quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cabral quis ser chique, foi brega

Elio Gaspari, O Globo

Vergonha, essa é a sensação que resulta dos vídeos das vilegiaturas parisienses do governador Sérgio Cabral em 2009, acompanhado por alguns secretários e pelo empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta.

Uma cena pode ser vista com o olhar do casal que está numa mesa ao fundo do salão do restaurante Louis XV, no Hotel de France, em Mônaco. (“Este é o melhor Alain Ducasse do mundo”, diz Cabral, referindo-se ao chef.)

Ela é uma senhora loura e veste um pretinho básico. A certa altura, ouve uma cantoria na mesa redonda onde há oito pessoas. Admita-se que ela entende português. O grupo comemora o aniversário de Adriana Ancelmo, a mulher de Cabral, e festeja o próximo casamento de Fernando Cavendish.

Até aí, tudo bem, é vulgar puxar celulares no Louis XV e chega a ser brega filmar a cena, mas, afinal, é noite de festa. A certa altura, marcado o dia do casamento, Cabral decide dirigir a cena:
“Então, dá um beijo na boca, vocês dois.”

Cavendish vai para seu momento Clark Gable e o governador diz à mulher do empreiteiro:
“Abre essa boca aí.”

As cenas foram filmadas por dois celulares. Um deles era o do dono da Delta.

Na mesma viagem, Cavendish, o empresário George Sadala, seu vizinho de Avenida Vieira Souto e concessionário do Poupatempo no Rio e em Minas, mais os secretários de Saúde e de Governo do Rio (Sérgio Cortes e Wilson Carlos), estão no restaurante do Hotel Ritz de Paris.


Até aí, tudo bem, pois o empreiteiro tinha bala para segurar a conta. Pelas expressões, estão embriagados. Fora do expediente, nada demais. Inexplicáveis, nessa cena, são os guardanapos que todos amarraram na cabeça. Ganha uma viagem a Dubai quem tiver uma explicação para o adereço.
O álbum fecha com a fotografia de quatro senhoras gargalhantes, no meio da rua, mostrando as solas de seus stilettos (duas vermelhas). Exibem como troféus os calçados de Christian Louboutin.


Nos pés de Victoria Beckham (38 anos) ou de Lady Gaga (26 anos), eles têm a sua graça, mas tornaram-se adereços que, por manjados, tangenciam a vulgaridade. Não é à toa que Louboutin desenhou os modelos das dançarinas (topless) do cabaret Crazy Horse.

As cenas constrangem quem as vê pela breguice. Até hoje o ex-presidente José Sarney é obrigado a explicar a limusine branca de noiva tailandesa com que se locomoveu numa de suas viagens a Nova York. (Não foi ele quem mandou alugar o modelo.)

A doutora Dilma explicou que não foi ela quem mandou fechar o Taj Mahal. No caso das vilegiaturas de Cabral, a breguice não partiu dos organizadores da viagem, mas da conduta dele, de seus secretários e do amigo empreiteiro.

Esse tipo de deslumbramento teve no governador um exemplo documentado, mas faz parte do primarismo dos novíssimos ricos do Brasil emergente.

Noutra ponta dessa classe está o senador Demóstenes Torres, comprando cinco garrafas de vinho Cheval Blanc, safra de 1947: “Mete o pau aí. Para muitos é o melhor vinho do mundo, de todos os tempos (...) Passa o cartão do nosso amigo aí, depois a gente vê.”

O amigo do cartão era Carlinhos Cachoeira, que, por sua vez, também era amigo da empreiteira Delta, de Cavendish.

28 comentários:

Anônimo disse...

atendendo ao meu pedido, a galera da Jamaica resolveu publicar.
Cuidado que o deputado vai cortar a mesada kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

TÁ FALTANDO O ANDRÉ CORREA NA GANG DO LENÇO.
ONDE ELE ESTAVA?
TALVEZ PAGANDO A CONTA DO RESTAURANTE PRA PODER LEVAR OS 10% DO GARÇON.

Anônimo disse...

Investigações estão perto de comprovar que Cabral tem um apartamento em Paris em nome de George Sadala, comprado por Fernando Cavendish. E mais grave: as mesmas investigações mostram que o luxuoso apartamento em que Sadala mora na Avenida Vieira Souto, em Ipanema foi comprado por Cavendish e doado a Sadala.

Anônimo disse...

