quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coluna publicada no Jornal Local de 18/1/12

Televisão

por Samir Resende 
A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas as coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...
(Titãs)


Cansei de ser chato, por isso vou aproveitar este espaço não pra falar de coisas “chatas” como fechamento de hospital, serviço de água e esgoto, buracos, compra de votos, milícias armadas, bandidos de toga e etc. Vou falar de BBB. Aliás, vou radicalizar: vou falar de Big Brother Brasil (BBB) e sexo. Não tem como ser chato, né?
A grande discussão televisiva midiático desta semana é se a troca (?) de carinhos (??) entre dois participantes, transmitida em rede nacional e horário nobre na maior emissora de TV do país, pode ser considerada um caso de flagrante estupro, além da óbvia exposição comercial da intimidade alheia.
Vou explicar o que tá acontecendo pra quem como eu não assiste o BBB (não falo isso pra tirar onda, com empáfia, só nunca me chamou a atenção este tipo de diversão, sou mais programa de calouros, como o “Ídolos”). Vamos aos fatos: o modelo lá, de 31 anos, tomou umas biritas pagas pela Rede Globo e deu uns beijos e uns afagos mais afoitos (tipo um cachorro poodle) em outra jovem adulta participante, que também tomou uns goles. Até aí, tudo normal. Desde que o homem (ou mulher) da antiguidade fermentou acidentalmente o cereal, viu que aquilo (álcool) era bom e ofereceu a sua companheira, no sentido de celebrar dionisiacamente suas existências, que estas coisas acontecem. Só que muitas coisas na vida quando levadas ao extremo, sem uma perspectiva mais profunda (radical) de avaliação das suas consequências, pode ser nefasta na vida das pessoas. O casal, depois de beber, dançar, beber, beijar, beber, abraçar, mordiscar, beber, lamber, dirigiu-se pra uma cama estrategicamente colocada sobre o olhar atento de câmeras da emissora. A partir deste momento não se pode ter uma visão clara do que está acontecendo, a não ser por sons abafados e imagens vacilantes que sugerem atos de natureza humana e sexual. Enfim, quem quiser assistir é só procurar o maravilhoso mundo da internet que a cena está lá, a Globo também tem as imagens (recomendadas para maiores de 18 anos).
Pra que eu gastei linhas com isto? Momentos como este da televisão brasileira são ímpares, nos mostram como certos ranços sexistas, morais e preconceituosos tiram o foco de questões mais importantes e até sobre possíveis abusos reais que tal cena mostrou, que pra mim existiram. Na minha opinião, pelas imagens, o que houve foram duas pessoas praticando sexo sobre efeito de droga. Estupro eu acho muito pesado, até porque a moça admitiu ser consensual. Gostaria muito de ouvir a opinião das mulheres sobre o assunto, pois são elas as maiores vítimas deste horrendo crime sexual.
Mas canalha mesmo é a nota oficial da Rede Globo, explicando a expulsão do participante acusado por “conduta inadequada”. Ora, que eu me lembre, sexo praticado por ébrios já rolou meia dúzia de vezes no BBB (isto porque eu não assisto), e, para fechar com requintes de crueldade, o apresentador, logo após a expulsão disse que o “show tem que continuar”. Se o cara for processado por estupro, acho que a Rede Globo deveria ser indiciada como cúmplice

Nenhum comentário: