sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Numa cidade muito longe, muito longe, daqui...

Relato de um professor de uma Escola Estadual aqui em Valença:

"Reunião da Gide* do quarto bimestre (solução milagrosa que o governo do estado achou para "salvar" a educação do RJ). Diagnóstico: 40 alunos já estão reprovados na escola. A meta, estabelecida pela GIDE é, no máximo, 20 alunos. Solução da Gide: Mudar as notas dos bimestres anteriores.  

É claro que a proposta colocou fogo na reunião. Pra parecer democrático a coisa foi colocada em votação. A maioria dos professores acharam "normal" fazer isso. É assim que a secretaria de educação promoverá a revolução na educação. Com a conivência de muitos professores que, sinceramente, deveriam rasgar seus diplomas."

17 comentários:

Sophie disse...

Da forma como Sr. Tyler se refere parece mesmo é que tá falando dum lugar onde o diabo(cão em carne) perdeu as botas ou será aonde o vento fez a curva? Não importa! O milindre está na compustura dessa gente que vévi nesse lugar!? Povo rúim! E eu que achei que prufessor era tudu gente que quer o bem pros nossos bacurins?! Vois mecê, mia desculpe, mas na minha terra num tem dissi não! Deus olhe pressa cidadezinha...E, sior, qualé mesmo o nome dela?

Anônimo disse...

GIDE?? O que é GIDE? GRAU DA INDESCÊNCIA DA EDUCAÇÂO? ao tempo que fui profissional de ensino diretor(a) nenhum(a) tinha coragem de fazer aos professores uma "sugestão" dessa. Outro dia viram um determinado edil nas dependências do Instituto de Educação. Comentaram o que poderia tal senhor estar fazendo em um educandário tendo, como tem a ficha corrida que tem. Hoje a educação doestado do rio de janeiro está controlada pelos Picciannis e sua gang mestre do PMDB - um partido que é muito mais que a Pouca Merda Deste País pode querer. O aparelhamento da Educação é visível via tercerizações. Nem o SEPE poderá fazer muito. Veja o exemplo municipal com a dona da verdade que antes de a$$umir o poder que sempre almejou ter de forma pouco clara para idiotas como eu defendia o CIEPS: hoje faz o que o capitão manda - virou adepta da terceirização. Só mesmo desprovidos de olhos de ver e ouvidos de ouvir aguentam isso. A notícia aqui postada está em rede social (twwittie) e partiu da iniciativa de jovem professor criado nos valores familiares do caráter e da verdade. Levei trinta anos em sala de aula até sentir os efeitos devastadores dos desgates promovidos pela profissão. Hoje, percebo, que se o profissional não tiver um cuidado paralelo com a sua saúde (psicanalíticos, até), emborca de vez, antes de completar dez anos na lida. Infelizmente, será assim, caso não abra mão de suas convicções e valores. O mundo hoje pertence a pessoas pouco claras, e também aos tipos semelhantes aos vereadores do G7 que temos. Aos testas de ferro da FAA, aos vincents guedes da vida, medonhos, e por ai vai. NOJENTOS. Eles e as diretores ou diretores que ousam propor isso. Quanto aos professores: jogar tudo no vaso podre da rodoviária e puxar a descarga. Nada mais resta a fazer.

Anônimo disse...

A Educação está sendo tratada com desprezo por esse DESgovernador,q entregou a mesma nas mãos do Picciani,e o Estado do Rio foi o lanterninha do País.
Mas daí os professores concordarem com esse absurdo,é uma vergonha.
Deveriam mesmo rasgar seus diplomas.
Uma vergonha q o MEC vinge q não vê,sei lá pq.

Anônimo disse...

Concordo com tudo, mas vou acrescentar um pequeno, eu disse pequeno detalhe...SE O PROFESSOR REPROVA, OS PAIS VÃO NA ESCOLA E ARRUMAM UMA CONFUSÃO DOS DIABOS, ISTO É QUANDO VÃO, POIS É MELHOR TELEFONAR. IMAGINE, REPROVAR MEU FILHO, ELE SABE TUDO, ENTENDE ATÉ DE COMPUTADOR, TEM ATÉ ORKUT

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha! Vê se pode! Em Valença não é diferente: na hora de reivindicar vão 6, na hora de meter pau no SEPE vão 600! Pq ao invés de reclamar com a barriga no fogão não vão pra rua reivindicar as coisas? Acorda professores!!!

Anônimo disse...

Não concordo que seja o professor quem reprova. Se o profissional exerce sua missão dentro do que é esperado, nada tem a temer. O que não dá é ele querer competir com os apelos que existem fora da sala de aula. Hoje, cada vez mais, esse profissional precisa ser continuamente educado de modo que que possa fazer de sua prática algo agradável de se querer aprender. Mas mesmos aqueles que tem uma prática maçante não tem que ser cobrado. A família reprova o aluno, a sociedade reprova o aluno, o professor reprova o aluno, os políticos reprovam os alunos, Orkut e todas essas merdas subutilizadas. O aluno se reprova! Tudo bem: façamos uma mea culpa. Mas não coloque nos meus ombros toda a carga dessa responsabilidade.

Anônimo disse...

