domingo, 21 de novembro de 2010

Quem quer ser prefeito de Valença?

Última atualização em 20/11/2010, às 19h02
Angélica Arieira

Desde que Vicente Guedes foi cassado em junho deste ano e retirado da prefeitura de Valença (por conta da acusação de estar em seu terceiro mandato consecutivo), o município vive um verdadeiro estado de instabilidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Fernando Furtado da Graça, o Fernandinho Graça (PP), assumiu o cargo de prefeito, que ocuparia até a eleição do novo chefe do Executivo. O pleito foi marcado para o último mês de outubro pelo TRE (Tribunal Regional eleitoral); no entanto, a eleição acabou sendo cancelada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), prolongando, assim, o mandato substitutivo de Graça.

Dessa forma, existe a possibilidade de o município ver não apenas três, mas quatro pessoas diferentes sentadas na cadeira do Executivo em menos de um ano. Acontece que Fernandinho Graça é presidente da Câmara até 31 de dezembro; a partir de primeiro de janeiro o presidente da Casa será Paulo Jorge César, o Paulinho da Farmácia (PPS), que assumirá o comando do Legislativo no último biênio da legislatura. Sendo assim, há quem diga que, com a mudança da presidência, o que mudará é o prefeito da cidade por mais uma vez. Paulinho da Farmácia teria, assim, um mandato relâmpago, já que se espera que até março novas eleições sejam marcadas na cidade.
A possibilidade de ter que entregar a prefeitura a um colega de Câmara não assusta o atual prefeito. Ele diz, porém, que o que o TSE tem feito com Valença é um absurdo já que, segundo ele, o município está um caos. - Assumi a prefeitura interinamente e, por conta de todos saberem disso, os fornecedores se negam a prestar os serviços à prefeitura por medo de o prefeito seguinte não honrar as dívidas feitas por mim e por Guedes. As pessoas temem fazer planejamento por conta de acharem que tudo pode acontecer na cidade. É um período de instabilidade, e somente quem perde é o município. Esta situação já deveria ter sido resolvida - afirmou.

Graça afirma que tem um relacionamento positivo com Paulinho da Farmácia desde que foram vereadores e que não se importaria em passar todos os detalhes do período em que a gestão do município esteve sob seu comando, mas teme que, por conta do troca-troca de prefeitos, a cidade perca ainda mais. - Eu e Paulinho conversamos sempre. Temos um bom relacionamento. Mas a questão não é passar as informações para ele, mas passar toda uma administração para mais uma pessoa que terá um mandato tampão. O que queríamos - e pedimos - é que o TRE e o TSE resolvam a questão o mais rápido possível e que esclareça a mim, ao Paulinho e à população o que deveremos fazer no dia primeiro de janeiro - argumentou.

O prefeito em exercício disse que no final da última semana mandou mais um documento ao TSE solicitando informações de como ele deve proceder no dia primeiro de janeiro de 2011, já que não há nenhuma informação a esse respeito sendo repassada a ele e aos demais vereadores. - Eu e o Paulinho da Farmácia não sabemos realmente se terei de passar o cargo no dia primeiro. O documento que me intimou a assumir a prefeitura estabelece que eu fique no cargo até a execução das eleições por eu ser o presidente da Câmara. No entanto, esta situação seria até dezembro, depois será outro. Neste sentido mandamos um documento ao TRE questionando esta questão - explicou Graça, ressaltando ainda que até a última sexta-feira ainda não teria recebido informação nenhuma sobre os questionamentos.

Eleição pode ocorrer em dezembro, mas não tem data confirmada
A assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foi procurada pela reportagem, e informou somente que já teria solicitado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dois ofícios questionando a possibilidade de realização das eleições. No entanto, não teria recebido confirmações de nenhuma data.

Já a assessoria do TSE disse que, para que a eleição seja marcada realmente, é o TRE do Rio que teria que sugerir uma data a ser aprovada pelo colegiado superior. No entanto, como o processo é administrativo, a intenção do TSE é que as eleições aconteçam ainda no mês de dezembro. A assessoria informou, no entanto, que verificaria se o pedido de nova data já havia sido feito. Porém, até o fechamento desta edição, o TSE não repassou a informação.

Quanto ao futuro ocupante da prefeitura (caso a eleição não ocorra até dezembro), uma fonte ligada ao órgão afirmou que, pela legislação, o mais coerente seria que o novo presidente da Câmara assumisse o governo municipal de forma interina.

‘Terceiro prefeito' diz que receberia gestão ‘capenga'
O vereador Paulo Jorge César, o Paulinho da Farmácia (PPS), confirmou que possui um bom relacionamento com Fernandinho Graça, prefeito adjunto de Valença. No entanto, não hesitou em falar, que ainda assim, se for prefeito, receberá a prefeitura capenga: "uma verdadeira bomba".

- O Graça fez um trato com a empresa de ônibus da cidade e já estabeleceu uma dívida para ser paga até 2022. Era uma dívida que se arrestava, mas me deixará uma dívida. Isso é um exemplo. Mas uma prefeitura que a cada hora tem um prefeito é uma bagunça. Esta história já começou errada, é uma gestão capenga - analisou o vereador.

Embora o TSE não descarte que a eleição possa acontecer até dezembro, Paulinho acha que ela não vai acontecer com tempo hábil e que, por conta do troca-troca de prefeitos, é possível que o TSE mantenha-o no cargo até 2012, quando haveria novas eleições em período normal.

- O juiz eleitoral da cidade me disse que o TSE pode me manter até 2012 na prefeitura, aproveitando as novas eleições municipais em todo o país para definir novo prefeito. Se isso ocorrer não digo que não será um desafio, mas estarei preparado para assumir o cargo - disse ele, que informou também estar no terceiro mandato de vereador e ter sido vice-prefeito na gestão de Luiz Antônio Correa.


Diário do Vale

5 comentários:

Anônimo disse...

A questão não é ser o Paulinho,que é uma pessoa boa e preparada,mas sim essa incerteza.Pra ele assumir por apenas 1 ou 2 meses,não resolverá em nada a situação da cidade de Valença.Que fique direto então.É o q penso.

Anônimo disse...

Tenho minhas dúvidas quanto à solicitação de eleições do TRE RJ para o TSE. Ninguém consegue acesso a esse documento.

Anônimo disse...

BOMBA!!!! A Câmara está votando alteração na Lei Orgânica Municipal para manter o Paulinho prefeito, sem eleições diretas. Isto é iinnnncconnnsssttiitttuuuccciiiooonaaaall.......

Anônimo disse...

esse é o q eu penso é um idiota.rs

Anônimo disse...

esse "é o q penso" tem que aprender primeiro a escrever, nota-se que com muita certeza é um excluído politicamente, rs