sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prefeitura pretende implementar estacionamento rotativo em Valença

É possível que ainda este ano seja impelmentado o estacionamento rotativo em Valença, como já acontece em outras cidades, como Barra do Piraí e Volta Redonda, por exemplo. A argumentação para a implementação é o ordenamento urbano e a melhoria do tráfego nas zonas centrais, além de gerar receita para o município.

No entanto ainda não existem valores estipulados. O que já aconteceu foi a aprovação na Câmara de Vereadores de uma lei que autoriza a regulamentação do estacionamento rotativo. Também não foram definidas que áreas da cidade passaria a ter o estacionamento pago. Para isso o governo disse que já solicitou à Associação Comercial, aos Sindicados e à sociedade civil organizada (quem seriam os representantes desse setor em nossa cidade, que receberam essa solicitação?) que apresentem um planejamento estratégico da iniciativa (acredito que a o papel deveria ser discutir o planejamento, que deve ser feito pela Prefeitura, via Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômica, pasta que está vinculada ao projeto. Até porque a própria prefeitura diz que já realizou visitas em outras cidades para conhecer o funcionamento e pensar em estratégios para Valença).

Falta também firma convênio com o DETRAN para que a guarda municipal passe a ser considerada agente de trânsito, e o decreto municipal. Com isso abre-se umprocesso licitatório, e a previsão, segundo a Prefeitura, é e que a operacionalização do projeto se dê de 40 a 60 dias após a publicação do decreto.

Para quem não conhece o sistema de estacionamento rotativo, ele se dá através de cobrança de um valor por tempo em que o veículo fica estacionado em via pública. No Rio de Janeiro, por exemplo, o sistema cobra, algumas ruas, R$ 2,00 para até duas horas de estacionamento. Outras ruas, menos movimentadas, o valor é de R$ 2,00 por todo o dia. Em Valença, provavelmente o valor deverá ser menor (pelo menos é o que se espera).

3 comentários:

Anônimo disse...

O Paulinho Ávila que faz da rua venda de Carros, e aquele senhor de barba branca em frente a Rodoviária seráo incomodados:??? Ou vão livrar a cara deles?

Anônimo disse...

E o garoto riflorense está com a bola toda.

Anônimo disse...

Só isso não adianta. O que o governo disse é: Acabo de passar a bola ao meu sucessor (de novo)
O povinho não sabe mais sequer o que é mão e o que é contramão, melhor todo mundo andar à pé