terça-feira, 5 de julho de 2011

Alô Fura Greve: Professores estaduais têm 1ª vitória

Mas isso não quer dizer que vamos deixar de lutar. Imaginem se todos tivessem aderido a greve, hein? A luta não é só por salário, é por condições dignas e por educação de qualidade que combata os burocratas que querem transformar a escola em fábrica. 

.

POR ALESSANDRA HORTO (Jornal O Dia)


Rio - A Secretaria Estadual de Educação anunciou ontem a antecipação de uma parcela da antiga gratificação Nova Escola, de 2012 para julho de 2011. A medida favorece 76 mil professores ativos e 60 mil aposentados. O novo valor do vencimento básico representa aumento de 9,20%.

Arte: O Dia
Arte: O Dia
Os professores e administrativos já receberiam, a partir de 1º de julho, a incorporação de uma parcela do Nova Escola. Então, serão pagas duas cotas juntas. Docentes 1 e 2 nível 3, profissionais em maior número na Educação, ganhariam R$ 800,10. Com essa nova a medida, terão crédito de R$ 836,10. Mas a antecipação depende de aprovação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que retornará do recesso em 1º de agosto.

Administrativos terão antecipadas todas as três parcelas restantes, que seriam quitadas até 2015. Serão beneficiados 17 mil ativos e 14 mil aposentados. O aumento ficará entre 19,31% e 23,07%.

Dependendo da data de aprovação, o correspondente à parcela antecipada poderá ser pago em agosto, em folha suplementar, ou em setembro, com retroativos. A professora Mariza de Almeida Silva, 55 anos, defende para a classe antecipação também das três restantes (confira valores nas tabelas ao lado).

Seleção: 3 mil vagas este ano


O secretário de Educação, Wilson Risolia, anunciou que a pasta vai lançar, ainda neste ano, edital para contratar, ao menos, 3 mil professores — chances em Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. “Estamos fazendo o máximo para melhorar a Educação e não vamos parar por aqui”, disse. A categoria está em greve há 28 dias por melhores salários e condições de trabalho.

5 comentários:

Anônimo disse...

A luta continua! Não faltam motivos.
Hoje, a direção do Colégio Theodorico Fonseca pediu a uma professora de Geografia que aplicasse uma "prova" de Educação Física, sendo que os alunos dessa turma não tiveram nem uma aula dessa disciplina neste ano. O que é isso? Fraude!!!!! Quantos absurdos!!! Isso é crime! É assim que estão fingindo que estão dando educação de qualidade aos seus alunos. Sem falar, que algus professores, além de não participarem de movimentos reivindicatórios de sua categoria, colaboram para o governo enganar a sociedade. Que vergonha!

Cícero disse...

Essa mesma diretora, que nos tempos que passei nesta grande escola, alocava analfabetos no EJA e determinava suas aprovações. Apenas para fins de atingir os percentuais determinados pelo governo. Após contestá-la, por estarem, os alunos, em cursos inapropriados (deveriam estar no programa alfabetização para adultos)a diretora me sai com a seguinte pérola: "Alguns professores desta escola também são analfabetos!" Depois dessa, tive que ir trabalhar em outro lugar! Graças a Deus!Rs...

Anônimo disse...

Como pai de aluno desse colégio, fico estarrecido com a direção e sua equipe. Li considerações do diretor, numa reportagem do Jornal Local, sobre o movimento dos professores da rede estadual e fico me perguntando que moral ele tem pra questionar alguém. Uma coisa é a luta justa contra esse governo estadual que mascara a realidade e a reação aos escândalos que são varridos pra debaixo do tapete com a publicação de "códigos de conduta". Outra coisa, são "educadores" fazendo esse papel: tentar enganar pais. Que exemplo para os alunos, hein? Estamos chegando a um ponto tão crítico, que me dá esperança de que vamos conseguir que mais pessoas denuciem as mentiras e fique claro para a sociedade que temos força para nos rebelar contra isso tudo. Sugiro a criação de um disque-denúncia para situações ocorridas nas escolas.

Cicero disse...

Caro Pai,
É simples. Basta estarmos juntos, Pais, Responsáveis e Professores juntos combatendo essa falácia!
Que tal um associação de Pais e ex-alunos do Theodoríco?

Anônimo disse...

Esse problema é antigo, o professor que tá na direção do Theodorico sempre foi vendido. Vi isso por que sou mão de aluno e vi como ele se portou na situação da meningite. Não fez questão de vacinar os alunos, acreditou em tudo que a secretaria de saúde (com seus péssimos profissionais) disse. Enquanto tivermos pessoas assim na educação o Brasil não muda!
FORA VITOR HUGO!!!