domingo, 29 de março de 2009

CPI investiga patrimônio de ex-presidente do TCE

RIO - O padrão de vida do conselheiro José Gomes Graciosa, do Tribunal de Contas do Estado, está na mira da CPI da Assembleia Legislativa do Rio que investiga irregularidades no órgão. Ex-presidente do TCE, ele é um dos indiciados no inquérito da Polícia Federal instaurado a partir da Operação Pasárgada, no ano passado, que apura o pagamento de propina de uma empresa, SIM, de Minas, a funcionários públicos, entre eles três conselheiros do tribunal do Rio. Segundo informações que chegaram à comissão da Alerj, desde 2006 o patrimônio de Graciosa, no mínimo, triplicou. Atualmente, já estaria próximo dos R$ 3 milhões.

Nascido numa tradicional família de Valença, onde foi vereador e depois prefeito entre 83 e 88, o conselheiro do TCE, formado em direito, foi deputado estadual e depois presidente do órgão até 2006. Além de Valença, ele tem imóveis em Niterói e Teresópolis. Em 2004, após comprar oito lotes num leilão, Graciosa começou a construir uma grande propriedade no Condomínio Paco de São Luiz, na localidade de Quebra-Frascos, em Teresópolis. O imóvel, que serve para veraneio, tem piscina e quadras de esporte. Em Niterói, onde mora, o conselheiro é dono de uma casa não menos imponente, no bairro de Pendotiba.

Na mesma cidade, fica um bem equipado spa, no bairro de Santa Rosa, que pertence à família, mas é comandado pela mulher do conselheiro, Flávia Graciosa. De acordo com documentos registrados na Junta Comercial no ano passado, a empresa, cuja razão social seria JGF Elemental Beauty Participações e Consultoria, tem capital social de R$ 2,4 milhões.

Fonte: sítio do jornal O Globo - AQUI

9 comentários:

Cabocla Guacyra disse...

uau!!!!!!! parece hollywood!!!!!!!!

Anônimo disse...

E parece mesmo, uai. Mas vem cpa: o homem naum ganha o suficiente naum pra te de tudo o bom e o melhor?

Carmem Romano disse...

A declaração do impoto de renda que ele fez diz que não. Na verdade este é o ponto. Como ele conseguiu isso sem ganhar (segundo sua declaração de imposto de renda) o suficiente para tal.

A defesa diz que certos carros e imóveis ele recebeu de presente de amigos.

Piadinha: "eu quero participr do amigo oculto deste povo".

Anônimo disse...

quando sai edital pra concorrer a vaga de amigo dos amigos do zé??

Anônimo disse...

Isso deve ser fácil de saber. Tem um monte deles ai dando trombadas na rua dos Mineiros.

Anônimo disse...

Doação é crime?
nunca ouvi falar.

Anônimo disse...

não caro anônimo.
doação não é crime, se você tiver caixa no imposto de renda, pode sim, doar o que quiser a quem você quiser

Jean , professor da Faculdade de Direito de Valença

Anônimo disse...

Primeiramente, a CPI deveria investigar os donos de Farmácias de Valença que enriqueceram de uma hora pra outra. Segundo, daqui há uns tempos teremos vereadores de valença que tem o sangue do Zé, sendo matéria no jornal o Globo.

Saulo de Azevedo

Anônimo disse...

Na verdade, ao que parece, as raizes são mais profundas e bem mais rasteiras do que nos, simples mortais, podemos perceber. Não resta dúvida que as relações de força em Valença mudaram de uma mão para outra. Se, está ou não fortalecendo as graciosas, temos que ficar de olho nas que teimam em dar de graça aquilo que não lher pertence. Atingindo Graciosa, muitas famílias acima de qualquer suspeita vão estar envolvidas entre aquelas que nada mais fizeram que doar, o o que do proprio doador, possivelmente recebeu. É profundo e nebuloso de mais para que consigamos perceber.