terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comentário de um leitor anônimo,

"Fui neste final de ano (2011) prestar vestibular de medicina em Valença. Aproveitei a viagem e dei uma passada na faculdade em Vassouras para conhece-la.

Afirmo categoricamente: tanto uma cidade quanto outra parecem favelas do Rio de Janeiro. As fotos bonitas de "cidades históricas" dos sites de ambas as prefeituras são apenas "fotos" de ótimos fotógrafos em que clicam apenas um único prédio no meio de uma pobreza e uma feiura inarrável.

Hotel em Valenca? Só faltou ratos e baratas em cima da cama. Chegou a ser nojento dormir num dos melhores quartos de um dos melhores hotéis da cidade.

Tanto uma quanto outra cidade estão em plena decomposição. As 2 cheiram a políticos corruptos que não investem 1 centavo em nada. Eu disse nada.

Imagine o "Fantástico" mostrando as cidades mais pobres do interior do nordeste: isto é Vassouras e isto é Valença. 

Infelizmente o que vemos na televisão se concentra Copacabana e Petrópolis. Se algum dia você for a estas cidades você irá lembrar doque escrevi aqui e se remoerá de raiva pelo tempo perdido e por não ter acreditado nestas palavras.

OBS: este é um comentário de opinião focado ao público do sul do Brasil, o qual ficará abismado de saber que aquilo existe.

OBS2: este comentário não é um comentário preconceituoso. Apenas é um comentário que mostra o quão grande é a diferença entre 2 regiões num mesmo Brasil. É um comentário de indignação com os políticos locais que nada fazem (e provavelmente roubam muito) e com os comerciantes privados que não se unem para fazer uma cidade melhor: uma cidade realmente com atrativos turísticos e/ou outras coisas. Cadê os administradores locais? Cadê os restaurantes? Cadê hotel? Cadê um bar "limpo", com banheiros "limpos"? Cadê? Cadê? Cadê?

OBS3: se eu pudesse postar fotos eu iria provar por A+B oque estou falando.

Boa sorte povo valenciano e povo vassourense! E lembrem-se: só os moradores daí reunidos podem fazer a diferença. Não esperem apenas ajuda dos políticos, levantem-se e vão a luta! Seus filhos e seus netos merecem uma cidade melhor. VOCÊS TEM O TURISMO EM SUAS MÃOS, BASTA SABER USÁ-LO."

16 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o interior do estado do rj, de um modo geral, é muito pobre. Há muitos políticos corruptos e população alienada. Quem vem de outra realidade (como o leitor anonimo) fica chocado com o abandono das cidades. Política para o turismo não existe ou não produz resultados, embora já esteja em vigor há vários anos (com a mesma secretária). Temos uma longa estrada pela frente. Mas ainda sou otimista.

Anônimo disse...

Caro vestibulando, nós estamos na região sudeste e, no resto, concordo plenamente com vc. Valença,que já foi a Princesinha da Serra, hj é a Gala Borralheira ( ou Roubalheira?). Cada dia está pior,definhando, uma cidade faroeste,bang-bang,sem lei, tudo pode.E querem imitar o Natal de Gramado, que tem estrutura. Em outra época vc elogiaria esta cidade. Volte daqui a alguns anos.

Anônimo disse...

Pow... Fala a verdade... Vc se surpreendeu com isso. Valença é uma favela há muito tempo.

Anônimo disse...

Ele está certo, infelizmente. Precisa que fizesse uma revisão do histórico desses dois municípios para compreender melhor porque essa mentalidade se perpetua.Inclusive, no campo das análises, não pode deixar de fora o fatomde termossidocolonizados sob a presença da Cruz portuguesa, que quando aqui chegou, diante de tanta terra e de tanto índio, tratou logo de nosameaçar com o fogo dos infernos de modo a manter-nos quietos, sedados e comprometidos com a manutenção de sua riqueza para todo o sempre. Houve um período em nossa História no qual a população escrava era muito maior, quantitativamente falando, do que a população de homens livres. Se ele se desse ao luxo de ir a Barão de Jupanã, por exemplo, coladinha com Vassouras, veria o quanto aquela população é silenciada pelos mandos e desmandos de uma única e doente pessoa. Homem violento, de maus bofes, incorporou todo o ranço daqueles que nos colonizaram. O prefeito de nossa cidade, uzeiro e vezeiro em mentiros, não passa de um preposto do cappo dos cappi do PMDB, partido que, possivelmente, congrega tudo que de ruim um ser humano possa trazer dentro de si. Sua fotos seriam de grande valia. Mas elas, ainda que não tenham sido tiradas, ficam expostos diante de olhos, no nossao dia a dia. Às vezes me anima o sonho de um imprevisto ceifar avida desses ladrões. Vicentavos não passa de uma peão de trecho do Cabral e do Pezão. Vindo do interior, consegue orgasmos somente em se aproximar do que ele julga ter: poder. É um homel mentiroso, doente, esquizofrenico a quem você tem que saber como se dirigir para não correr o risco de desencandear uma crise "tipo gadernal" na pessoa dele. Você é um cara de sorte. Nasceu em uma outra realidade do país. Menos catolicalizada, quem sabe. Aqui, por séculos seculorum tivemos que beijar muito o anel do Bispo. E esse beija mão nos levou a beijar botas.É cruel, mas são sim, bandidos.

