quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

É Dia de Feira (Escolha o seu candidato na prateleira)*

* Artigo publicado no Jornal Local de 30/12/10


Fim de ano e o calendário de férias e festejos vai coincidir com outro calendário efusivo na cidade: a “festa” da democracia, na eleição para prefeito-tampão no dia 6 de Fevereiro. E como a bola já ta rolando, no jantar anual da Associação Comercial de Valença, o deputado estadual André Corrêa (PPS) fazia um desenvolto corpo-a-corpo (ou mesa-a-mesa) eleitoral, apresentando o vereador Paulinho da Farmácia como o novo “candidato do progresso”. Naquela hora eu achei que fosse só mais um balão de ensaio político, na tentativa de levantar/testar o nome do vereador. Como a anunciada candidatura se confirmou, eu começo a duvidar da real intenção daquele nobre deputado. Se é mesmo eleger o vereador do seu grupo ou então apoiar dissimuladamente a “reeleição” do prefeito Fernandinho Graça (PP).

Se não, raciocine comigo. A candidatura Paulinho da Farmácia (PPS) nasce, no meu ponto de vista, com quatro problemas preocupantes: primeiro está atrelada a uma velha raposa da política valenciana que, vislumbrando uma derrota constrangedora nas últimas eleições, “amarelou” na boca da urna (coisa que brasileiro não perdoa); segundo porque este vereador, até recentemente, vinha tentando junto com outros comparsas, aplicar uma espécie de golpe eleitoral na Câmara Legislativa; terceiro porque o André Corrêa teve pouco mais de dez mil votos em Valença e esse número não elege prefeito por aqui; quarto porque esta candidatura arranca mais voto do Álvaro (PRB) do que do próprio Fernandinho. Se bem que hoje Álvaro é favorito ainda pelo efeito do “recall” eleitoral, mesmo pesando o abandono de outras raposas felpudas que pularam da nau do médico para a do farmacêutico.

Um aspecto interessante desta eleição vai ser o comportamento dos novos aventureiros. O vereador Zan (PSC) perdeu uma ótima oportunidade de colocar seu nome à prova no jogo democrático; é jovem, tem defendido posições coerentes na Câmara e o momento político da cidade parece muito com aquele que alçou o tio dele (Graciosa) ao poder nos anos 80. Só não sei se os caciques do seu partido (leia Vicente Guedes) dariam legenda para ele, ou mesmo se o próprio teria coragem (autorização) para tal aventura. Pelo visto não teve.

Por outro lado, a esquerda democrática perdeu um grande quadro recentemente (Afonso Diniz). Sobrou o advogado Chico Lima (PSOL), que terá o voto progressista, mas sofrerá toda sorte de preconceito que uma cidade impregnada de um passado imperial e escravocrata tem a oferecer, principalmente a quem defende bandeiras como Reforma Agrária, participação democrática e agricultura familiar contra o agronegócio predador.

João Batista (PTdoB) e Claudinho Munir (PT) podem ser outras surpresas, cada um terá entre mil e quatro mil votos em minha opinião, sem falar no radialista Felipe Camêlo (PR), que vem apoiado pelo indefectível ex-governador Antony Garotinho. Enfim, a sorte está lançada, a única coisa certa até agora é que com tantos candidatos - e ainda dizem que a prefeitura tá falida (risos) - mais uma vez a cidade vai virar um chiqueiro de panfletos, papeluchos e santinhos. Só que agora estamos na época das chuvas. Que São Pedro tenha piedade de nós!

13 comentários:

Anônimo disse...

Amém. Ausente da cidade por uns dias, quando voltei passei na padaria do bairro para comprar pão e leite, é descolar com o troco uma coca-cola, quando me vi envolvida pelos comentários de dois moradores locais. O que faziam? Tripudiavam sobre a matéria de capa (vim a saber depois) do Jornal Local cujo título, Sete Homens e Um Destino, me reeteu a um velho bang-bang-faroeste-americano. The Magnificent Seven.Sorri e comentei o fato. E ai a choradeira natural: na frente da minha casa tem um bueiro... eles só querem saber do interesse deles... fora a época de eleição ninguém passa por lá... E eu cá com meus botões: o que diriam se soubessem quanto passarão aganhar. Um acinte! Como seu artigo (primoroso, por sinal) revela, estão mais para intestinos do que destino. O filme é da década de 60. Assisti no cinema, com direito a balas de puxa-puxa, pipoca... filme cortado na hora da exibição. Quem assistiu Cinema Paradiso sabe bem o que ando falando. Bom demais. Mas voltando ao filme. A sinopse, colada da internet, retrata o seguinte quadro:

"O filme conta a história de um grupo de mexicanos, residentes em um pequeno vilarejo estão cansados de serem saqueados e aterrorizados pelo bandido Calvera e sua gangue sanguinária, que invade o local com frequência para roubarem mantimentos. Os mexicanos não tem armas, dinheiro e nem tampouco temperamento violento. Visando obter ajuda, três deles se deslocam até a fronteira onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros norte-americanos desempregados e que arregimentam mais cinco companheiros, para juntos defenderem o vilarejo."

Como se vê, somos nós, os valencianos-mexicanos e a Prefeiturasede-municipal o vilarejo em tom menor. E as coincidências para por ai. De resto, a história não se aplica.

