domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sergio Cabral, o governador do cartão-postal

por BRUNO BONETTI


Parece óbvio que governantes governem olhando para quem mais precisa. O cidadão abonado não precisa que o Estado provenha saúde para a sua família ou educação para seus filhos. Seu lazer está garantido, assim como suas três refeições diárias.

No Rio de Janeiro, esta lógica foi subvertida. O Governador Sergio Cabral volta suas ações para os mais ricos e governa para os formadores de opinião. Vejamos o caso das UPPs, unidades de polícia pacificadora. Sem nenhuma dúvida, é demanda antiga do povo do Rio uma ação enérgica contra o crime organizado. Não é mais possível que aceitemos a presença de traficantes portando armamento pesado, vendendo drogas e constituindo um verdadeiro estado paralelo dentro de nossa sociedade.

Mas Cabral resolveu jogar para galera. Começou pelo Santa Marta, morro pop-star, pano de fundo de vídeos de Michael Jackson e Beyonce. “Pacificar” o Santa Marta dá Ibope, é o morro retratado no livro “Abusado, o dono do Dona Marta”, foi palco de uma guerra midiática protagonizada por Zaca e Cabeludo nos anos 80, época em que a Rede Globo, afim de destruir a reputação de Brizola, iniciou um processo “tarantiano” de retratação da cidade. Quem não se lembra das sequências cinematográficas dos “arrastões”?

A estratégia de “pacificação” prosseguiu pelos morros da Zona Sul. Cantagalo, Pavão, Tabajaras, Chapéu Mangueira e Babilônia foram agraciados. Em breve promete-se pacificar o Vidigal e a Rocinha (coisa que torço para que aconteça, mas duvido). O que pretende Cabral com isso? Jogar para a galera.

É claro que estas comunidades ansiavam pela sua “libertação”. Pergunto: por que não iniciar pelo Complexo da Maré, pelo Batan ou Complexo do Alemão? Respondo: porque não tem o mesmo apelo. São locais distantes dos cartões-postais da cidade e, na verdade, o que se pretende é varrer a sujeira para baixo do tapete. Cabral governa para o cartão postal. Sabe que a violência só pode ser combatida com uma profunda reestruturação social. Seu projeto não é reestruturante, é eleitoreiro.

Assim como ocorre com as UPPs, o projeto de democratização de sinal de acesso grátis à internet está disponível em Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon. Por que não começou nos calçadões de Campo Grande ou Madureira? Não parece óbvio que os moradores da Zona Sul tenham mais facilidade de acesso à web que os moradores da Zona Oeste ou do subúrbio?

Suspeito que um dos motes de Cabral para a campanha que se aproxima é a pacificação dos morros sem UPP no 2º mandato. Bom gancho, mas ele sabe que não conseguirá. A UPP do Santa Marta conta com mais policiais disponíveis que a cidade de São Gonçalo, com seu milhão e meio de habitantes. Não há policiais suficientes para ocupar as comunidades dominadas pelo tráfico.

Anda mal, mesmo, o Governo Cabral. Houve a escandalosa prorrogação do prazo de exploração para a (péssima) concessionária do metrô para mais trinta anos. Isso no último dia de 2007, quando quase ninguém lê o Diário Oficial. O que falar da compra, com sobre-preço superior a 50%, dos 30 mil laptops para os professores da rede pública? E a clientela do escritório de advocacia da primeira-dama, que atende diversas empresas que tem contratos com o Governo?

Espanta-me também como a Rede Globo, outrora tão combativa (de Brizola a Rosinha, com especial atenção ao Governo Garotinho) se cala ante tantos absurdos… será que as polpudas verbas publicitárias estatais ajudam a explicar?

Consola verificar o quão frágil é a candidatura Cabral. A esmagadora maioria dos Governadores oscila nas pesquisas de opinião entre 50% e 60% de intenção de voto para o pleito de outubro. Serginho se esforça para manter os 30%. A entrada de Gabeira no quadro dificultou ainda mais a vida dele. Por isso constrange Lula e o PT a implodirem a candidatura Garotinho. Dá com os burros n’água.

Esse fim de ano promete. Para quem gosta de política, 2010 será um ano divisor de águas. É o fim da era Lula. E tomara que, para o povo do Rio, o início de um tempo onde se olhe para quem mais precisa e, não apenas, para os cartões-postais.

2 comentários:

Dr. h. c: JOHNES HEBERT VICTAL EVANGELISTA disse...

Excelente blog,parabéns.Se tiver interesse faça uma visita no blog da juventude de barra mansa e todo o interior do Rj.
www.juventdebm.blogspot.com
Abraços

Anônimo disse...

Ah..fala sério.
Ninguém lembra mais dos governos passados, neh...Só sabem criticar Cabral.