sábado, 24 de setembro de 2011

Um grande faz de conta*


* Por Alberto Dines (sugestão do leitor João Ricardo de Freitas)

Combinação ou casualidade: as denúncias da imprensa que derrubaram os quatro ministros ímprobos seguiram paradigmas diferentes do habitual. E os desfechos foram surpreendentemente velozes. No caso do primeiro guilhotinado, Antonio Palocci, pela importância do acusado (ministro-chefe da Casa Civil, figura central no núcleo de ministros da Presidência da República) e a dimensão da infração (patrimônio aumentado 20 vezes em quatro anos), o caso foi trombeteado em manchete. Apesar do barulho, o jornal denunciador (Folha de S.Paulo) montou a matéria com uma fleuma britânica, rigorosamente objetiva.

As defenestrações seguintes (Alfredo Nascimento, Wagner Rossi e Pedro Novais) obedeceram ao mesmo estilo cirúrgico. Além da rapidez na punição, o que chama a atenção é a quase absoluta ausência de desdobramentos. Como se a malfeitoria se resumisse à presença do malfeitor no primeiro escalão e a sua demissão encerrasse o assunto.

O “jornalismo do século 21”, porventura, terá abolido as suítes, a continuidade, o fluxo contínuo de informações? O leitor saciou a sua curiosidade com tão pouco e nada mais quer saber? O cidadão indignado sente-se suficientemente acatado com o troca-troca de ministros cujos nomes sequer conhecia (exceto no caso de Palocci)?

Estado de Direito

São plenamente compreensíveis as razões que levam o governo a adotar esta estratégia soft de depuração: por um lado, atende às pressões da classe média que paga impostos e incomoda-se em ver o seu dinheiro no bolso dos corruptos; por outro, estabelece limites e regula os ímpetos denuncistas de uma imprensa que nos últimos anos vinha sendo ameaçada sempre que tentava exercer a sua parte no processo de fiscalização dos poderes.

O que nos leva a uma questão ainda não formulada com clareza: não estamos assistindo a um enorme faz de conta em que a imprensa finge que denuncia e o governo finge que respeita o seu trabalho? Trocando em miúdos: está o governo efetivamente disposto a avançar na reforma moral? Com faxina ou sem faxina ministerial deve continuar o descalabro central?

A resposta estará fatalmente embutida na reação da Procuradoria Geral da República à decisão do Superior Tribunal de Justiça anulando as provas obtidas pela Polícia Federal contra a tribo dos Sarney na Operação Boi Barrica.

O egrégio tribunal tem todo o direito de rejeitar procedimentos judiciais de instâncias inferiores, mas o Estado brasileiro não pode cruzar os braços. Isso significa que a contestação ao STJ não pode resumir-se às justificadas apelações encaminhadas pelas associações de profissionais que servem na Polícia Federal.

O que está em jogo não são apenas os brios de uma corporação encarregada de garantir a segurança da sociedade. O que está em jogo é o próprio Estado de Direito e a imagem democrática do país, há dois anos enodoados pela ignominiosa censura judicial imposta ao jornal O Estado de S.Paulo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Só para alertar. Quem quer entrar aqui pelo google não consegue. A informação é que esse site pode danificar nosso computador. Vocês estão cientes disso. G7 em ação.

Ana disse...

Tá muito estranho mesmo. Percebi isso ontem, pode está assim a mais tempo! O acesso anda mesmo complicado...Atinem, VQ!!!

Vitor Castro disse...

Tentando entender o motivo. Mas do lado de cá não tem nenhum 'hacker' que entenda do assunto.

Se alguém que entende quiser ajudar...

Anônimo disse...

Parece que normalizou. Já consegui entrar sem a neura de antes. Anônimo1.

Vitor Castro disse...

Sim, fizemos uma solicitação de nova verificação ao Google, e ao que parece a "ameaça" sumiu.
obrigado,

Anônimo disse...

Ouvi falar que o blog estava sendo grampeado por alguns "poderosos valencianos". Procede essa informação?

Att.

Vitor Castro disse...

Acho difícil terem sido "alguns poderosos de valença". Foi xabú mesmo. Fosse o caso, os caras teriam tirado do ar e não voltaria assim tão facilmente pro ar.