sábado, 11 de junho de 2011

MAGISTÉRIO ESTADUAL: EXONERAÇÕES A PEDIDO SUPERAM AS APOSENTADORIAS

No mês de maio, o número de professores da rede estadual que se afastaram por exonerações à pedido superou o de aposentadorias. A notícia não causou espanto à presidente da UPPE-Sindicato que, há anos, vem alertando para a necessidade de melhorar as condições salariais e de trabalho da categoria: “Não é possível, em vista da complexidade do trabalho, um professor receber de piso R$ 610. Por mais vocacionado que seja, o professor precisa sobreviver com dignidade. Não é de hoje que falamos isso mas ainda não conseguimos sensibilizar os governantes.”

Este ano, até o mês de maio 3.222 professores da rede estadual de educação deixaram as salas de aula; este número representa 1.315 professores a mais do que o mesmo período de 2010.

O número expressivo de aposentadorias evidencia o envelhecimento da categoria; esta perda não vem sendo compensada com novos profissionais.

Muitos professores se afastam através de exonerações a pedido. Isso acontece principalmente, nas referências 3 e 4 onde se encontram os professores concursados que assumem a vaga, mas acabam deixando o magistério por não conseguir o sustento com o salário que recebem. No mês de maio este número superou o de aposentadorias, aumentando a preocupação do sindicato.

O não cumprimento dos direitos do professor e a falta de perspectivas de carreira sólida e aposentadoria digna, são as maiores causas dessa evasão. A rede estadual vem perdendo seus professores para as redes municipais.

“Até quando a educação do Estado do Rio, segunda receita do país, suportará tal situação?”, indaga a professora Teresinha.



UPPES-RJ

Nenhum comentário: