sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VQ // nº 43 // Editorial

Conhecer o passado para pensar o futuro

As memórias sobre o nosso passado podem nos ajudar a refletir sobre o que queremos para as novas gerações

A matéria que ilustra a capa desta edição do VQ remete às recordações do ‘tempo das fábricas’ em Valença. Para a geração que nasceu a partir da década de 1990 pode parecer como uma novidade, mas Valença foi por muitos anos um importante polo têxtil. Hoje o que vemos são os galpões abandonados em péssimas condições estruturais, muitos deles tombados como patrimônio – mas sem qualquer finalidade promissora, infelizmente.

O texto de Carlos Brunno, baseado nas memórias de sua mãe Vanda, uma das muitas trabalhadoras das fábricas de Valença, nos faz refletir sobre o nosso passado recente, e com isso podemos pensar  – ou repensar – o nosso futuro. Ainda sobre as fábricas e as lutas dos trabalhadores, o entrevistado da edição, o professor Gilson Luiz Gabriel, também relembra algumas passagens em que esteve presente, especialmente quando participou ativamente da greve das fábricas de Valença em 1988. Gilson faz um paralelo entre as lutas dos trabalhadores das fábricas e a sua atual luta junto à categoria dos profissionais da educação. Para ele, há uma dificuldade em criar uma identidade de classe entre os professores – diferente do que acontecia com os trabalhadores das fábricas.

Mas Gilson fala também das suas lutas atuais, da sala de aula, dos problemas da educação brasileira e do papel do professor.

O que não poderia deixar de ser tratado nesta edição são as eleições municipais, que já iniciaram suas campanhas pelas ruas da cidade. Fizemos uma lista do que é permitido e do que não é permitido durante a campanha eleitoral. Por exemplo, pagar para que alguém coloque um cartaz na sua casa é crime. Oferecer aos eleitores qualquer bem material também, como sacos de cimento, tijolos etc. Nada disso é permitido, embora seja mais comum do que gostaríamos em nossa cidade. Um político que se presta a esse papel não merece o voto de ninguém. No caso de presenciar alguma irregularidade, qualquer pessoa pode denunciar junto à justiça eleitoral.

Em nossa última página, a dica da seção Navegando é o blog da nutricionista Carol Morais, que mantém a página na internet para divulgar informações sobre saúde, nutrição e bem-estar. André Dahmer nos brinda com mais uma tirinha dos Quadrinhos dos anos 10, e a poetisa desta edição é Jaqueline Cristina, que grita para que acudam nossa Valença.

Vale destacar ainda a contribuição de mais uma empresa parceira, a Vidraçaria Princesa da Serra, que junto ao Jopag Supermercado e à Miriam Lajes, colabora decisivamente para a manutenção da edição impressa. Caso queira colaborar, entre em nosso blog e veja como pode ajudar na construção e manutenção do VQ.


Nenhum comentário: