domingo, 28 de outubro de 2012

Um prefeito pra fazer história?


Por Fabrício Itaborai

Posso dizer seguramente que novamente um Prefeito eleito em Valença tem condições de fazer história. Foi assim quando Fábio Vieira assumiu a prefeitura, e também da mesma forma quando nos braços de empresários foi alçado ao cargo o Vicente Guedes.

Infelizmente não foi isso que vimos nos dois casos. Hoje a cidade está mergulhada num caos, tivemos um concurso público mentiroso, onde boa parte dos aprovados não foram chamados. Colocaram uma vaga no edital, e encheram a Prefeitura de contratados em todas os setores

Há muitos anos a Locanty vem recebendo verdadeira fortuna e o seu legado foi um amontoado de lixo nas nossas ruas. Nunca houve uma preocupação com reciclagem e nem mesmo coleta seletiva.

Empurraram também goela abaixo do povo a CEDAE que chegou com preços abusivos e impondo seus serviços de forma truculenta. Devido a manifestações contrárias abaixou suas tarifas, mesmo assim acredito que momentaneamente, pois não existe empresário disposto abrir mão de lucros altos, e não acreditem nessa bobagem de autarquia, empresa do Estado

Temos ainda uma caixa preta, que no meu entender é o ponto mais crítico da cidade: PREVI-VALENÇA. Hoje da forma que foi constituída, está completamente a mercê do executivo e fadada a falência, o que significaria decretar de vez a ruína da cidade, uma vez que o grande empregador de Valença é a Prefeitura. Imaginem os servidores municipais sem dinheiro para suas aposentadorias e auxílio doença.

Portanto como disse no preâmbulo o novo Prefeito, seja quem for, porque esta questão ainda não está fechada: PODERÁ FAZER HISTÓRIA, se de fato governar para o povo.

O que significa dizer enfrentar os interesses da Câmara que há muito loteou a prefeitura indicando funcionários e impedindo a contratação via concurso público.

Significa dizer ainda aproveitar essa oportunidade e tratar o lixo com gestão ambiental e até porque não empresarial, concentrando esse serviço na mão do município

A questão Cedae por mais complexa que possa aparecer é muito mais simples que se imagina, pois não existe investimento pesado feito por ela, é preciso coragem e vontade política. E principalmente querer fazer um governo diferente.

A questão PREVI-VALENÇA, tem que ser enfrentada e seu estatuto mudando, ganhando mais controle e autonomia, embora mesmo com custo alto em minha opinião os servidores estariam mais seguros no INSS, e a volta para o regime anterior é possível e viável.

Por último ainda terá que fazer diferente de tudo que tem sido feito em relação a saúde, educação e valorização das demais categorias de servidores municipais.

Enfim, para fazer história precisará de coragem para mudar de verdade, contrariar velhos e novos aliados e ter em primeiro lugar o POVO VALENCIANO.

11 comentários:

Anônimo disse...

Vocês querem um Prefeito ou um Salvador ? Conhecem a cidade onde moram ? Aqui não tem interesse coletivo não, é tudo interesse pessoal. Uma grande hipocrisia.

Anônimo disse...

Um belo dia, um domingo de sol, os cidadãos de uma pequena cidade do interior acordaram e foram votar. Imbuídos do mais elevado espírito coletivo, escolheram aquele que mais representava os anseios daquele povo. Isto ficou claro durante a campanha eleitoral, pois naquela cidade não era necessário formar " grupos " para ganhar a eleição, nem mesmo formar coligações partidárias e pasmem, não seria preciso nem mesmo " lotear " os cargos com aqueles que o apoiaram. Bem isto é uma história, porque a realidade é bem diferente. Valença é Brasil, acorda pra vida.

Anônimo disse...

Vcs do blog deveriam se informar melhor antes de darem informações aqui. Sobre o concurso e Previ, não são bem assim as coisas. Façam um levantamento e comprovem, dentro do nº de vagas divulgadas no edital,87% foi convocada e as pessoas empossadas. O restante tb não sei pq estão fora..fiquem mais espertos!!!

Anônimo disse...

