quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lançada a lista anti-Forbes

Ao invés de eleger os “cem mais ricos do mundo”, grupo internacional sugere apontar quem contribui para futuro sustentável do planeta — e apresenta uma primeira contribuição

Por Flavia Pardini, no Pagina22

Em vez de uma lista das pessoas mais ricas do mundo, como a publicada anualmente pela revista Forbes, uma lista das pessoas que mais enriquecem o mundo. Foi o que o Post-Growth Institute – um grupo internacional que explora caminhos para a prosperidade global que não dependem do crescimento econômico – decidiu elaborar, elencando indivíduos que contribuem para um futuro mais sustentável. O resultado foi publicado em março e os 100 nomes lista podem ser vistos aqui.

“Para nós, há formas adicionais de a ‘riqueza’, se manifestar, ser mensurada e celebrada”, escreveu o grupo em seu website. “As pessoas nessa lista representam riqueza que não pode ser definida em dólares”. O Post Growth Institute espera que a lista crie conversas e, com elas, alimente iniciativas existentes e novos esforços para construir realidades centradas na equidade social e na sustentabilidade ecológica.

O primeiro colocado na (En)Rich List é o economista alemão E. F. Schumacher, conhecido pela crítica às economias ocidentais, pelas propostas para uma economia mais humana e descentralizada e, principalmente, pelo livro Small is Beautiful: a study of economics as if people mattered, publicado em 1973. Schumacher é uma de várias figuras históricas incluídas na lista por terem ajudado a iniciar o debate sobre a sustentabilidade e os limites ao crescimento.

Em segundo lugar na lista aparece Herman Daly, um dos mais influentes economistas ecológicos e defensor da ideia de economias em estado estacionário (steady-state) desde os anos 70. Outros economistas incluído na lista são Peter Victor, Tim Jackson, Amartya Sen, Nicholas Georgescu-Roegen, Robert Costanza e Manfred Max-Neef. (Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho de alguns deles, terá a oportunidade em uma conferência da Sociedade Internacional de Economistas Ecológicos que acontece no Rio de 12 a 19 de junho para discutir contribuições para a Rio+20.)

Há três brasileiros na lista: Paulo Freire em 39o lugar, Chico Whitaker, fundador do Fórum Social Mundial, em 62o, e Chico Mendes em 97o lugar.

O processo de elaborar a lista partiu de 300 nomes, levou 7 meses para chegar aos 100 escolhidos e envolveu a comunidade que apóia o Post Growth Institute em votações e apurações. O grupo reconhece que o resultado final revela as desequilíbrios geográficos e de gênero. “Apesar do aumento dramático da conectividade global, a diversidade de influências dos membros do Posto Growth Institute é compreensivelmente pequena. Esperamos que, com o tempo, ela evolua”.

Dos 100 nomes da lista, 32 são mulheres, contra 11 mulheres incluídas na lista da Forbes dos 100 mais ricos do mundo. Uma das razões é a inclusão de figuras históricas. Os homens, justifica o grupo, historicamente tiveram “óbvias vantagens em receber educação formal, publicar suas ideias e ser levados a sério como intelectuais”.

Da mesma forma, a maioria dos incluídos na lista são pessoas brancas, oriundas de países ocidentais. “Isso pode ser atribuído em grande parte ao fato de que pessoas que falam inglês, e que têm herança ocidental, recebem mais atenção por suas ideias e ações em escala global”.

O Instituto espera elaborar a lista anualmente e, no futuro, abrir as indicações e a votação ao público. O que não impede que pipoquem por aí listas das pessoas que contribuem para futuros mais sustentáveis localmente.
Se você tivesse que indicar nomes no Brasil, por exemplo, quais seriam?

21 comentários:

Anônimo disse...

Em Que planeta vive o VQ?
Enquanto a imprensa do País divulga escandalizada as farras de Cabral e seus secretários mundo a fora, os grandes sábios ficam aí em seu mundinho MACONHA com essas postagens ridículas que não leva nada a lugar nenhum.
Acorda rapaziada, enquanto Sergio Cortes vai a Paris gastar o dinheiro do povo, um médico do Estado com mais de vinte anos de trabalho prestado recebe apenas R$ 1.800,00.
E o pobre professor com salário de fome enquanto Adriana Anselmo, mulher do Governador exibe em Paris um par de sapatos de mais de R$10.000,00.
Essas e outras farras estão em todos os jornais do país e o blog da Jamaica não se manifesta.
Estão a serviço do Cabral?
Estão com medo do André Correa?
Ou é pura incompetencia de quem as vezes entra numa de defensor de classes menos favorecidas.
Acorda do bode rapaziada, a CPI do Cachoeira está aí e o Cabral está atolado até o pescoço.

Sanger/Regnas disse...