Tudo bem.Só não posso entender uma criança carente q está sendo alfabetizada,num ditado escrever SAPATO assim:gofpno.Gente,isso é verdade,estava no caderno dele no final do ano e eu vi.A MÃE esse ano trocou de colégio,PEDIU q ELE FICASSE NO CA e PASSARAM para a série seguinte,pq "agora tem 8 anos e tem q seguir o calendário".
Se ele não tinha condições,q se reprovasse,até pq a mãe entendeu q não tinha como ele seguir capengando.A vida escolar dele,já está comprometida.
Então,a culpa é do Estado q quer ter números,do professor q acata, por norma,da Direção da escola q aceita e fecha os olhos,do DESgovernador q dá uma ordem dessas,e finalmente,de um ex-Presidente q cansou de declarar q nunca abriu 1 livro e chegou onde chegou.
Como se vê,não está difícil de entender os 47%de "alfabetizados"q não entendem bulhufas do que lêm.
Não chegaremos a NADA desse geito,disso eu tenho certeza.

Anônimo disse...

risos. Desse jeito nãovamosmuitolonge mesmo.

Anônimo disse...

por falar nisso, onde o carlinho de osório foi alfabetizado? é uma vergonha a leitura dele na câmara!!! peço que ele responda para o colégio ser fechado!!!

Anônimo disse...

Risos, por isso também. O vereador vem de encontro a tudo aquilo que a líbgua pátria não prescreve. Mas está em consonância com o nível moral e intelectual do G7, grupo que, entre suas fileiras, arrimentou até um advogado que fala mal e escreve mal pra cacête. Ali o único que tem inteligência mesmo é o chefe do bando: maneja a língua como poucos.

Vaisabrina! disse...

QUEM TE VIU, QUEM TE VER!?
Lendo o jornal local de hoje,não pude deixar de reparar nas duas figuras femininas que representam o DESgostoso/gorverno Vicente G...
Duas mulheres que,diga-se de passagem,representam muitíssimo bem tal governo.Há de se convir!!
Duas lobas em pele de cordeiro: D.Dilma (a catequizada)de um lado; Clara Pentagna(a rebelde sem calça e sem causa)do outro.[Dali Seu Jorge].Tal figura se diz ter sido uma militante do Movimento Feminista, a época. Parece que no "dicionário Pentagna"; os verbetes contribuir/desfrutar, possuirem o mesmo significado. Eh, pelo visto não é só o governo que anda mal representado não, nós mulheres também andamos mal das pernas, ou será da pele?!

Anônimo disse...

maneja a ligua e o nariz...

Anônimo disse...

Aquelas duas figuras femininas estavam inaugurando uma exposição de artes plásticas... primeira em quase 3 anos de des-governo. Coitados dos nossos artistas plásticos!!!

Anônimo disse...

Os diretores são salomônicos: estão convocando os pais pra dizer: "olha, Cabral mandou nóis faz! Seu filho vai passar de ano pela vontade do governador. Aquele zero do primeiro Bimestre vai ser alterado. Trouxemos vcs aqui pra escolherem: 6 ou 8? Que nota vcs querem dar? Sete? Isso não pode. Fica difil de falsificar. Vamos colocar 6 que sópuxar uma perninha e é suficiente pra passar." Um pai agurmentou: "Mas dona Euvi, se falsificar pra seis meu filho não passa. Tem que ser 8!" "Ok então. Não podemos colocar em risco minha gratificação. E ocê ai, mostrendo? Seu filho precisa de quanto? Já fez as contas?" "Já sim, dona Euvi. O probrema é que eu ainda não decidi que nota falsificar. Ele só tirou 2 o ano todo! Não dá pra subir pra 20 a nota, não? Ai é só colocá um zero na frente." "Dá não seu burro! Agora sei a quem ele puxô. Essa nota ai não jeito. Vamos ter que passarliquidipeiper. Combinado? E você mané? ...." rsrs. E vamos produzindo naldos na base da escola.

Anônimo disse...

naldonis e filipedes.

Anônimo disse...

É preciso que denúncias como essas estravassem os limites dos muros da Escola Pública. Que o SEPE ABRA A BOCA E COLOQUE PANFLETOS NAS RUAS. Pais que admirem isso devem sofre penalidades. Professores que fizerem isso devem se postos no olho da rua.

Anônimo disse...

Os conceitos e princípios econômicos, funcionalistas e
comportamentais próprios das organizações empresariais estão de volta nas atividades da
escola explícitos nos cursos de formação de professores, no Plano de Desenvolvimento da
Escola (PDE), nos instrumentos de comunicação da escola – jornal da Direção, jornal das APM
e nos eventos – etc. Na perspectiva da gestão gerencial e da Qualidade Total não é
privilegiado o trabalho pedagógico, embasado no saber do professor, que em contato com o
aluno promovem enquanto sujeito/objeto a transformação social. A escola, dessa forma, não
tem se preocupado primeiramente com a qualidade de um ensino que tem como finalidade a
emancipação humana, mas com as questões quantitativas – números de aprovação, de
reprovação, de desistência, de alunos formados, de aulas dadas etc. – que, sem dúvida, não
podem ser desprezadas, mas, não devem ser transformadas na finalidade mais importante da
escola.