quinta-feira, 2 de junho de 2011

Valença é contemplada pelo projeto de turismo Rio Competitivo

Dia 16 de maio o projeto a Secretaria de Turismo do Estado apresentou os contemplados pelo projeto Rio Competitivo. Valença ficou entre os dez municípios que serão beneficiados pelo projeto, que pretende acompanhar e executar ações de desenvolvimento do turismo no Estado. A previsão é de que as ações aconteçam no primeiro semestre de 2011.

A seleção dos municípios se deu baseado no Índice de Competitividade desenvolvido pelo Ministério do Turismo, pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). entre as ações a serem realizadas em Valença por técnicos do Ministério do Turismo, estão a capacitação de pessoas para gestão, planejamento e comercialização do turismo, a ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico, marketing e o fortalecimento da governança.

A secretária de Turismo de Valença, Daniele Dantas, reconhece que o município precisa melhorar no que se refere ao turismo: “No total geral a média de destinos (sem considerar as capitais) é de 48,4 pontos (escala de 0 a 100). Valença recebeu pontuação de 54,8, portanto superamos alguns aspectos, mas precisamos melhorar a nossa capacidade de receptivo. Conseguimos colocar Valença no projeto, e agora o nosso trabalho será um Plano de Desenvolvimento do turismo no município”.

Além de Valença, as seguintes cidades foram contempladas: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, Vassouras e Maricá.

Nenhum comentário: