segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Você Não Sabe o Que é Amor! (?) *


* Coluna publicada no Jornal Local de 4/11/10

Valença acordou outro dia mesmo e estava sem prefeito, sem médico, sem CEDAE, sem chaminé e sem 700 empregos na cooperativa que presta serviço ao poder municipal. Lamento por estas famílias, pois era maioria assalariada, mas vendo por outro lado, se mandam 700 embora e a Prefeitura não para, é sinal que tem gente sobrando por ali (pelo menos na conta dos burocratas de plantão). Um passarinho me contou que grande parte destes cargos era indicação de políticos e figurões da cidade, e que ele inclusive tava dando graças a Deus por não ter rodado nesta história, pois é contratado(a), mas não da Multiproof.

Cabe assinalar que trocar emprego público por voto é um golpe político muito poderoso, pro bem e pro mal, pois a carreira na administração pública, quando ocupada de maneira legal, impessoal e limpa, é essencial na vida democrática e na garantia dos direitos básicos, e a deturpação destes princípios acaba sendo lesiva aos interesses nacionais. Por isso é crime sujeito à prisão. Mas isso todos nós já estamos “carecas de saber” (eu mais do que vocês!) Espero que o próximo prefeito (ou quem sabe o atual) lembre de fazer concursos públicos, e espero que os 700 que foram mandados embora briguem por isso. Não só por isso, mas lutem também por: 

1) Um estado democrático de fato e de direito, com respeito aos conselhos municipais, representação e participação dos setores populares e progressistas da sociedade, e não só a ação dos mausoléus da política valenciana;

2) A revisão de todos os contratos, recibos, dívidas, licitações, pagamentos e procedimentos contábeis da Prefeitura, afim de renegociar, pagar, cancelar, adiar, e até declarar moratória das dívidas abusivas e dos contratos espúrios; 

3) O fim da terceirização nos setores públicos essenciais, acabando com a farra dos cargos comissionados. Concurso público já (e sempre!)

De inicio estas três ações políticas fechariam o focinho de muita ratazana que se infiltrou no esgoto da administração pública. Valença não precisa ressuscitar nenhum “pai dos pobres”, pois a miséria e a pobreza por aqui já atingiram a maioridade; e muito menos precisamos de super-homem de capa (ou jaleco), pois até o Super-Man de Hollywood já bateu as botas... 

Queremos propostas coerentes, solidárias, científicas e democráticas, a biografia vem depois, como conseqüência destas. Não adianta ter prefeito que “traz recursos” se os recursos não caem onde o povo precisa, ou pior: caem onde não devem. Nossa geração já perdeu tempo demais, e mesmo eu não acreditando tanto neste duvidoso sistema eleitoral, este ano ainda tem eleições gerais, onde somos convidados compulsórios da “Festa da Democracia”.

 A cidade, o estado, o país e o planeta tão se ferrando há bastante tempo com o atual sistema político e econômico, que é assassino e excludente. Será que perdemos o sentido da vida coletiva? Ou como diz o Luan Santana: Você não sabe o que é amoooor(?)! Se alguém apresentar minimamente as três propostas acima tem meu apoio e quem sabe meu voto. E o teu? Saudações a quem tem coragem!

Nenhum comentário: