima Ribeiro, de 38 anos, compartilha da mesma opinião.

- Esse tempo é curto. Os que ficaram quatro anos fizeram nada, agora mesmo temos a saúde abandonada - advertiu.

O balconista Iata Anderson, de 38 anos, por outro lado, declarou-se animado com a disputa política, e que considera bons os candidatos envolvidos na disputa, mesmo que alguns tenham entrado na corrida "em cima da hora", como declarou. Quando o assunto é a ação movida por Vicente Guedes, ele também tem posição discordante da de Eduardo:

- Acho que ele não deveria mais correr atrás [do recurso], pois já pensamos em eleger um novo prefeito. A população passa a ficar desacreditada com a política se não tivermos eleição no próximo dia 6 - argumentou.

Já a auxiliar de cozinha Nelma Alves Araújo, de 39 anos, é uma das ferrenhas defensoras do prefeito alijado do posto.

- Ele está certo, sim, já que foi eleito não deveria sair depois, foi a Justiça que permitiu. Se ele voltar vai ser melhor, ele pode fazer coisas boas nesses dois anos. Valença está uma bagunça total, abandonada, só um milagre para resolver. O desemprego está um horror, estamos virando uma cidade dos aposentados - desabafa.

Sem esperanças

Aos 51 anos, o aposentado Nivaldo Paiva pensa até em mudar de cidade, ao ver as poucas perspectivas para o futuro do município.

- Os candidatos são os mesmos, não muda nada, Valença vai continuar parada - criticou.

Para ele, o clima vai ficar péssimo caso a eleição seja suspensa. Mesmo acreditando que Vicente Guedes tenha feito uma boa administração, ele faz parte do grupo que acredita que o prefeito eleito em 2008 não deve voltar.

- Vamos ter uma revolta se isso acontecer, descontentamento. A lei diz que não pode, e vivemos nessa confusão desde que liberaram a candidatura dele - afirma.

Apesar de seu pessimismo, ele reconhece que a população tem falado muito sobre a eleição do próximo domingo pois, segundo disse, a cidade pode, enfim, voltar à calmaria nos quase dois anos de mandato que o futuro prefeito terá.

O advogado, que tem um filho adolescente entrando no segundo grau e demonstrando preocupação pelo seu futuro profissional, pensa em sair de Valença pela escassa oferta de empregos no município.

- Temos ma lei que incentiva a vinda de empresas através da diminuição de impostos, mas os empregos gerados são em número muito menor que o esperado, além dos baixos salários. O futuro prefeito tem que pensar em cursos técnicos profissionalizantes para que esses empregos fiquem com os moradores. Penso em mudar de cidade justamente por essa falta de oportunidade, fico preocupado com meu filho. Não vejo futuro para Valença - sentenciou.


Diário do Vale

12 comentários:

Anônimo disse...

Era só o que faltava. Guedes foi uma mentira imposta guela baixo por setores empresariais e religiosos à população de Valença. Sem respeito a todos nós, demonstrou não possuir caráter ou respeito pela palavra empenhada. Rasgou tudo o que disse nos palanques: nada de participação popular. Desrespeitou o Plano Diretor, implodiu o Conselho da Cidade e permitiu que seu fiel escudeiro Beto Rocaferro transformasse a prefeitura em um feudo particular, afastando, inclusive de suas funções, funcionários (as) públicos que não entraram em seu esquema. Misógeno, esse rapaz. As falcatruas, possiveis e prováveis, foram comentidas às claras, aos olhos vistos. Sobre ele recai a suspeita de fraudar a assinatura do alcaide qdo esse estava ausente de Valença. Funcionários declararam-se pasmos. Os processos surgiam do nada, assinado por ele, estando o mesmo em Brasilia, segundo dizia, atras de recursos. Cassado Não! Devia sim, ter saido preso. Ele e toda a sua camarilha. A ter amor por valença, e respeito pelos segmentos que o apoiaram, devia sim, desistir de sua intenção.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE, A VERDADE NUA E CRUA É A SEGUINTE: Se o Presidente do STF, Ministro Cezar Peluso, que é o Relator, por atribuição regimental, no pedido de liminar, disser sim, ele volta. Vamos ficar de olho no resultado, que deve ser esta semana. Para tanto, site do STF, acompanhamento processual, AC 2788, Ação Cautelar nº 2788.

Anônimo disse...

se o vicente voltar eu fecho as portas da minha casa e me mudo para bem longe!!
imagine Vicente prefeito e luiz antonio chefe de governo.
vc ainda ficara em valença?

Anônimo disse...

Palhaça... Só faltava esta... Sem comentários...

Anônimo disse...

I really like your site. Excellent content. Please continue posting such profound cotent..

Anônimo disse...

All right.

Anônimo disse...

Juridicamente muito difícil tal possibilidade, vez que ausentes os requisitos indispensáveis para a concessão da medida liminar. Agora, politicamente ai eu já não sei.

Anônimo disse...

Uma PALHAÇADA,

Anônimo disse...

Valença!!!

Do jeito que a coisa anda...

O último a sair apague a luz!!!

Já estou arrumando minhas malas e meu passaporte já está carimbado.

Não dá pra ser feliz por aqui.

A mediocridade e a mesmice imperam de lado a lado.

E o pior. Não existe esperança nenhuma dessa conjuntura mudar.

Só lamento!!! Por mim, pelos jovens que aqui estão sem perspectiva, sem alternativas de vida e sem oportunidades de desenvolverem seus talentos.

Triste sina desse município!!!

Anônimo disse...

Volta não!!! Eles continuam tocando terror. Palhaços!!!!
Ou então, vamos, definitivamente, rasgar a Constituição Federal.

Anônimo disse...

Ai, a cadeira do Eros Grau será ocupada por um parceiro do Sérgio Cabral.

Anônimo disse...

voltou sim. A decisão acaba de ser proferida.
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4016432

Me diga lá: nem durão, nem curandeiro, nem fazendeiro, nem militante, nem fanfarão e nem engomadinho. Dilmar NERDS SABE COMO USAR A CANETA.

Agora é mobilizar a população. Tacar fogo na geripoca. Pedir aos funcionários tudo o que possa ser usado a favor da Justiça para escurrar esse %$$$$##@@*& daqui.