sexta-feira, 13 de abril de 2012

Novos semáforos em Valença

A prefeitura informa, via assessoria e comunicação, que foi iniciada a instalação de mais cinco semáforos na cidade, localizados nos seguintes pontos:

- Rua Benjamin Guimarães x Av. Nilo Peçanha

- Rua Silva Jardim x Av. Nilo Peçanha

- Praça XV de Novembro x Rua Vito Pentagna

- Trevo da Rua do Barroso x Av. do Contorno

- Av. Geraldo de Lima Bastas x Silvina Borges Graciosa

Minha dúvida é se foi feito algum tipo de estudo sobre a necessidade e viabilidade de tráfego para a instalação desses dispositivos. O trânsito em Valença já se apresenta caótico na região do Centro, e a instalação de semáforos por si só não representam melhoria. Fico na dúvida se a instalação de diversos sinais não implicaria numa piora do trânsito, embora a intenção possa ser a melhor.

Há a necessidade também de uma campanha para adaptação das pessoas para o uso dos semáforos. Não é raro ver carro parando em sinal verde porque pedestres estão atravessando a rua. E também não é raro ver carros parados no sinal vermelho “atrapalhando” o trânsito, sem qualquer pedestre e carros no outro sentido (o que invalidaria a necessidade do sinal, pelo menos em determinados horários). Mais do que instalar os semáforos, é preciso pensar o trânsito – tanto de automóveis como de pessoas.

A justificativa do prefeito, ainda segundo a nota da assessoria, é de que “é muito importante para a organização do trânsito de Valença, trazendo mais segurança aos pedestres e motoristas”.

18 comentários:

Anônimo disse...

Sinal somente não vai resolver... Tem que ter uma politica de estacionamento e educação dos motoristas e dos pedestres que ainda pensam que estao no tempo do carro de boi...

Anônimo disse...

teve licitação°? quem é a empreesa? qual o custo? E a manutenção? Caixa dois pra eleição?

Luiz Felipe disse...

Camarada, vc dirige? Se for o caso, não se deu ao trabalho de ler o código de trânsito. Se tem pedestre atravessando a faixa, o motorista tem que esperar! Vai fazer o quê? Atropelar o pobre coitado? Se o sinal está vermelho para vc, tem mais que ficar paradinho esperando ele abrir.Não tem essa de que não vem carro do outro lado nem tem pedestre atravessando! Sinal vermelho é sinal de parada e pronto!
Desse jeito sua carteira vai ser cassada!

Bebeto disse...

Vitão,

Há uma Coordenadoria de Trânsito em Valença.

O site é:

http://valenca.rj.gov.br/coordenadoria-de-transito/

O problema é que o site se resume apenas a um panfleto sobre os sinais de trânsito (material educacional)...

Seria bom se disponibilizassem, além dos contatos, a engenharia de trânsito desenvolvida no município. Aí veríamos as análises, pesquisas, dados sobre o trânsito e suas necessidades.

Alguém tem o e-mail do Coordenador?

Vitor Castro disse...

Caro Felipe, o pior eh que dirijo!

Mas acho que me expressei mal. O que queria dizer eh que os pedestres tambem precisam respeitar o sinal, se nao qual o motivo da
Sua instalacao? Como voce ja demonstrou saber de leis de transito, deve saber que os pedestres tambem devem respeita-la.

Outra coisa eh que nao acho que os motoristas devam avacar o sinal. Longe disso. Mas questiono a necessidade de tantos sinais. Tenho receio que embaralhe ainda mais o transito, ao inves de melhorar.

Abs.

Anônimo disse...

Acho que o sinal tem de existir. Já passou da hora, aliás tínhamos sinal aqui nos anos 70. Quanto a verba, licitação, etc...tem uma placa ali perto da rodoviária, da antiga Ferreira Guimarães que diz que são recursos federais e sendo assim já vem tudo formatado. Acho também que todo mundo precisa se educar, pedestres e motoristas e MOTOS. A Polícia Militar também tem de se coçar, ao invés de ficar só comendo pastel na Rua dos Mineiros o dia inteiro. Canso de ver desrespeito ao sinal por ali, principalmente no que se refere as MOTOS. O estacionamento pago/rotativo também será bem -vindo. Tem gente (muita gente) que mora perto do centro, estaciona o carro de manhã cedo e só tira à tarde, sem falar nos carros que ficam estacionados o dia inteiro à venda.

Luiz Felipe disse...

Caro Vitor.É claro que concordo com a consientização de pedestres e motoristas. Em relação ao nº de sinais, tb não me parece ter seguido alguma lógica. Mas esperar competência da prefeitura? É demais, concordas?

Anônimo disse...

O Boletim Municipal nº 460, do dia 10 de junho de 2011, pagina 07 trouxe mais um Extrato Contratual, sobre uma contratação de legalidade duvidosa, mediante dispensa de licitação por inexigibilidade, com fulcro, no inciso I, do art. 25, da Lei nº 8.666/93, que trata da aquisição e instalação de 3 semáforos, no valor total de R$ 687.792,29, no elemento de despesa 4.4.90.51.O Brasil possui mais de 5000 cidades e maioria possui semáforos, fato inadmissível para que só exista “singularidade no objeto” e preço tão ultrajante em Barra do Pirai - RJ.

Anônimo disse...

Sabemos como funcionam as licitações. Vicente Guedes, o Mentiroso, disse que faria tudo por pregão eletrônico. Cagou na própria língua e ferrou setores da sociedade que acreditaram nele e em Dilma Dantas. É tudo um esquemão. Deve sobrar bastante pra eleição e os pupilos do senhor reitor.

Anônimo disse...

Semáforos caros, não?? Será que não sobra um trocadinho para recompor as calçadas que destroem? Observem o acabamento das calçadas da esquina onde os primeiros foram instalados.

Anônimo disse...

Os de Barra do Piraí nem funcionam mais.
O trânsito ficou uma loucura e em menos de trinta dias foram desativados.
Aguardem, o trânsito de Valença vai dar um NÓ.

Anônimo disse...

Dilma Dantas foi arrastada pra lama pela Clarabóia. Uma casa de 4 milhõe; existe iso; um avião que voa!; um guarda que não usa uniformeeeeeeeeeeeeee; Um pato que pia; um presidente de amara que não sabe o que é plural; um adivogado que até hoje não sabe o que é ir de encontro a. Tá tudo... Não há considerações gerais a fazer, Tá tudo ai... Tá tudo ai, para quem quiser ver...

Anônimo disse...

que trata da aquisição e instalação de 3 semáforos, no valor total de R$ 687.792,29?
A regra é clara!
10% no bolso do Vicentão e sua turma.
Clarineta agradece.

Anônimo disse...

kct 10%?????
agora entendi pq ele brigou tanto pelo mandato dele

Anônimo disse...

Poeira aa Poeira aa Poeira levantou poeira ,,,,

Anônimo disse...

E a Luz se fez, clara como o dia.
E o véu se levantou, desnudando o enigma. E vento balançou todas as palmeiras cheias de graça, sem que ninguem se animasse a dar um bastos nisso. Para comemorar, Champagne - Tim-tim Jovens, tim-tim. Se alguém perguntar: guedes meu copo, guedes! basta reponder: deixe de dóidóis, pega ali, no balcão do celsim du bar!

Anônimo disse...

Sofrível lgumas potagens. Mas esa de "Guedes meu copo, guedes?" foi bem interessante.

Anônimo disse...

O trânsito vai virar um nó,e de marinheiro KKKKKKKKKKKKKKKKK