Opinar em relação ao lixo: não é correto afirmar que nunca houve preocupação com reciclagem e com a coleta seletiva de lixo. Houve sim, e ainda há. Apenas as tentativas foram mal conduzidas e, ao fim do processo, ninguém foi penalizado pelos gastos públicos advindos, por exemplo, da construção de duas usinas públicas de reciclagem (sede e Conservatória). No início do ano 2000 a Câmara, por exemplo, fez contato com a Universidade de Viçosa de onde resultou os projetos que, construído fora das especificações técnicas, gerou gastos municipais e não trouxe retorno nenhum. A Usina de Valença (sede) foi inaugurada ums mil vezes, foi palco de shows artísticos-eleitoreiros etc - um fiasco. No Governo Fábio Vieira, foram desenvolvidos projetos na rede municipal de educação com esse fito, havendo mesmo o envolvimento dos meninos e meninas do Pró-Jovem. Na área restrita a João Bonito e Adjacências foi realizado um trabalho belíssimo. Havia, inclusive o envolvimento de ambientalistas presentes nessas iniciativas. Mas também não vingou. Em março de 2006, por exemplo, ainda governo Fábio Vieira, tivemos uma Reunião Pública promovida pelo Poder Executivo de Valença com vista a tornar pública a proposta de construção do Complexo de Tratamento e Disposição Final de Lixo, em Valença, através do estabelecimento de um consórcio intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos e de lixo urbano a ser celebrado entre os Municípios de Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores e Vassouras. Na ocasião fomos informados que, por determinação do Ministério Público, o município teria que cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC por não ter solucionado, ainda, os problemas dos lixões, particularmente o lixão de Quirino. A reunião foi excelente. Estiveram presentes, no auditório da FAA, técnicos especializados no tema.Tratava-se de decidir ou pela solução consorciada ou por uma solução individualizada, na qual Valença trataria dos seus próprios problemas construindo o seu aterro sanitário. Na ocasião, me lembro, recuperamos a importância das Usinas de Chacrinha e de Conservatória para efetivar o processo de reciclagem (algo em torno de 20 a 30 toneladas/dia). Enfim. Não se pode afirmar que nunca foi parte das preocupações municipais a recilagem e a coleta seletiva. A par dessas questões, embora não se tenha uma cooperativa de catadores de lixo (essa seria uma questão chave a ser equacionada caso se opte por consórcio ou aterro), há iniciativas isoladas, em setores da administração pública, voltadas para a coleta seletiva no âmbito de secretarias, por exemplo. No mais, a população faz a sua parte em relação às garrafas pet, papel/papelão etc.
Marilda Vivas.

ALEXANDRE RABELO MORGADO disse...

Existe um trabalho, na previdência social, constando que a Prefeitura Municipal de Valença, não detinha as condições necessárias para ter um regime próprio de previdência. No passado o regime existiu e consumada a sua inviabilidade, foi feito um procedimento para retornar com os servidores para o regime de previdência-INSS. No que tange à nossa água, compartilho com a ideia de que a própria Prefeitura, tem condições de fazer sua manutenção, com funcionários públicos concursados e preparados para o trabalho. O sucateamento da classe de Servidores Públicos, atende aos anseios gananciosos dos grupos que apoiaram candidaturas e procuram sempre driblar os meios corretos de acesso ao serviço público. O famoso "jeitinho", impera por todo nosso Brasil. Que o novo Prefeito possa governar com sensatez e ética, para que Valença venha a pelo menos pensar a ser, novamente, "A Princesinha da Serra", "Município Modelo"!

Anônimo disse...

Eu quero TCHUN, eu quero TCHA e menos BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ...

Anônimo disse...

Em relação a CEDAE, cabe informar que os vereadores receberam a época, de forma ilícita, 30 mil reais cada (1 ou 2 não se corromperam) para aprovarem o projeto.
Já em relação ao lixo, embora a Sra. Marilda tenha exposto as tratativas realizadas anteriormente, para o cidadão nenhuma mádida foi efetiva e eficiente. Separo o lixo orgânico do reciclável mas se não fosse uma catadora "autônoma" não haveria lugar para destinar. A minha pergunta é se alguém conhece o contrato da PMV com a LOCANTY? Há previsão de coleta seletiva? Se sim, quem são os fiscais do contrato? Qual as medidas e sanções adotadas contra a empresa?

Anônimo disse...

A LOCANTY agora é INFORNOVA.

Anônimo disse...

Se levaram os 30 mil eu não sei, não vi, agora 30 mil é pouco né.

Anônimo disse...

O DE CIMA, TIRA O ZAN E O ZE OTAVIO DESSA TÁ.
JUSTIÇA SEJA FEITA.

Anônimo disse...

a falta de respeito ao bom senso alheio permeia o trato deste assunto.
to fora.