quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sem acordo com governo, professores mantêm greve no RJ

Os líderes do movimento grevista dos professores estaduais do Rio de Janeiro foram recebidos para uma reunião com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, no fim da tarde desta quinta-feira. Os docentes apresentaram as principais pautas de reivindicações, mas não houve acordo com o governo e a greve iniciada na terça-feira segue por tempo indeterminado nas escolas públicas.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe), Ivonete Conceição da Silva, os professores cobram um reajuste salarial de 26%. "Eu sou professora há 18 anos. Há 15 não temos reajuste salarial, apenas gratificações que não são incorporadas ao nosso salário. Reivindicamos a valorização do nosso trabalho porque R$ 619 é uma vergonha, isso não é salário de professor", afirmou.

Os líderes do sindicato afirmaram que 70% dos profissionais aderiram ao movimento grevista e que, na sexta-feira, será feita uma assembleia para decidir os rumos da paralisação. "Não voltamos para a sala de aula se o governo não negociar. Estamos em contato com o secretário de Educação, mas precisamos de uma resposta efetiva", disse a professora.

O secretário não quis se pronunciar após a reunião, mas informou por meio da assessoria que já houve avanço na negociação com os grevistas. A secretaria disse ainda que informações recebidas de escolas de todo o Estado dão conta que apenas 2% dos docentes aderiram à greve.

Apesar de não conversar com a imprensa, o secretário trocou números de telefones com os diretores do sindicato para que haja uma comunicação efetiva. Mais cedo, os professores haviam se somado ao coro de bombeiros que protesta desde domingo em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

"Apoiamos o movimento dos bombeiros, queremos liberdade para eles. O governador Sérgio Cabral tem que acabar com esse salário miserável que nos paga, merecemos respeito", disse a diretora do sindicato.


Rodrigo Teixeira (Portal TERRA), direto do Rio de Janeiro

5 comentários:

Anônimo disse...

ASSEMBLÉIA EM VALENÇA AS 15 HORAS NO PAVILHÃO LEONI NA PRÓXIMA SEGUNDA E SÁBADO PANFLATAGEM NA RUA DOS MINEIROS!
SEPE/VALENÇA!

Anônimo disse...

Assembléia meio tardia.... com o movimento já a todo vapor! E panfletagem antes da assembléia? Quem irá? Os convocados pela internet? Os profissionais de valença estão órfãos de sindicato mesmo!

Tyler Durden disse...

Anônimo,

Esta não é a primeira assembleia, tivemos uma na quarta feira no Pavilhão Leoni, onde estiveram presentes 14 professores.

Em relação á panfletagem, que tal se vc panfletasse? Sindicato é gente de carne e osso e não uma entidade paranormal que sobrevoa nossas cabeças.

Anônimo disse...

O de valença é uma entidade paranormal, que só sobrevoa nossas cabeças em ano de eleição!Você estava na "panfletagem"?

Anônimo disse...

ENTÃO TUDO QUE O JORNAL VEM PUBNLICANDO SOBRE O SEPE É MENTIRA:AS FOTOS DE CENTENAS DE PESSOAS NAS RUAS ETC.?