A mídia “chapa-branca”, a todo custo, tenta desviar o foco da população dos principais questionamentos, que são: 1- Em qualquer viagem “Oficial” os recibos das despesas devem ser, OBRIGATORIAMENTE, apresentados a um órgão fiscalizador do Estado. Onde eles estão?? 2- Nas viagens particulares das “Otoridades”, onde todos aparecem desfrutando de hotéis, restaurantes e eventos CARÍSSIMOS, isto, ACOMPANHADOS POR FAMILIARES… as despesas foram pagas EM DINHEIRO VIVO????? 3- Se pagas em cartões bancários e/ou de crédito/débito, as administradoras dos respectivos cartões são obrigadas, por lei, a guardá-los por no mínimo 5 anos. PORQUE ALEGAM NÃO PODER APRESENTÁ-LOS????? 4- Porque os órgãos responsáveis SE NEGAM ATENDER ao “pedido Oficial de informações”, feito pelo Deputado Garotinho, sobre as viagens efetuadas por Cabral ao exterior durante o seu mandato??? 5- Qual a origem de tanta grana, gasta NABABESCAMENTE por essas “Otoridades”???? Por derradeiro, pergunto: diante dessa - e várias outras - denúncias, quais as condições morais de continuarem à frente do DESgoverno do Estado do Rio de Janeiro?? Será preciso a população ir para as ruas EXIGIR o IMPEACHMENT??????

Anônimo disse...

TAMBÉM TEM QUE PUBLICAR FOTOS COM ORGIAS GASTRONOMICAS REALIZADAS POR VICENTE GUEDES E SEUS ASSESSORES. CHURRASCADAS NO SITIO DO PREFEITO, REGADAS A CARNE DE PRIMEIRA E MUITA CERVEJA GELADA.
E O ANDRÉ CORREA??
O CARA PASSA ATÉ FERIADINHO FORA DO PAÍS. SERÁ QUE ELE GANHA PRA ISSO OU OS DONOS DA RICHARD, CHINEZINHO, 3B RIO...PATROCINAM A FARRA?
ESSAS FOTOS SAO PINTO PERTO DO QUE O CACHOEIRA VAI ESTOURAR... ARQUIVO VIVO ESSE CARA.

Anônimo disse...

Foi lindo.
Na sessão de hoje da ALERJ o nosso Deputado André Cara de Pau Correa fazia aos gritos a defesa de Cabral e da GANG do lenço.
Senti vergonha de ser valenciano.

Anônimo disse...

GRAVAÇÃO INDICA QUE DELTA TENTOU BLINDAR VICE-LÍDER DO PMDB - FOLHA DE SÃO PAULO: Gravação indica que Delta tentou blindar vice-líder do PMDB. Telefonemas interceptados pela Polícia Federal mostra que a cúpula da empreiteira Delta Construções atuou para proteger o vice-líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), em processo que o parlamentar movia contra uma jornalista, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). Em conversa gravada no dia 25 de março de 2011, o então diretor regional da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, conversa com o suspeito de contravenção Carlinhos Cachoeira a respeito de um depoimento que o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) daria quatro dias depois em um processo que Cunha move contra a jornalista Dora Kramer, de "O Estado de S. Paulo". Demóstenes e Cunha são adversários políticos. A ação, que está trancada desde maio passado no Tribunal de Justiça de São Paulo, questiona um artigo sobre a disputa pelo controle do fundo de pensão de Furnas, que citava Cunha. OUTRO LADO. Cunha diz não ter pedido "nada a ninguém" e afirmou que nem sabia que Demóstenes havia sido arrolado como testemunha. A Delta disse desconhecer o fato de o senador ter sido chamado a depor. Os advogados de Demóstenes, apesar de dizerem que o parlamentar desconhece o diálogo entre Abreu e Cachoeira, confirmaram que o senador depôs como testemunha, e que "respondeu às perguntas formuladas, sempre em conformidade com a verdade, como não poderia deixar de ser".

Anônimo disse...

Por favor, algúem pode encaminhar à Polícia Federal sugestão para investigar a relação entre DELTA x CEDAE x ex Ministro das Cidades x atual Governador do Estado x atual Prefeito de Valença-RJ??????

Anônimo disse...

Por que está marcando na postagem: "0 (zero comentaram)"???

Anônimo disse...

VICENTE É CRIA DO CABRAL.
EM VALENÇA CAVENDISH É O MANCEBO.
WILSON CARLOS É O BETO RONCA FERRO.
DELTA É A DROGARIA BENFICA.
SERGIO CORTES É O ZÉ ROGERIO COM O BOBÃO DO TJ DE LARANJA.
ANDRÉ CORREA É O MILICIANO NALDO CABEÇÃO QUE FAZ A DEFESA DO IDEFENSÁVEL.
É ISSO AÍ VALENÇA E O PALÁCIO GUANABARA SÃO UMA COISA SÓ.

Anônimo disse...