Anônimo estressado. Vamos às respostas:

Se você não gostou de uma postagem não leia a mesma. Passe para a próxima.

Não tem ninguém fumando maconha.

Em relação as "orgias" do governador Sérgio Cabral, estamos de olho com a relação do Governador com a empresa Delta.

Não temos "rabo preso" e nem recebemos "mensalinho" do Andre Correa ou qualquer outro político.

Atenciosamente

Anônimo disse...

Não basta ficar de olho.
Tem que publicar.

Anônimo disse...

É GENTE, TUDO UMA BAIXARIA SÓ, E EM LARGA ESCALA.
EM VALENÇA NÃO É DIFERENTE!!!
SABIAM QUE ANDRÉ CORREA CRIOU UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO, GERINDO CURSOS NO SEBRAE?!
AH, QUEM "DIRIGE" ESSA EMPRESA? A CUNHADA DELE, QUE MORA EM BARRA DO PIRAI E PASSA O DIA ENTRE A ACADEMIA, UM POSTO DE GASOLINA E SEUS COMPROMISSOS DE FORO ÍNTIMO!
VERGONHA... ESSA EMPRESA NINGUEM INVESTIGA, NEM O GAROTINHO MOSTRA.
TB PUDERA, ANDRÉ FOI SECRETARIO DELE!
ATÉ O FERNANDO GRAÇA, TINHA NEGÓCIOS OBSCUROS, CONTRATOS PRA INGLÊS VER ENTRE SEUS APADRINHADOS E A PREFEITURA.
SERÁ QUE ESSA BANDALHEIRA TEM JEITO?
ALGUEM JOGUE A BÓIA, O BOTE ESTÁ AFUNDANDO...

Anônimo disse...

Não concordo com o primeiro anônimo, porque acredito que o blog faz um trabalho de base na sociedade: o de conscientizar.
É muito importante ensinar a pensar, uma vez que a mídia só faz emburrecer a população.
Quanto ao André Correa, o blog nunca legislou por ele, achei sem propósito!
Vamos discutir temas e nãO indivíduos!!!
Quanto a questao maconha, este tema deve ser debatido. Por que devemos jogar essa questão pra debaixo do tapete?
Se está aí é pra ser divulgada! Não só divulgada, discutida, pensada.
Abaixo a hipocrisia.

Anônimo disse...

Oi gente,
Gostaria de ver qual a opiniao de vcs sobre o posicionamento de Garotinho nesse escandalo do Governador.
As fotos sao muito intimas, nao tem como ter botado detetive atras dos caras.
Tenho a hipotese de que a familia da falecida esposa de Cavendish, tenha se revoltado com o tratamento a eles dispensado após sua morte, e entao disponibilizou esses arquivos.
O que vcs acham, queria saber a opiniao de vcs...
Ah, saudações botafoguenses ao amigo Bebetinho em especial... rs

Anônimo disse...

Ops... a Forbes, se fizer a edição dos mais ricos de Valença, tem que colocar o Thiago José no topo da lista.
O cara é bom...

Anônimo disse...

Quanto à postagem, eu não sei quais nomes indicaria, mas, quanto aos comentários, sei que nunca acreditei no SEBRAE, e sei que aqueles caras estavam doidões em Paris, mas não era de maconha, não!!!!

Anônimo disse...

QUANTO AO SEBRAE, PODEMOS CRER QUE É MAIS UM BAITA CABIDE DO ESTADO, QUE O DEPUTADO DO EMPREGO USO A SEU BENEFICIO.
HÁ QUE SE CONVIR, QUE SUA DISTINTA CUNHADA NÃO TERIA MUITA INCLINAÇÃO A EDUCAÇÃO, BOM, AO MENOS A EDUCAÇÃO PROPRIAMENTE DITA.
A MOÇA É MUITO ANIMADA, NÃO IA DAR CERTO.
RSRS

Anônimo disse...

Bom, as colocações não podem passar ao largo. A firma do Deputado André deve ter nome. Não seria o caso de dizer? Porque só insinuar:???? Marilda.

Anônimo disse...

MARILDA SEMPRE VIVAS!!!
NÃO SEI SE VC É DA TCHURMA DO MENSALINHO DO DEPUTADO ANDRÉ CORREA, SE FOR, DESCULPE A "INSINUAÇÃO"!
NÃO SEI O NOME DA FIRMA, MAS SEI ( E MUITO BEM) QUE ELA EXISTE, É REGISTRADA EM BARRA DO PIRAÍ E COMANDADA PELA CUNHADA DE ANDRÉ.
A FIRMA FATURA ALTO, ALTÍSSIMO!!!

Anônimo disse...