Relacioná-los a Yull Brinner, Bropnso, McQueen, Corbun... nem pensar. Chico Lima sim, poderia sintetizar o espírito impregnado no filme. Poderia e pode. Pelo partido, pelas lutas que empreende nas bandeiras que empunha. Mas e dai? Enquanto comunidades continuarem a eleger a prata da casa que lhes socorre nos seus interesses individuais, deixando ao largo o coletivo, teremos que conviver com tipos estranos na Câmara, como é o cado do Celsinho do Bar, que pouco ou nada faz na Câmara e, que derreeeeppppente, tem a brilhante idéia de um projeto que nos tiraria o prazer de derrotar seis, dos sete que estão correndo atrás de seus intestinos. Ou seja: nem brilho prróprio tem. Se permite ser massa de manobra para uns tantos covardes que, ávidos por mais fezes em seus intestinos não ousam, contudo, afrontar as vozes que vem das ruas. Filipim bunitim, no meio.
Vale, como completo, dizer que o filme é uma refilmagem dos Setes Samurais, de Akira Kurosawa (1954). Também, aqui, nenhuma coincidência. Samurai tem honra e consciência do seu lugar no mundo. Como o Cacique Seatle. E paro por aqui.

Voltei para casa triste: depois de ver o fabuloso painel Guerra e Paz, de Portanari, penso o que esperar desses homens que se dizem públicos e que que não são. Quanto mais puderem brigarão, para todo o sempre, pelo direito de viverem cheio de fezes, dentro e fora de seus intestinos.

Anônimo disse...

"Os fazendeiros da cidade não têm armas, dinheiro e nem temperamento violento."
ehehe...

Tyler Durden disse...

Sobre armas, dinheiro e violência:

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível".

Mahatma Gandhi

Anônimo disse...

Se são sete (7) candidados e conhecendo o tipo de voto valenciano meus parabéns Fernandinho, o futuro Prefeito.

Anônimo disse...

Primoroso mesmo o artigo!
Do anônimo também!
Chico Lima, daqui uns anos. Agora, a melhor possibilidade que temos é o Álvaro Cabral.
E prestem atenção às promessas: não adianta vir recurso para o Município, se somente a quinta parte dele é utilizada para o fim a que se destina.

Anônimo disse...

Esperamos tanto o Lula amadurecer,que quando veio, já tinha apodrecido!Quem sabe faz a hora... Chico Lima já!

Anônimo disse...

A que se destina... a palavra me remete a Cajuíza. Letra e música de caetano Veloso. Tempos bons aqueles.

CAJUÍNA

Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina.

11.

Em Cajuina, o magistral Caetano Veloso, expressa a sua dor e reflexão, diante da morte do amigo e idealizador da Tropicália, o poeta piauiense Torquto Neto. Torquato Neto, nacionalista, revolucionário, visionário que fez a cabeça dessa geração tropicalista, Chico, Caetano, Gil, e tantos outros. Depois, cai em solidão profunda, aventura-se no cinema novo com Glauber Rocha e, após ver todos so seus amigos exilados, excreve um bilhete após ver a carnavalização em Holywood com Carmem Miranda,portuguesa, se passando por brasileira(tropicalista) com a cabeça dheia de frutas tropicais, escreve um bilhete, “morri porque caiu um abacaxi na cabeça do meu pau” e liga as troneiras de gás no Rio e suicida-se.
O intelectual e ativista cultural, Torquato Neto, há muito não falava com CAetano, este vai a teresina por ocasião do seu enterro e faz essa música. Existirmos… uma reflexão ” viver pra quê? a que se destina?…”
agradece a Torquato por ter lhe dado a rosa pequenina, (cultura)ou conhecimento. o poeta magro como todos os tropicalistas da época” apenas a matéria vida era tão fina”. Lembranças e reminiscencias de um passado não muito distante que agora se avoluma com a morte do amigo.
E ele compara seu olhar cristalino e puro com a Cajuína. Bebida original do Piauí que caracteriza-se por ser a “essencia”, o”supra-sumo” da pureza do caju. Um elemento nordestino, puro, resistente, cristalino que não se turva. É por ai. Comentário by Edson Gallo — 8 de fevereiro de 2010

Anônimo disse...

É LAMENTAVEL OS COMENTARIOS, DIZER QUE O LULA APODRECEU É A MAIOR PIADA QUE JA EXISTI. O PT VAI GOVERNAR POR MAIS 8 ANOS.

Anônimo disse...

É isso ai, companheiro. Agora que o Lula extrapolou, extrapolou. Até agora manteve o país sob uma tampa de panela. A pressão, a explodir o caldeirão, virá agora.

- Nunca antes nesse pais: se roubou tanto; se locupletou tanto e se diminuiu a pobreza tanto.

Jeff Castro disse...

Muito legal ler opiniões dos valencianos que discutem o novo prefeito. Como não vivo a política valenciana, não posso opinar sobre os nomes apresentados, apesar de conhecer alguns. Espero que os eleitores valencianos escolham o melhor para a cidade que elegeu Vicente Guedes como uma espécie de protesto contra os políticos locais. E vcs viram no que deu.

Anônimo disse...

Lula APODRECEU sim, se vendeu, se uniu ao que há de pior na política nacional e estadual, despejou rios de dinheiro na mão dos banqueiros e empresários, e só fez a sucessora porque deu as migalhas que sobraram dos bolsos dos seus aliados corruptos, em forma de bolsa família, para os 80% de sem nada que o apoiam prá não morrerem de fome!

Anônimo disse...

EXISTIRMOS: A QUE SERÁ QUE SE DESTINA.....

Anônimo disse...

OS DERROTADOS CHORAM, OS VENCEDORES COMEMORARM!!
VIVA O POVO BRASILEIRO QUE VENCEU AS ELEIÇÕES!! VIA LULA, VIVA DILMA!!