Cabral foi eleito deputado pela primeira vez em 1990. Reeleito em 94. Foi presidente da ALERJ por 8 anos. Depois Senador e por fim Governador...ou seja, A 'BURRA' já tá cheia tem tempo...agora ser chique é postura, sobriedade, equilíbrio...ser chique não tem preço...o dinheiro não compra

celacanto disse...

Uma vulgaridade.
Loucos pelo dinheiro e o que ele proporciona,tornam-se mais que ridículos,viram verdadeiros palhaços.
Vontade de vomitar aghhh

Anônimo disse...

ALEGRIA ALEGRI. Cminhando contra o vento, com guardanapo e docuento... eu vou... a corrupção se espalha em crime, a clase política (Filipin no meio) se borra de champagne e cavia... Mixando Guedes querendo chegar lá. Conseguem imginar o palmeira futebol clube de guardanapo na cabeça tentando dançar danças de can-cam de braço dado com nata da sociedade rio florense? Temos que dar força pessoal - deixar esse povo badalar. Nem todo mundo pode ir a Paris descartar o produto do roubo. Quando muito em sítios e fazendas alhures.

Anônimo disse...

Mete o pau / mete o pau / faz gozar só o cabra mau!

Anônimo disse...

Mesmo o título da matéria - "Cabral quis ser chique e foi brega" escamoteia o que de fato ele é: nem chique e nem brega - apenas um mau brasileiro. Um mau brasileiro que sabe embolsar a linha que que divide o público do privado. Uma vez embolsada a linha, essa deixa de existir. Deixando de existir nada impede que o público vá pro lado do privado (ou vice versa). Um ou dois anos atrás, fui a uma cerimônia de entrega de "laptops" para estudantes da rede pública estadual, no José Fonseca, pelo próprio governador. O desrespeito começo pela demora da chegada, continuou pelo não pedido de desculpas e prosseguiu quando ele abriu a boca e só disse merda. A agressão visual foi maior ainda. Muita merda junta. Mas uma merda que não fedia. Pelo menos, não do lado de cá, onde estávamos profesores, estudantes, familiares e amigos. O que vi foi de estarrecer. Muito bicho humano juntos, nos mesmos moldes visto por Manuel Bandeira, revirando latas de lixo, nos becos escuros da vida e, mesmo à luz de sóis nascentes. Pior foi o pai de um deputado, arfante, atrasado, de olho no palco, olhar fixo no filho implorando uma rapinha que lhe permitesse, antes que pegar na mão do governador, se visto pela plebe ignara, ao lado dos que dominam as vielas sujas do poder, dentre os quais, seu próprio filho, orgulho da pátria nacional valencina. Ali estava, também, o boca de ovo a formar um pote de par de ouro com seu rebento de louro. Vicentes Quedes babava, em cima e embaixo - verdade, as calças estavam molhadas entre as pernas. Um senhor aproximou-se dele, queria apenas toca-lo, talvez para sentir a tessitura do poder, mas foi afastado (ou intimidado) por um olhar agresivo: "Agora não, marque entrevista, nesse momento sou todo pezão... todo cabralia, todo pittianis, todo canalha... Nao me toques se eu não te toco". Foi um momento sublime: muita merda junta; merda, merda e merdas. Quanto da ingenuidade de crianças, que legitimamente ganharam seu laptop, também foram roubadas ali?? Quando criança, alun@ do Benjamim, éramos submetidos à tortura de visitações de padres e bispo. As professoras carolas, com medo do fogo do inferno, nos faziam perfilar para beijar o anel de um homem horroroso, vestido de urubu, ginecofóbico, gordo e bem nutrido, mas assemelhado a um bom f.d.p. dos trópicos brasilis. Meio século depois, alunos da rede estadual, ainda são perfilados, para receber bandidos togados e incensados a caviar e chanpagne... Homens que nem tomando banhos e banhos em cachoeiras rioflorenses vao se despir daquilo que verdadeiramente são: porcos e ratos. Caráter herdado de familiares, antes passados.

Anônimo disse...

ARCABUZADO

Não há, no Congresso, quem duvide da cassação próxima do senador Demóstenes Torres. O Conselho de Ética do Senado parece na disposição de decidir o mais rápido possível pela degola do representante de Goiás. Também, quem mandou apresentar-se como dr. Jeckill, quando era mr. Hide?

Acresce que não poderá mais renunciar, se for para escapar da inelegibilidade. Poucas vezes um senador terá prestado tamanho desserviço ao Legislativo, apresentando-se como paladino da ética e do Direito, mas, na verdade, atuando como bedel de um bandido.
(Carlos Chagas - Tribuna da Imprensa).

Anônimo disse...

