sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Governo inclui bônus e cursos em plano de metas de professores do RJ

Retirado do site do G1

A Secretaria estadual de Educação vai anunciar a criação de um novo plano de metas para os professores da rede para melhorar a qualidade do ensino. Os educadores que atingirem 100% das metas vão receber uma bonificação em dinheiro, que pode chegar a até três salários a mais no fim do ano, além de cursos de capacitação em universidades e na escola corporativa da Secretaria, que será criada em junho.

Outra novidade é o fim das indicações para os cargos de gestão e diretoria das escolas. Os funcionários serão escolhidos por um processo seletivo.

O programa será divulgado na sexta-feira (7). O objetivo do plano de metas é tirar o Rio de Janeiro da penúltima posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador avalia a cada dois anos o aprendizado no ensino fundamental e médio em todo o país. Na última avaliação, o Rio só ficou à frente do Piauí.

Educação será prioridade no governo, diz Cabral
No dia 1º de janeiro, na cerimônia de posse, o governador Sérgio Cabral prometeu que a educação será prioridade no segundo mandato.

“Quero assumir o compromisso com o povo do estado do Rio de Janeiro, que em 2014 o estado do Rio de Janeiro estará entre os cinco melhores estados do Ideb no Brasil”, disse Cabral na cerimônia.

O plano do governo promete uma virada de página na educação. O acompanhamento do que acontece dentro das salas de aula será mais rigoroso. Uma das medidas é implementar um currículo mínimo para as disciplinas Matemática, Português, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Provas e simulados
Com a adoção do novo plano, os alunos passarão a fazer avaliações de desempenho e simulados a cada dois meses. Além disso, os estudantes terão provas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado (Iderj). O Iderj foi criado nos moldes do Ideb e será aplicado nos anos em que não há a prova do MEC.

Os resultados que os estudantes obtiverem nos exames vão contar na avaliação dos professores, que também terão seu desempenho apreciado - com um peso menor - pelas condições em que o colégio é mantido.

As 1.466 escolas estaduais passaram por uma vistoria e, segundo a Secretaria, vão receber desde pequenos reparos até investimentos em ampliações e tecnologia.

“A meta ela é coletiva, ela é para escola. Então, o conjunto de servidores que trabalham naquela escola, todos juntos, têm a função de cumprir aquela meta. Cada qual dentro do seu papel”, explicou o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sanger,

Qual sua opinião sobre essas novas medidas tomadas pelo governador para a educacão?

cordialmente

Anônimo disse...

continuo aguardando sua opinião caro professor

Att,
Cordialmente

Sanger/Regnas disse...

Caro anônimo. Pode deixar que vou expor a minha opinião sobre o novo projeto. Estou colhendo opiniões com os meus amigos professores. Abraços