Marilda disse: Então. So falta o nome. O resto voê já tem: local de instalação, faturamento, quem emprega, quem dirige, quem é o dono... Agora, uma coisa eu falo: nessa seara política não existe mensalinho. Quem ganha menos, recebe migalhas. Quem ganha na média, recebe mensal. Quem ganha de uma única vez, a cada arranjo, recebe mensalão. Quem tá na pinimba recebe doações. Em todos os casos, exceto nas doações, o indivíduo passa a ter dono. Se o aliciador no primeiro momento chega de mansinho, com cara de pedinte, já a partir do segundo encontro, chega como dono. Como proprietário. Alguém que tem as cartas nas mãos. Agora, o culpado por tudo isso é a Lei do Gerson.
Até então, o que hoje vemos/temos como regra eram situações pontuais, residuais. Hoje, é regra. Possivelmente, eu e você, somos peixes a nadar à margem desta lei. E como nós, muitos e muitos outros estão a nadar como é o caso daqueles que se dispõem a criar espaços que permitem manifestações como as nossas. Quando eu digo ser preciso ter o nome é porque ele é fundamental para abrir um processo no MP. De outra forma serão apenas palavras ao vento. As canalhices são tantas e tantas... e elas se retratam de tantos e tantos modos que já está na hora de começarmos a dar corpo àquilo que realmente nos diz respeito: o controle social. Esse é o meio, talvez o único, do qual podemos lançar mão para barrar os "orgasmos públicos" dos homens públicos brasileiros. André Corrêa nunca recebeu um voto de minha pessoa. Eu disse minha pessoa. Não disse meu. E embora minha pessoa nunca tenha votado nele, eu nunca deixei de tratá-lo com urbanidade. E nem vou deixar. Veja: votei no atual prefeito Vicente Guedes, participei da passeta das mulheres, acreditei nas sua mentiras - hoje sei que ele foi preprado por setores específicos para responder exatamente o que MAV defendia, etc. Hoje tenho que conviver com o peso do meu voto. Pensa que é fácil para mim. Não é. Tenho ânsias de vômito quando leio que na posse do Conselho de Saúde ele se faz representar por quem não possue a chancela popular. Até a Vice ele despreza nessas ocasiões. Agora, sem Voce dar o nome, o que temos são isinuações. E insinuações sempre acabam no vazio e levam as pessoas a serem piores do que já somos. Vamos passar Valença a limpo. Porque não!????

Anônimo disse...

MARILDA.
TAMBÉM ESTOU TENDO PENA DE VOÇÊ.

Anônimo disse...

Marilda: Aos que interesarem:

VEJAM QUE INTERESSANTE A TRANSPARÊNCIA CHEGANDO..... grande utilidade pública!!

Excelências "agora político sujo tá ferrado". Segue endereço de um portal criado para termos acesso a todos os dados dos parlamentares em exercício (inclusive passagens pela justiça). Basta clicar na cidade ou estado e fazer a busca.
Se buscarem sem digitar nada, aparece uma lista com todos os políticos da zona escolhida.

http://www.excelencias.org.br

Façam bom uso e COMPARTILHEM essa ferramenta, que é muito importante.

É um ano de eleições e podemos fazer a diferença.

Anônimo disse...

Pois é: motivos não lhe falta. Marilda.

Anônimo disse...

ÓTIMA DICA MARILDA. E QUANTO AO CABIDÃO DO ANDRÉ NO SEBRAE, QUEM SOUBER COMPARTILHA, POR FAVOR.

Anônimo disse...

Reparo que Você põe cedilha no "c" de você. Você não tem cedilha no "c". "C" seguido de "i" e de "e" nunca é "cedilhado". Mas.... podemos mudar a ortografia para não deixar você ilhado. Traga o nome. Notas ficais. Ruas ou avenidas que tais. E a Marilda, de quem diz também ter pena, vai se juntar aos outros que te provocam pena e, quiça fundar uma tribo tupinambá, cheia de cocares e de penas, cheias de penas e penas, cheias de gambás serenas.

Anônimo disse...

Político sujo tá ferrado?
Putz, vamos ter que arranjar ETs pra esse ofício.

Anônimo disse...

PIREs e PIREs. Mãos lotadas de Pires, Pirex, Piração. Alguem diz o que acontece mas não dá uma definição.

Anônimo disse...

E quiça você apareça, de guardanapo na cabeça, feito doido desvairado, tipo hiena tresloucada, sozinho, dançando can-can de pernas cruzadas, tendo ao pesçoço uma gambá enrolada.

Anônimo disse...

Marilda: Uma gambá enrolada no pescoço? Creus /Crás ? Ug#@ Nunca será uma gambá serena, muito menos amena. Gambá é sempre gambá. Fede porque tem sob as axilas uma espécie de carne morta (é isso mesmo?). Tirado esse entrave, a carne é gostosa. Comi muito quando tínhamos um sítio na Chica Cobra (1963 a 1968). \Hoje gambá vive sendo atrelada a maus políticos, aos amigos do alheio. Coitada das gambás.