Anônimo disse...

o cara ate ta certo, mas esculaxou demais...
falta de respeito... deve ser um filhinho de papai querendo comprar vaga na faculdade

Anônimo disse...

Sabemos da colonização que ocorreu em nossa região. A meu ver isto ainda é muito latente. Gerou a falta de empreendedorismo, a insegurança, a incapacidade de sermos donos da nossa própria vida. Não temos empreendedores, não temos a cultura do trabalho, herdamos o paternalismo, a dependência política, a "boquinha". Por aqui, não se anda com as próprias pernas, tem sempre que ter um salvador da pátria. Mesmo nos famosos tempos áureos do café, não tínhamos empresários. Tínhamos donos de terras que se escoravam na mão-de-obra escrava e nos empréstimos do estado, via Inglaterra. A frase "Para inglês ver, vem daí". Se tivéssemos a cabeça erguida, noção de cidadania, vontade de vencer e de investir e progredir, político nenhum ia fazer a menor diferença.

Anônimo disse...

ACHEI PRECONCEITUOSO O COMENTÁRIO, NÃO SOU EMPRESARIO, NÃO SOU POLITICO, APENAS CIDADÃO VALENCIANO.
ACREDITO QUE ESTE ILUSTRE ESTUDANTE IRÁ MORAR EM VALENÇA EM UM QUARTO COM MAIS ALGUNS AMIGOS ONDE TAL SUJEIRA SERÁ CONSTANTE DEPOIS DE ALGUNS MESES SEM SUA MÃE E SUA EMPREGADA POR PERTO. SEJA BEM VINDO EM VALENÇA NOBRE ESTUDANTE. E TORÇO PARA QUE VENHA PRA VALENÇA ESTUDAR APENAS E NÃO FICAR FAZENDO FESTINHAS. É LAMENTÁVEL!!

Anônimo disse...

DIGA SE DE PASSAGEM, Q OS ESTUDANTES FORMADOS EM VALENÇA SAEM PESSIMOS MEDICOS

NUMA TURMA DE 50, APENAS UNS 2 VIRAM MEDICO DE VERDADE... O RESTO ATENDE EXPRESS EM PSF

Anônimo disse...

estudante

diante do conheciento de tudo o q existe e vai existir em valença, vassouras pq v ñ vai estudar no rio? a federal forma medicos de verdade, vai estudar lá !
gostaria de saber de qual municipio do pais este despreparado nasceu.
deve ser um lugar que só ele descobriu e n contou pra ninguem.
me digam onde fica este lugar do brasil?
infelizmente tá tudo dominado! e vai continuar assim. o problema, a enchente, a falta de agua, de escola, de segurança, de saneamento, de saude é muito melhor q qualquer solução. dá voto.
a solução o povo esquece. triste realidade brasileira que produz estudantes q n conseguem levantar os olhos. talvez pq n precisem. n vão trazer soluções nunca. fazem parte do problema.

Anônimo disse...

Vamos ser honestos: ele tá errado? É claro que não está.

Anônimo disse...

cade o nome do municipio onde a realidade muda pouco?

Anônimo disse...

Nome do município??? Bom, se quiser tem aos montes por esse Brasil a fora. Como são cinco mil e tanto não dá pra ficar nomeando não. O que o Vereador pensa dsso? Pois acho que a postagem é de um deles. Só pode. E vereador bobão ainda por cima? hehehe

Anônimo disse...

Esse pessoa , tá ceta! certíssima!não tem nada de preconceituoso ou de enganoso.
VALENÇA ESTA UM LIXO!!!!!!!!!! Tb pudera, o q se rouba aqui é o reflexo do que rouba na capital! mas vamos combinar, o povo de Valença nao ajuda nada!
Vão ter sempre o q elegerem.......

Anônimo disse...

junto com o nome do municipio junte a cópia da conta da luz da empresa matelurgica e o aumento dos professores.

Unknown disse...

Engraçado é que todo mundo reclama anonimamente, mas quando vou à câmara de vereadores, quase não vejo nenhum valenciano por lá. A cidade, se é uma favela, se tronou assim porque cada um de nós administrou ela muito mal. Alguns porque estavam no poder, outros porque não foram pressionar o poder porque é mais interessante ver jogo ou beber no fds no barzinho.

Anônimo disse...

O Sr. fazia o que professor? Nessa hora, ou nessas horas, está onde? No barzinho ou em cinha de canhão?