E as senhoras da grande corte: a guiza de nda saber, figem que não sabem o que de fato sabem. Mas como todo dia ganham um mimo, que vai de fogão a viagens a Paris, deixam os cabras meterem chifres, pois que chifres também sabem meter.

Anônimo disse...

E os babacas acham que estão arrebentando a boca do balão: corniando as velhinha e broxando com as novinha!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E se de chifres todos sabem, mas nada podemos fazer, vamos deixar os Garotinhos soltos, pois em chifres ainda vão se meter.

Anônimo disse...

Mas o dindim tilinta nos bolsos, em forma de cartões corporativos. E se assim não são, temos os cartões do Caveiradishi, cabra dócil, cabra bom.

Anônimo disse...

Vou comprar um guache vermelho e pintar a sola do meu All Star velhinho, velhinho...
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Se sobrar tinta, me ceda para eu pintar meu kchute? Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Acho que os guardanapos na cabeça foi para funcionarem tal como fraldas: para conter a m...a.

Anônimo disse...

No mínimo eu todo estrela vai valorizar para mais de dez pratas cada pé. rsrsrs Pelo menos. Não digo que valorizará mais para não provocar inveja nos cabrais.

Anônimo disse...

Enquanto esses genocidas farreiam na Europa gastando Milhares de Dólares em poucas horas, a população da Região Serrana atingida pela tragédia das chuvas vive das promessas feitas por esses BANDIDOS. Centenas de desabrigados morando de favor ou em abrigos e eles "$OMANDO FORÇA$$$" com a Delta e outros da mesma laia. E o procurador de PORRA NENHUMA, diz que é tudo normal. Bando de FDP!!

Anônimo disse...

De passagem pela cidade para receber uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado, a ministra Eliana Calmon falou sobre a reforma realizada pela empresa de Fernando Cavendish no prédio do Tribunal. Eliana afirmou que o CNJ realizou inspeção para analisar a obra e solicitou pareceres técnicos ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) e ao Tribunal de Contas. "Em razão das recentes notícias, nós começamos a tomar essas precauções para verificar a veracidade disso por meio dos laudos, e a partir daí verificar se há necessidade de investigar ou não", disse Eliana. A reforma do TJ-RJ é uma das obras mais caras da cidade, e é a única em que a Delta atua sozinha, sem a participação de nenhuma outra empresa em consórcio.A Delta já recebeu R$ 154 milhões para a execução do contrato, assinado em julho de 2010. "No momento não estamos apurando, estamos avaliando, mas a corregedoria já se posicionou", disse a ministra. Recentemente, o desembargador Siro Darlan requisitou ao TJ-RJ cópia dos contratos firmados com a empresa, mas teve a solicitação negada pelo presidente do TJ-RJ, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos Santos alegou que Darlan não teria legitimidade para fazer o pedido. "Parece piada. Como é que sou desembargador de um tribunal pleno e não tenho legitimidade para pedir contas, quando a lei diz que qualquer cidadão tem, pois o dinheiro é público?", desabafou Darlan. A Delta também foi a responsável pela construção de um dos anexos do tribunal, entregue no fim de 2006. Em setembro de 2008, a empresa foi multada por causa da não execução parcial do contrato. "Eu sempre me posicionei contrário a essas obras faraônicas que o tribunal faz, e o que estou pedindo é transparência, que é um dever de todo administrador público", enfatizou o desembargador Siro Darlan.

Anônimo disse...

VEM AÍ, NA BANCA DE JORNAL MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA... MEU NOME NÃO É CABRAL Sinopse: Sérgio Cabral (por ele mesmo) é um típico novo rico. Eleito governador do rio, logo conquistou o carisma dos picaretas do estado. Cabral curtia todos os momentos como um lazer interminável, torrando o dinheiro do povo, proporcionando festas regadas a vinhos e passeios milionários. Logo se tornou o maior corrupto da história do Rio de Janeiro. O turbilhão de aventuras tem um instante de pausa e a realidade vem na sua forma mais assustadora: CAIU NA NET! Baseado numa história real. Informações Pirotécnicas: Titulo no Brasil: Meu nome não é Cabral Titulo em inglês: How to be a gangster Elenco: Cabral e os 40 ladrões País de Origem: Quinto dos infernos Gênero: Escândalo Classificação etária: Tirem as crianças da sala! Tempo de duração: um mandato inteiro! Ano de lançamento: 2006 Estréia no Brasil: 27/04/2012 Site oficial: WWW.meunomenaoecabral.crime.br Distribuição: Cachoeiragate Patrocínio oficial: Delta e rola entretenimentos Direção geral: Dr. Carlinhos Cachoeira, PhD.

Anônimo disse...

Com certeza a tinta que sobrar vai pro sei Kichute, amigo anônimo!
kkkkkkkkkkkkkkk