segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fala educador! Fala educadora!

A AÇÃO EDUCATIVA, a APEOPESP, a ARTIGO 19 e a CNTE constataram a ausência dos professores no debate público sobre educação. De maneira geral, quando o debate é educação pública, muito se fala dos professores, sobretudo sobre sua responsabilidade pelo que vem sendo apontado como a má qualidade do ensino; mas poucos professores são ouvidos para analisar o tema. Além disso, é praticamente inexistente a presença de professores como autores de artigos de opinião sobre temas educacionais.

Professores e jornalistas concordaram ao indicar que a fonte deste problema é o fato de que os educadores não podem falar com a imprensa sem a autorização das autoridades governamentais – alega-se a existência de normas que proíbem servidores de emitirem opiniões relacionadas ao exercício de sua profissão. Esse cerceamento repercute também sobre o direito dos cidadãos de saberem o que se passa na administração do sistema educacional e, mais, de tomarem conhecimento desta situação a partir de variadas fontes de informação, inclusive e especialmente a partir do ponto de vista dos professores e funcionários envolvidos no dia-a-dia do planejamento e execução das políticas públicas nessa área.





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