quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hoje eu resolvi mudar o mundo!

Download aqui

Trabalho de História do primeiro bimestre para o Ensino médio.

Resumo: O que aconteceria se o Superman decidisse acabar com a fome? Será que o homem mais forte do mundo venceria este desafio? Quais são os problemas da fome no mundo hoje? Garoto miserável falando para o super: "Você voltará [com comida] amanhã?"

1) Superman nos fala que a sua missão é garantir a LIBERDADE e a JUSTIÇA. Na sua opinião, uma pessoa pode ser livre passando fome? A sociedade brasileira pode ser justa com 11 milhões de famintos? Diga o que uma pessoa precisa para ser livre?

2) Nas primeiras páginas do livro, o homem de aço acredita que o combate à fome poderia ser simbolizado por uma pessoa sem interesses materiais. Você conhece algum personagem histórico que ficou famoso por combater à fome? Pesquise e cite um personagem.

3) A indiferença é um dos males que aflingem tanto Metrópolis como Valença. Podemos entender a indiferença como sendo uma incapacidade de enxergar para além de nós mesmos. Você se considera indiferente perante à sociedade? Você conseguiria citar lugares de Valença onde pessoas passam fome?

4) Os especialistas no combate à fome garantem que há quantidade suficiente de alimentos para todas as pessoas no mundo. O problema está na distribuição dos mesmos. Qual foi a proposta inicial do homem de aço para combater a fome?

5) Parecia que a proposta inicial do filho de Krypton acabaria com a fome no mundo. Contudo, começaram a surgir problemas que a boa vontade de superman não conseguiu resolver. A fala do garoto que pergunta ao super: “Você vai voltar amanhã?” mostra o ponto fraco da proposta do homem de aço. Qual seria esse ponto fraco?

6) A fome não é um problema de quantidade de alimentos, mas sim da distribuição. Quem distribui comida num país miserável controla o poder. Qual seria o motivo do déspota impedir a distribuição de alimentos do homem de aço para a população?

7) Já no final do livro temos um superman frustrado por não ser a esperança de milhões de pessoas. Citando uma passagem: “Mais do que tudo, sinto a decepção de milhões que ainda olham para o céu, mesmo sabendo que não vou chegar.” O homem de aço é derrotado não só pela quantidade de pessoas morrendo de fome. Ele é derrotado por perceber como a fome é um estrutura no nosso mundo capitalista. É derrotado ao compreender que a fome é uma indústria. Explique qual a conclusão que o homem de aço chega em relação ao problema da fome.

2 comentários:

Marilda disse...

Olá Sanger. Por partes, responderia a questão 3, inicialmente. Não me entendo indiferente perante a sociedade. Daqui e de tantos outros lugares. Costumo mencionar que a exposição "EXODUS", de Sebastião Salgado, teve um forte impacto sobre mim. O tema central são os deslocamentos populacionais, tendo ou não a guerra como pano de fundo. América, África, Europa, Ásia e Oceania são os "países" para onde se deslocam. São muitos, são milhares esparramados pelo mundo todo. Seres humanos, velhos ou novos; homens ou mulheres, adultos ou crianças; de todas as etnias e credos; vestidos ou nus; despojados de pátria e assustados, sem dúvida, são seres foragidos da fome. Um pouco antes do Casarão pegar fogo, teve lugar a exposição. A fome tira do homem sua dignidade. E sua liberdade, também. Liv Ullmann, no livro Opções, quando embaixadora especial do UNICEF descreveu horrorizada a fome no mundo. Quando li o livro, final dos anos 70, fiquei chocada. Ninguém pode falar em liberdade onde há fome. Definitivamente, não! Em Valença temos fome sim, em muitos lugares. No campo, por exemplo. Já não se tem mais espaço para pequenas lavouras. O caso é plantar capim, alimentar o gado. Muitos são proibidos de plantar pequena lavoura, por mais absurdo que possa parecer. Marilda.

Sanger/Regnas disse...

Nota 10 Marilda (com louvor). Vou procurar as fortos do Sebastião Salgado. Valeu pelas indicações!!!
Abraços
Sanger